A importância do colchão de segurança

Mantive o meu colchão de segurança durante todo o ano, mas no último mês esvaziei a poupança e aportei quase todo o valor na renda variável, ficaram na poupança 1,1k.

Só que a 'sorte' virou justamente no mês que eu não possuo o colchão de segurança, tive uma despesa imprevista de 10k, para arcar com essas despesas não vou aportar nada em Outubro e talvez precise vender 6k de ações, digo talvez por que tenho uma negociação encaminhada que se for concretizada na semana que vem vai gerar receita suficiente para eu não precisar vender nenhuma das minhas ações.

O interessante dessa história toda é que eu já sabia o que fazer na teoria, mas não apliquei os conhecimentos na prática, e durante um momento de queda da bolsa decidi esvaziar meu colchão de segurança para aproveitar as cotações atrativas.

A análise que eu faço da situação é que num momento de descontrole emocional abandonei a minha estratégia. Apesar de estar comprando na baixa eu classifiquei o episódio como descontrole emocional, pois fiz compras fora da estratégia achando estar fazendo um negócio da China, é bem verdade que as compras foram boas, porém se eu precisar vender ações agora vou ficar no prejuízo.

O trem será colocado nos trilhos novamente, vou voltar para a estratégia traçada e os próximos aportes serão feitos para reestabelecer os 10k previstos para o colchão de segurança.

A conclusão dessa história toda é que a falta de 'sorte' sempre pode aparecer nas ações mais obvias, portanto sempre precisamos ter um plano de ação para mitigar os riscos e nunca devemos subestimar a probabilidade deles se materializarem, fazendo uma comparação, comprei um carro numa promoção, mas não sobrou dinheiro para fazer o seguro e agora estou a alguns metros de dar 'perda total' no veículo. A promoção valeu a pena?
A importância do colchão de segurança A importância do colchão de segurança Reviewed by Surfista Calhorda on 10:07 PM Rating: 5

8 comentários:

  1. Aloha Surfista!
    Creio que esse é um aprendizado importante.
    Há três estágios importantes em investimentos:
    A) Pensar numa estratégia de investimentos que esteja de acordo com à sua aversão a riscos e os seus objetivos financeiros de curto/médio/longo prazo;
    B) Depois de pensar, é preciso implementar a estratégia, passar pela adrenalina de comprar os ativos nas quantidades desejadas; e
    Talvez a mais importante
    C) Manter-se fiel à estratégia.

    Talvez a parte final seja a mais difícil, mas temos que nos manter fiéis a estratégia. Isso não quer dizer que não se pode mudar a estratégia, claro que se pode, mas aí voltamos para a etapa "A". O problema é ter uma estratégia e não se manter firme nela.

    Esse é o problema de não ter reservas ou estar 100% num ativo (e há vários que estão seja em ações ou em FII). O inesperado pode ocorrer, e precisarmos de liquidez no pior momento do mercado.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aloha soulsurfer, como diria meu pai "não quer aprender do jeito mais fácil, vai aprender do jeito mais difícil".
      Sempre que ele me dava um conselho e eu me dava mal por não seguir ele soltava uma dessas.
      Espero que o ciclo do aprendizado esteja completo agora, primeiro a teoria e depois a confirmação da mesma na prática!

      Excluir
  2. Colchão de segurança é uma coisa séria, óbvia até, mas para quem 'mexe' com RV como nós é muito sedutor ver oportunidades de compra na bolsa quando temos certa quantia 'parada' no banco.

    Até eu me casar meu colchão de segurança era um mês de salário, tinha exatamente um mês no banco, fazia isto porque sendo sócio de empresa não tenho data fixa para receber, então ia pagando as contas com o colchão até o novo 'salário' entrar. Uma vez que entrava ia gastando tudo até chegar novamente no colchão de um salário que ia virar para o próximo mês.

    Quando casei minha esposa me deu uma disciplinada, de gastador passei a ser mão de vaca, rs. Então consegui montar um colchão de 6 meses de gastos médios. Para uma pessoa sozinha o ideal são 12 meses mas para um casal onde os dois recebem proventos então 6 meses é aceitável, pois apenas em caso de catástrofe os dois ficarão sem renda ao mesmo tempo.

    Confesso que ficava incomodado com 6 meses parado em poupança, então montei uma estratégia agressiva de rentabilizar este dinheiro (que não aconselho a ninguém diga-se de passagem, rs). Transferi metade do colchão para as corretoras e sempre que vejo uma oportunidade de trade eu faço uma operação. Costumo ter até duas em aberto ao mesmo tempo mas uma operação só já seria suficiente para ter um ganho superior à poupança.

    A dica é não confundir operação com aporte. Você disse no seu post a palavra "aporte", que siginifica B&H - longo prazo. Colchão não pode ser aportado, no máximo pode ser usado em uma operação de curto prazo como eu faço, mas se não quiser ter muita amolação melhor deixar tudo na poupança mesmo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu plano é fazer apenas 3 meses de colchão de segurança, acho que 10k por enquanto são suficientes, mas vou repensar senão é interessante deixar pelo menos uns 15k para chegar nos 4,5 meses.
      Valeu pela definição de aporte, vou aptar por não ter amolação e o dinheiro vai ficar quietinho na poupança mesmo.

      Excluir
  3. Surfista, também estou preocupado com meu colchão de segurança, acho que é muita grana sem rendimentos na poupança....gostei da ideia do UO, talvez ano que vem quando me senti mais preparado faça uns trades para rentabilizar esse colchão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só toma cuidado para não acontecer o mesmo com você, bloquear seu colchão e quando precisar ele não estar na mão.

      Excluir
  4. Oi, Surfista!

    Descobrimos hoje seu blog e gostamos bastante. Certamente vamos passar a acompanhá-lo. Mantenha-se firme no seu propósito e todos os seus planos vão se realizar. Há uns 7 anos atrás tínhamos um patrimônio e capacidade de aporte muito parecidos com os seus, então temos certeza de que, caso você mantenha essa trajetória, certamente vai multiplicar em muito o seu patrimônio nos próximos 10 anos.

    Quando puder, dá uma passadinha em nosso blog para conhecer nossa história.

    Abraços!

    ResponderExcluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.