Qual é o seu exemplo?

Recentemente li uma postagem no blog do Poney Investidor que ele relata uma operação secreta que foi realizada, o post pode ser lido nesse link.

No post ele explica que não divulgou sua operação desde o início para não correr o risco de influenciar outras pessoas, atitude nobre do autor.

A leitura gerou uma reflexão em relação a abrangência que meu blog poderia ter para influenciar as pessoas na tomada de decisão nos investimentos.

Fiz primeiro uma análise do meu comportamento, não é nada raro eu consultar blogs para verificar como os autores estão investindo, quais ativos estão nas carteiras mais bem sucedidas e quais são as operações realizadas, e confesso que essas informações tem um peso na minha tomada de decisão, felizmente eu costumo me aprofundar mais para realmente decidir pela inclusão de um novo ativo na carteira ou até mesmo uma exclusão, o que atenua o efeito de um exemplo ruim.

Posso me recordar de um fato real, no passado comecei a acompanhar a BRIN3, não sei por quais cargas d'água julguei que seria um bom investimento, namorei a ação durante algum tempo e de repente o nobre Uó divulgou algum tipo de informação a respeito da BRIN3, não consigo me recordar quais foram as informações, tenho certeza que não foi nenhuma indicação para nada, porém me lembro que após verificar que o Uó investia em BRIN3 meu impeto pelo papel subiu consideravelmente, como de praxe segurei meu impulso 'consumista' e continuei a estudar sobre a ação e o desfecho da história foi que me mantive fora do ativo.

Meu exemplo real acima, mostra como indiretamente podemos influenciar pessoas através dos nossos blogs, por mais que seja somente com a divulgação dos ativos existentes na carteira.

Tenho certeza que no passado eu era um excelente mal exemplo, com rentabilidade muito baixa o que espantava possíveis aventureiros seguidores, porém agora já sou um exemplo mais ou menos, minha rentabilidade já está positiva e minha disciplina com os aportes talvez chame a atenção de incautos seguidores, o que me traz grande preocupação, pois como já relatei anteriormente, sou um péssimo investidor e imaginar que alguém possa estar seguindo meus passos de bêbado causa calafrios.

Como resultado da reflexão acima, vou adotar um nova metodologia para divulgar meus resultados, metodologia essa para mitigar a possibilidade de que meu blog possa induzir alguém a cometer os mesmo erros que eu.
  • Não vou divulgar mais as compras do mês;
  • Vou ocultar os ativos da minha carteira;
  • Deixarei disponível somente a alocação em cada classe de ativo;
  • Manterei os dados de evolução patrimonial e rentabilidades.

Espero que no futuro a maior contribuição que esse blog possa prestar para outras pessoas é o exemplo de um bom planejamento, a execução desse planejamento com aportes regulares e o caminho vitorioso de alguém limitado como investidor, mas persistente como poupador.

Qual é o seu exemplo? Qual é o seu exemplo? Reviewed by Surfista Calhorda on 7:06 PM Rating: 5

13 comentários:

  1. Surfista,

    Respeito sua decisão e sua preocupação também é nobre. Mas acho que a blogosfera perde com isso. Eu ainda não divulgo minha carteira por medo que isso venha a comprometer meu anonimato, já que já a divulguei para alguns amigos próximos. Mas pretendo fazê-lo no próximo ano.

    Sei que pode não servir de consolo, mas é um fato que divulgar sua carteira não irá emitir a ordem de compra na carteira de mais ninguém. A responsabilidade pelo investimento é individual.

    No mais, boa sorte e seguimos em frente.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é o bacana do Blog, esses comentários são saudáveis. É verdade que não serei responsável pela operação, estive discutindo o assunto com um amigo e ele comentou que por mais que minha carteira possa influenciar na escolha de um ou outro ativo existe um bom exemplo por trás que é o tempo que eu precisei esperar para esses ativos começarem a dar algum esperança. Talvez esse seja o bom exemplo que eu deva reforçar nos posts de fechamento mensal.
      A decisão está sendo reavaliada.

      Excluir
    2. eu acho legal ver a carteira do pessoal.
      Jah vi a do Uorrem e nao me apeteceu em nada, é praticamente o pibb11 e mais um pouco, mas cada um é cada um. Eu tenho um amigo all in em AMBEV faz uns 8 anos, não quer nem saber de outra empresa kkkkkk Ele fala "vou morrer abraçado com o JP Lemann" se ele cair eu caio.

      Excluir
  2. Caro amigo Surfista,
    Penso que desta forma o blog perde o sentido de existir.

    Abraço!
    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Bagual.
      Eu havia pensado como ficaria o sentido do blog com a omissão das informações relatadas no post. A conclusão que eu cheguei é que eu poderia defender a bandeira de escolher ativos para carteira de maneira simples, fazer uma alocação de ativos simples também e colocar mais foco no controle do orçamento familiar e no planejamento de aportes durante um período longo. Tenho abordado pessoas próximas e mais jovens que eu, para reforçar que elas devem ter um plano de poupança pensando em prazos de 20 ou 30 anos, e que desse modo eles podem planejar valores pequenos que não vão prejudicar a diversão/qualidade de vida e no futuro isso irá fazer uma bela diferença na vida delas.

      Mas estou reavaliando a decisão.

      Excluir
  3. Sem razão de ter o blog, além de meramente atualizar patrimônio

    Penso radicalmente ao contrário, visto que sempre divulgo minhas operações em tempo real

    ResponderExcluir
  4. Buenas, Surfista! Eu não divulgava os valores, apenas rentabilidade e % investido. Resolvi abrir os valores para participar e prestigiar o ranking do VDC.
    Sinceramente, acho que se alguém investir em algum ativo porque viu no blog de alguém, ele também estará propenso a investir por uma indicação de assessor, por uma notícia de jornal, etc. De qualquer forma, acho que é uma decisão sua e pode voltar atrás quando desejar.
    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado IpV, para o tema realmente cabe uma boa reflexão e é o que eu estou fazendo.

      Excluir
  5. Rapaz, excelente reflexão. Lembro do caso da BRIN3, eu era fã dela, e acabou sendo meu pior investimento na bolsa de todos os tempos. A empresa até tinha bons fundamentos, mas foi praticamente garfada pelos próprios sócios, coisa de Brasil. Enfim, hj tomo cuidado com as coisas que eu falo, e tb com as coisas que os outros estão falando!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Uó acho que realmente cabe uma reflexão mesmo. E como disse o IpV no comentário acima é uma decisão simples de reverter, então é melhor ser cuidadoso.

      Excluir
  6. Surfista,

    Que pena ..as vezes da pra colar uns ativos dos amigos rsrr .. mas .. é um ponto de vista..

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse negócio de colar uns ativos dos amigos de vez em quando é útil, eu utilizo muito informações sobre FIIs dos blogs dos amigos.

      Excluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.