Como ganhar 74 mil reais?

Estou bem distante do blog nas últimas semanas outras atribuições estão consumindo todo o meu tempo disponível para investimentos, hobbies e lazer, porém hoje pela manhã consegui um pouco de tempo para dar uma olhada nos meus árduos trabalhadores e para meu deleite eles estão muito bem e estão incrementando sua capacidade produtiva dia após dia.

Para ser mais didático meus trabalhadores são meus ativos financeiros, ações, fii’s e títulos de renda fixa.

A ideia do título do post é ser bem chamativa mesmo e acredito que meu estado atual representa relativo sucesso que pode ser compartilhado de maneira mais efusiva com o intuito de motivar mais pessoas a obter conhecimentos relacionados a educação financeira.

Vamos ao processo mágico que me fez ganhar 74 mil reais em 3 anos!

1º passo - Começando a controlar o orçamento e contratando os primeiros funcionários.

No início de 2014 conheci a blogosfera financeira e me interessei pelo tema “Educação Financeira”, comecei a controlar meu orçamento, aprendi o conceito do que é um passivo e o que é um ativo, como eu já havia iniciado um trabalho de revisão orçamentária no ano anterior em pouco tempo já consegui me tornar um indivíduo superavitário, ou seja, minhas despesas mensais eram menores do que minhas receitas.

Logo após ter os conhecimentos básicos sobre educação financeira abri uma conta em uma corretora
e fiz minha primeira aquisição em renda variável, no ano anterior já havia me aventurado na compra de alguns títulos do tesouro direto. Meus primeiros árduos trabalhadores foram 200 papéis da CMIG4.

Aqui cabe uma ressalva importante, não espere que outros forneçam o mapa do tesouro de mão beijada, estude, busque conhecimento, leia livros sobre educação financeira e seja crítico!

2ª passo – Criação do hábito

No início era um sofrimento controlar o orçamento, definir valores planejados por categorias, antes de fazer aquisições consultar o disponível no orçamento, mas acredite, você consegue se acostumar e isso vira um hábito que começa a ser praticado de maneira natural. Hoje sem ser um cara bitolado eu sempre sei o que tenho disponível para cada pacote de despesa do meu orçamento e aprendi até a argumentar de maneira mais suave quando não posso comprar alguma coisa ou quando não posso dispor de certas quantias de dinheiro sem ser taxado de mão de vaca.

Acontece a mesma coisa com os aportes, fica muito tranquilo uma vez por mês dar uma olhada na planilha de alocação, olhar quais são as indicações de compra, analisar rapidamente se não tem nenhuma evidência grosseira que mostre que não é um bom momento para comprar aqueles ativos indicados.

Para o leitor com menos conhecimento dos temas que estou abordando acima pode parecer algo super complexo, mas não é, eu gosto muito de um ditado popular que diz ‘Para quem sabe é fácil, para quem não sabe é difícil’ então aproveito o gancho para novamente incentivar a busca pelo conhecimento, você vai perceber que depois de alguns meses lendo e estudando sobre o assunto tudo vai ficar mais fácil de entender.


3º Passo – Esperar e observar seus árduos trabalhadores

O 3º e último passo é o mais fácil e prazeroso, eu agora simplesmente estou observando um conjunto de ativos que já foram capazes de gerar 74 mil reais de valor em apenas 3 anos, isso mesmo, o meu patrimônio gerou 74 mil reais.

Vamos fazer algumas comparações, 74 mil reais em 3 anos, representam um valor de 2111 reais por mês em 36 meses, é como se nos últimos 3 anos surgisse na minha conta 2111 reais por mês, segundo um gráfico do IBGE publicado em nov/2013 isso já me deixa melhor que 66% da população brasileira que tem renda familiar de até 2034 reais por mês.


Vamos dizer que uma boa prancha de surf custe em média 1600 reais, em 3 anos eu ganhei 46 pranchas de surf, um ‘quiver’ de fazer inveja até no Kelly Slater!

As transformações que eu posso fazer com esse dinheiro são muitas, inclusive se eu não quiser ficar parado apenas olhando meus colaboradores, poderia comprar um monte de pranchas para revender e fazer esse dinheiro render ainda mais.

Concluindo o post a ideia principal é falar de algo que desperte o interesse em mais pessoas sobre o assunto educação financeira e que essa educação financeira pode ser uma boa fonte de renda passiva.


Como ganhar 74 mil reais? Como ganhar 74 mil reais? Reviewed by Surfista Calhorda on 1:35 PM Rating: 5

17 comentários:

  1. Muito bom o post e a metáfora dos "trabalhadores".
    Tem épocas que é assim mesmo, a gente fica meio sem tempo para escrever. Mas que bom que voltou!

    Sucesso. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre Poupador obrigado pelo comentário.
      Pelo menos o fechamento mensal eu preciso arrumar tempo para postar.
      Meu trabalhadores estão começando a aprimorar sua produtividade.

      Excluir
  2. Ótimo post!

    Eu ainda estou no primeiro passo, quase migrando para o segundo e realmente não é fácil se desprender de certas manias e costumes errados.

    Mas estamos aí! Vai dar certo! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MRE realmente não é fácil, eu demorei 3 anos para colocar algumas coisas no eixo, mas seja persistente e não desista.
      Valeu pelo comentário.

      Excluir
  3. Gostei do cálculo dos ganhos em prancha de surf, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Seu Madruga eu realmente achei impressionante o resultado é quase 1 ano de salário e daqui para frente espero que os juros compostos me ajudem cada vez mais.
      Quem sabe no futuro não rola abrir uma fábrica de prancha e me mudar para praia. kkk

      Excluir
  4. Surfista, a Vale deve estar trabalhando bem na sua carteira nos últimos tempos, não? Ela que estava dencansando, agora acordou kkkkk. Trabalhadora boa essa.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso reclamar da Vale em nada, nos últimos meses ela vem sendo o maior destaque da carteira. Mas olhando todo o tempo a MDIA e o ITUB ainda estão na frente dela.
      Let's go!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Não sei se a loja de surf pode me deixar rico, mas a ideia não é ruim, depois que eu tiver uma boa renda passiva quem sabe essa não pode ser minha próxima ocupação.

      Excluir
  6. Daqui a alguns anos também chego lá. Acredito no que vc escreveu: continuar estudando! Não paro de buscar informações pra poder fazer investimentos conscientes e mitigar ao máximo possíveis erros grotescos pra evitar grandes perdas. Em breve querendo entrar na RF tb.

    Abraços e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu EP o conhecimento é um ativo muito valioso eu acredito e sou uma prova via de que o conhecimento pode mudar muito a vida das pessoas.
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  7. Muito inspirador seu post! Parabéns pela persistência e disciplina.

    Continue assim. Vai acabar pegando onda na sua própria praia particular!

    A educação financeira também fez uma enorme diferença na minha vida. A blogosfera financeira ajuda muito. Recomendo a quem quer guardar dinheiro e ter tranquilidade no futuro.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ID esse é um ciclo muito positivo, imagine as pessoas conseguindo dar uma boa educação para os filhos, conseguindo dar um bom nível de conforto para sua familias é isso que pode fazer um Brasil mais forte e melhor no futuro.
      Valeu pelo comentário.

      Excluir
  8. É isso ai surfista, trabalho duro... plantando pra depois colher...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre trabalhando eu evito conversar com amigos mais próximos sobre dinheiro, tenho certeza que seria julgado por me privar de várias coisas para guardar dinheiro.
      Eu acho engraçado como as pessoas julgam de maneira negativa pessoas que guardam dinheiro é algo que acho muito difícil entender.

      Excluir
  9. Parabéns e que continue com esse sucesso.

    ResponderExcluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.