E a crise piorou bastante, muito mais do eu imaginava.


O negócio ficou feio de verdade... Chegamos ao fundo do poço? Eu sei lá!

Importante, esse blogueiro amador que vos fala não vendeu nenhum ativo durante essa queda abrupta de tudo, na verdade hoje eu precisei fazer um aporte mais pesado para tentar me manter no patamar de 500 mil de patrimônio.

Se o ritmo de queda continuar, eu infelizmente vou perder o patamar de 500 mil reais de patrimônio. Ai o negócio é sentar e voltar para o plano original, voltando a aportar todos os meses até recuperar a pujança do patrimônio.

Hoje eu comprei de tudo um pouco, despejei cerca de 34 mil reais para tentar manter o patamar dos 500k, a outra parte do colchão de segurança só deve entrar no jogo quando o Ibov estiver abaixo dos 40 mil pontos, se isso não acontecer eu devo voltar para os aportes mensais e já estou cogitando voltar a procurar um emprego formal para ter previsibilidade de fluxo de caixa.

Meus clientes pararam os projetos, então vou quebrar meu fluxo de caixa, essa horas eu agradeço por não ter aumentado meu padrão de nível de conforto.

Minha carteira só de ações está com -32,82% em março e a rentabilidade acumulada de 2020 de -38,40%.  Em dezembro de 2019, minha rentabilidade histórica com as ações era de 120%, hoje estou em 19,05% (ainda estou no positivo) .

A carteira de FIIs está ainda pior, minha rentabilidade histórica chegou a -5,97%, no mês de março a carteira de FIIs está caindo -32,16%.

A parte boa da conversa, o acumulado de toda a carteira está caindo somente -19,65% e a rentabilidade histórica está em 73,78%.

Como vocês podem ver a diversificação é uma boa nestes momento de crise.

E você está conseguindo manter a calma? Se segure eu não acho difícil o IBOV ficar abaixo dos 40k pontos!

Esse é o pior mês da minha carteira de investimentos, acho que já dá para falar que eu não filho do bull market!

Eu não recomendo ninguém a despejar grana na bolsa, eu fiz pois tenho colchão de segurança, me planejei para fazer isso e mais um aporte, acima dos meus padrões, se a bolsa cair abaixo dos 40k, sempre relembrando que meu custo de vida é baixo e eu ainda tenho grana para me manter por mais uns 6 meses, grana essa que está no colchão de segurança e não é contabilizada no meu patrimônio.

O melhor a fazer agora é seguir o plano de aportes mensais e se preocupar em manter a fonte de renda do trabalho principal.

Abaixo a situação atual do meu patrimônio (visão consolidada):


E a crise piorou bastante, muito mais do eu imaginava. E a crise piorou bastante, muito mais do eu imaginava. Reviewed by Surfista Calhorda on 6:54 PM Rating: 5

16 comentários:

  1. Sei muito bem como você se sente, Surfista. Estou na mesma situação. Meu patrimônio já caiu 38% esse mês. De uma rentabilidade histórica de 52% em janeiro para -13% agora em março. Não é pra qualquer um ver isso e não vender. Mas sigo firme. Tô quase pegando outro consignado e mudando o nome do blog para Investidor Superendividado AHAHAHAHAH. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sou um bom exemplo, sai do plano aportando acima dos meus patamares de aporte eu sei que o certo era manter o ritmo normal, esse negócio de tentar aproveitar a oportunidade pode dar muito errado, deixei um pouco de reserva para entrar se o Ibov cair abaixo dos 40k, abaixo dos 40k é só sentar e esperar um dia recuperar, nada que em uns 4 anos não dê jeito. Estou só observado e torcendo para não chegar abaixo dos 40k o Ibov, prefiro deixar meu colchão de segurança quietinho.

      Excluir
  2. Eu vou esperar a votalidade passar e ai decido o que faço, tenho o dinheiro de um carro parado, queria comprar um novo mas to aguardando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Março nesse momento o melhor é não mudar a estratégia, manter o aporte mensal, estou bem preocupado com os pequenos comércios e pequenas empresas, podemos ter uma quebradeira.

      Excluir
  3. Estou tranquilo minha carteira está perdendo 35% mas ainda sigo positivo, isto é, minha carteira ainda tem mais dinheiro do que eu coloquei e estou orgulhoso de mim. Sou um capiau da roça já os entendidos como o Breda tem o Alaska caindo 63%.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Painel, essa é uma prova de fogo pra mim, ver meu patrimônio diminuir quase 100k em um mês não é fácil, mas acho que estou tranquilo na medida do possível. Cuidar para não fazer nenhuma cagada.

      Excluir
  4. Uma hora essa turbulência vai passar, e quem vem aportando regularmente, em bons ativos, vai potencializar as suas rentabilidades. Esse é meu mindset!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caminhando e Poupando concordo plenamente com você, sempre em frente.

      Excluir
  5. na sua planilha, dentro do valor dos aportes entra o valor do dividendos reinvestidos?
    o que me acalma é ter cerca de 40% da carteira em RF, que pouco foi afetado

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Scant aporte é só dinheiro novo, eu não contabilizo os proventos na coluna de aportes. Eu também tenho uma boa parte do meu patrimônio nós imóveis, por isso estou caindo só metade do que já caiu o Ibovespa no consolidado.

      Excluir
  6. A situação de agora vai passar e provavelmente a maioria das ações vai ganhar valor. Porém o valar da maioria delas já está bem distante do período pré corona.
    Subir esse morro não vai ser tão fácil e rápido como alguns julgavam no início da crise.
    Tem muitas ações, de empresas "boas" que já perderam mais 50% de seu valor, algumas perderam mais de 60, 70%.
    Com o fechamento de empresas, os resultados das mesmas serão afetados, em aguns setores serão bastante afetados... Por muitas ações subirão e depois devem ficar patinando, demorando a retornar ou não retornando a valores antigos.

    Muitos investidors pequenos perderam um bom dinheiro a essa altura do campeonato, dinheiro inclusive que não poderia perder e não vão ter esse dinheiro de volta tão facilmente. Alguns inclusive desistirão de RV ao menos num primeiro momento.

    Ví também em sites, vídeos, blogs e fóruns muitos investidores em tese mais experientes desdenhando do potêncial de perdas e tirando o sarro de outros investidores, chamando-os de sardinhas e se mostrando como exemplos a serem seguidos. Muitos desses provavelemente perderam bastante dinheiro também, mas os seus egos teimam em não aceitar que erraram em suas estratégias e comportamentos.
    Quantos não recomendaram que não se vendessem ações e se possível comprassem mais com preços menores. E quem seguiu essas recomendações e viu suas ações perderm de 20 a 30% de valor num dia?

    Na minha humilde opinião e já até comentei isso aqui, o melhor a ter sido feito era sair enquanto o prejuízo não era grande e esperar pra ver os desdobramentos da crise, para pode se for o caso voltar num momento mais seguro.
    Tamara que alguns arrogantes aprendam algo (que não creio que vão aprender) e parem de achar que tem controle de situações que não tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anom, minha estratégia é focada em me manter em empresas boas, como não dava para saber se a crise era pequena ou grande, se estamos no fundo do poço ou ainda tem mais quedas pela frente, minha estratégia é não vender nada.
      Tudo bem que eu segui apenas uma parte da minha estratégia, a de não vender, a outra parte era continuar aportando tranquilamente, seguindo a indicação da planilha de alocação de ativos, mas ontem eu dei uma derrapada na estratégia e coloquei um dinheiro muito maior que meus aportes habituais na bolsa, uma coisa que eu não recomendo para ninguém.
      A melhor estratégia é manter o colchão de segurança para caso essa crise demore mais tempo e as pessoas venham a perder sua renda principal.
      De resto é esperar, nem os especialistas conseguiram acertar se a crise era grande ou pequena eu que não ia me arriscar tentando acertar a hora de vender meus ativos.
      Eu tinha me planejado para colocar a outra parte do meu colchão de segurança se a bolsa ficar abaixo de 40k, mas percebi a tempo que isto está errado, melhor eu manter meu colchão de segurança para prevenir a necessidade de vender meus ativos e realizar os prejuízos.
      Sempre é o básico que funciona para quem não é profissional, o negócio agora é se preocupar com o trabalho que deve ser a principal fonte de renda da maioria.

      Excluir
    2. Entendo Surfista. Minha critica na verdade nem é voltada pra você.
      Critico os ufanistas, vendedores de ilusões e afins que acabam ajudando a distorcer a visão especialmente dos menos experientes sobre Renda Variável.

      Excluir
    3. Anom acho que os You Tubers da próxima grande oportunidade vão perder alguns seguidores, mas todos os anos existem novos entrantes que vão cometer os mesmos erros, tentando ganhar dinheiro fácil e seguindo as dicas dos 'especialistas' de plantão.
      Muito obrigado pelo comentário.

      Excluir
  7. Também aportei um pouco mais além do que devia esse mês e vou dizer: meu timing é simplesmente horroroso. O negócio é continuar aportando normal, pois qualquer um que diga que já estamos no fundo do poço é um GRANDE CHUTADOR. Por mais experiente q o investidor seja, e temos vários assim aqui menos na blogosfera, fato é que ninguém pssou por situação semelhante antes.

    Acrescento a isso o fato do Corona ser apenas a ponta do Iceberg, existem diversas outras questões macroeconomicas que estão enroscadas.
    Enfim, boa sorte a todos nós para sairmos desse vermelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tum tum, toda vez que eu tentei fazer alguma previsão, errei miseravelmente. E com o Corona foi a mesma coisa. Pensei, vou aportar, daqui um mês já voltou tudo só normal, me enganei completamente, será que dessa vez eu aprendo?

      Excluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.