Negócio imobiliário - Problemas com documentação e processo físico

 


Post rápido só para relatar um problema que estou enfrentando em uma negociação imobiliária.

Fiz negócio em um imóvel que foi conquistado pelo vendedor através de um processo de usucapião, o processo foi aberto em 1996 e teve sua resolução em 2020.

Antes de comprar vi o processo, realmente já tinha decisão final do juiz e comprei através de um contrato de gaveta, paguei 50% e me comprometi a pagar outros 50% após o registro do imóvel no meu nome... Registro esse que iria precisar esperar que o imóvel fosse registrado no nome do vendedor primeiro.

Aí veio a pandemia, cartórios pararam de atender... passaram uns 3 meses.

Quando o cartório fez a análise apontou a necessidade de documentos adicionais ou uma correção na 'carta de sentença', a opção viável era corrigir a carta de sentença, só que a justiça estava parada devido a pandemia... mais alguns meses.

O advogado responsável pelo processo de usucapião, conseguiu fazer a solicitação para o juiz corrigir a carta de sentença e o juiz deu o parecer positivo para que a correção fosse efetuada em dezembro/2020.

Neste ponto eu me animei, já tinha decisão do juiz aceitando a correção.

Com mais um imprevisto pelo caminho, o processo ainda é físico, pasmem, mas é preciso que um funcionário da vara se desloque pessoalmente para desarquivar o processo e fazer a correção, só que com a pandemia todo mundo trabalhando remoto.

No fim das contas a carta de correção está no limbo e provavelmente só vai ser feita quando o pessoal administrativo da vara voltar a trabalhar presencialmente. 

Hoje eu não tenho nem como ter uma expectativa de quando essa carta de correção vai ser disponibilizada para que eu possa deixar toda a documentação do imóvel correta.

Enfim a ideia era só relatar o ocorrido, tinha a expectativa de resolver a documentação em 3 meses, já se foram 13 meses e agora eu não tenho a menor expectativa de quando isso vai ser resolvido.

Já pensei em vender através de mais um contrato de gaveta, mas para conseguir isso preciso reduzir em pelo menos uns 25% o valor do imóvel, ainda acho que vale a pena esperar.

Meu problema está ocorrendo a 13 meses, péssimo não é? Imagina o problema de vendedor que já levou 25 anos e ainda não está 100% resolvido. Só um relato para reforçar, que sempre tem risco.

Negócio imobiliário - Problemas com documentação e processo físico Negócio imobiliário - Problemas com documentação e processo físico Reviewed by Surfista Calhorda on 12:03 PM Rating: 5

18 comentários:

  1. Olá, Surfista.

    Que rolo. Tomara que você resolva isso o mais rápido possível.
    Por isso que o Brasil não vai para frente com tanta burocracia.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pandemia deu uma piorada na situação. Agora é só ter paciência.

      Excluir
  2. Caraca, Surfista.

    Imagino que tenha sido um bom negócio do ponto de vista P/VP, deve valer a pena esperar..mas imagino que dê uma certa angústia.

    Abraço!
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Engenheiro é um bom negócio, seria melhor ainda se eu conseguisse vender rápido. Mas esse tipo de risco é inerente.

      Excluir
  3. Olá, Surfista.

    Que probleminha chato rapaz. Imagino como deve ser entediante depender da justiça brasileira para resolver qualquer coisa. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já estou acostumando a não ter pressa, o judiciário não servir um padrão sobre os prazos.

      Excluir
  4. Sofri com burocracia quando fui comprar meu apartamento tambem, meu amigo... a disfunção burocrática no brasil é gigantesca!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu apto eu comprei financiado, depois que eu quitei, foi um parto para conseguir tirar a hipoteca do registro.

      Excluir
  5. BUROCRACIA no brasil é normal, acredito que voce nao tenha que se preocupar,tenha paciencia.
    as coisas são demoradas mesmo mas se ja deu parecer favoravel etc e a unica coisa que vc tem que fazer é aguardar,seja paciente,aguarde... imóvel é chato mesmo mas pode trazer bons frutos,acredito que vale a pena vc esquecer isso dai e esperar...nao creio que a pandemia se resolva ainda esse ano mas se fosse eu,esqueceria o assunto deixaria de lado e iria me preocupar c outras coisas

    a galera endeusa juiz aqui no brasil,se falou ta falado...espera o funcionario ir la quando possivel e pronto,resolvido

    ResponderExcluir
  6. Sei bem como é.

    Estou passando por um rolo semelhante no TJ de um estado do NE, cujo processo, que era para ser simples, se arrasta para o sexto ano. É desanimador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Animal realmente tem muito risco que é difícil de mapear, sempre apareço alguma novidade ou imprevisto.

      Excluir
  7. Bom fazer um alerta pra turma que tem muito golpe de usucapião .. Tomara que resolva esse imbróglio logo. Esse mês tenho audiência tbm espero se resolva, se der certo bato os 100k esse ano .. abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é esse golpe do usucapião? Já vi uns imóveis em local que costuma não ter escritura, mas, misteriosamente, determinado imóvel tem escritura. Conferindo no cartório o que devo ficar atento?

      Excluir
    2. Esse caso não tem golpe Soldado, processo de 1996, já transitado em julgado. O cartório pediu uma carta de correção na sentença ,pois alguns documentos são impossíveis de conseguir. Meu único problema agora é que o processo é físico, e com esse agravo da Pandemia, deve demorar mais um pouco. Aqui em Araraquara fechou tudo, posto de combustível, supermercado... Saúde mental também está indo pro espaço.

      Excluir
  8. 13 meses?
    vc é muito apressado
    tenho um inventário de um imóvel só com dois anos, hehe
    judiciário é isso mesmo

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui com muita sede ao pote, já tinha uma sentença quando comprei o imóvel no contrato de gaveta, mas ai não andou o registro do imóvel com o cartório e precisou fazer uma correção na carta de sentença... Minha pressa já se esvaiu, agora é colocar o foco em outras demandas, pois essa não tem muita coisa que eu possa fazer.

      Excluir
  9. OLÁ, eu sou David e sou um hacker e também um programador. Trago boas notícias para você. Você sabia que existe um cartão chamado Cartão ATM em Branco? Você sabia que com este cartão em sua posse, você pode sacar entre € 5.000 a 20.000 euros todos os dias em qualquer caixa eletrônico?

    Sim, é verdade. Você pode usar este cartão para sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico em todo o mundo.

    A maioria das pessoas ainda não está ciente do recente desenvolvimento do CARTÃO ATM em branco. Ao longo dos anos, desenvolvemos este cartão ATM e usamos uma máquina MSR para crone esses cartões. Este cartão ATM pode mudar sua vida financeira em poucos dias.

    O cartão ATM em branco é um cartão que pode ser usado para sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico. Esses cartões vêm em Visa / MasterCard. Portanto, funciona em qualquer caixa eletrônico que aceite Visa / MasterCard em todo o mundo, e não há risco de ser pego por qualquer forma de segurança, se você seguir corretamente nossas instruções.

    Isso pode parecer bom demais para ser verdade, mas é verdade.

    Para obter mais informações sobre o cartão, entre em contato comigo por meio do endereço de e-mail abaixo:
    (immaculateblankatmcard@gmail.com) ou
    escreva-me diretamente pelo WhatsApp: +17727746806

    Em vez de pedir um empréstimo e ficar em dívida, adquira este cartão multibanco porque mudará a sua vida.

    SEJA INTELIGENTE E TORNE-SE RICO EM MENOS DE 3 DIAS

    ResponderExcluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.