Patrimônio Financeiro Dezembro/2022 (R$ 628.323,79) ou -2,03%

 

Eu tinha expectativa que o final do ano seria um marasmo só, mas não acertei novamente, tivemos mais uma tempestade, patrimônio voltou a cair para o patamar de 2019/2020... Essa virada que eu estou esperando está demorando para chegar!!!

O plano para 2023 é manter a cadência dos aportes 'pequenos' para manter vivo o acompanhamento dos investimentos.

Renovo minha expectativa de destravar os negócios imobiliários que estão travados desde o começo da pandemia, esses negócios imobiliários eram minha esperança para encostar na meta de patrimônio de 2022 que era de R$ 900 mil reais, fiquei só uns R$ 300 mil abaixo... (estou sendo irônico).

2023 era o ano do milhão no meu planejamento, mas a probabilidade de alcançar essa marca, ainda em 2023, é remota.

De verdade, minhas expectativas com o mercado financeiro estão bem baixas, mas não passa pela minha cabeça desfazer nenhuma posição, vou com os meus ativos até o fim e vou manter o reinvestimentos dos dividendos.

Só para dar um visão do detalhe do que eu havia planejado para o final de 2022.

Planejado:

Aportes Acumulados: R$ 267.800,00 (desde o 2014)

Rentabilidade Histórica: 237,17%

Patrimônio Total: R$ 902.953,93

Realizado:

Aportes Acumulados: R$ 327.138,00 (desde o 2014)

Rentabilidade Histórica: 92,07%

Patrimônio Total: R$ 628.323,79

Como podem ver aportei mais do que havia planejado, mas a rentabilidade está estagnada nos últimos 3 anos, estagnada não, na verdade recuou, pois fechei o ano de 2019 com 131% de rentabilidade histórica... 

Enfim segue o jogo.

Planilha do ilustre ADP, agora com 9 anos completos.



Patrimônio Financeiro Dezembro/2022 (R$ 628.323,79) ou -2,03% Patrimônio Financeiro Dezembro/2022 (R$ 628.323,79) ou -2,03% Reviewed by Surfista Calhorda on 2:45 PM Rating: 5

17 comentários:

  1. Respostas
    1. É isso Scant! Eu comecei minha trajetória muito esperançoso com uma fábula chamada Conto do Arnaldo (Um engenheiro que fazia aportes mensais em vale), de verdade, preciso achar o arquivo para me recordar quem era o autor desse conto.
      No final, estou chegando aos 10 anos de caminhada e ainda não cheguei lá... Talvez mais alguns anos podem resolver o problema.

      Excluir
    2. Parabéns, ainda assim, mesmo com erros e acertos, vc está bem próximo da sua meta! Eu estou com 4 anos e patinando... Já tive alguns pequenos ganhos, mas acabei errando em alguns papeis e agora estou amarrado... Acabo até com vergonha de montar um blog para mostrar os numeros... Enfim, desejo boa sorte na caminhada!!!

      Excluir
    3. Os últimos anos tem sido bem difíceis, mas acho que se eu jogar mais 3 anos para frente eu devo atingir e ultrapassar a barreira do milhão.
      Uma coisa que eu fiz acertadamente, foi direcionar o fruto do meu trabalho para viver algumas experiencias e ajeitar alguns itens de conforto que considero importantes, acho que isso me deu equilíbrio para suportar os anos complicados com a renda variável. Enfim o equilíbrio é um dos itens mais importantes.

      Excluir
  2. Estava ansioso por esse post Surfista! Logo vem o da meta de 23, correto? E senti que sua carteira variou bem pouco em novembro e dezembro, a minha por exemplo caiu quase 15% nesses ultimos dois meses kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha caiu uns 6%, eu tenho mais de 50% em imóveis, mas olhando só para ações caiu -13,89%

      Excluir
    2. Para eu chegar na meta de patrimônio de 2023 só com um ano acima da média nos negócios imobiliários, não é impossível, mas a probabilidade de acontecer é pequena.

      Excluir
  3. OI Surfista.

    Agradeço pelo seu blog, pois me ajudou a montar minha planilha de acompanhamento de investimentos no inicio de 2020, pois apesar de eu investir desde 2007 em bolsa, não fazia o controle mais detalhado para saber como eu estava performando frente ao mercado. E uma pergunta que eu sempre fazia era se eu batia o BOVA 11 ou ser era melhor deixar la na media...

    Algo para te ajudar na reflexão, é que os cliclos vão e vem, se olhar para os 10 anos da sua carteira, teve o ciclo de grandes ganhos e depois de preju. Mas no prox ciclo de algo vai ser sobre o seu patrimonio total e não valores menores, como foi no ult. ciclo de alta que vc pegou!

    No caso dos negócios imob que você fez, a valorização potencial ficou acima da inflação? qual a projeção de ganho % que você tem para quando vender o imóvel adquirido antes dos aumentos na pandemia para os imoveis? o Imovel vc mantem ele alugado enquanto não é vendido?

    Valeu, Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, isso é uma verdade uma hora vem um ciclo de alta e como meu patrimônio está maior vou perceber os efeitos de maneira evidente.
      Em relação ao imóveis, a menor margem de lucro que eu tive foi de 16%, porém consegui isso em 3 meses, estou com um negócio muito bom ( ou não! ) na mão que já está a 2 anos parado, mas a expectativa de rentabilidade é um pouco superior a 100%. Então é muito relativo e você não controla o tempo do ciclo de venda. Existe uma capacidade empírica que me ajuda a estimar a probabilidade de um negócio ter um ciclo de venda menor e permitir que eu faça a compra com uma margem menor (geralmente imóveis na periferia de menor valor).

      Excluir
  4. Ahhh que inveja. Minha planilha de acompanhamento deu pau a uns anos atras e eu simplesmente parei de acompanhar meus investimentos. Passei uns anos sem acessar a corretora mas ainda estao la =D

    Boa rentabilidade pelo valor aplicado hem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investidor Maluco, eu até acho que não paro de fazer meu acompanhamento, já virou um hábito, mas confesso que é bem provável que os registros mensais no blog acabem depois de 2023.

      Excluir
  5. Surfista, é um belo histórico o seu, uma excelente fotografia que mostra que só a persistência e a disciplina podem trazer uma "vitória" nesse jogo. Parabéns!

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engenheiro obrigado pelo comentário, mão de alface não sobrevive nos investimentos mesmo não, já não é fácil no longo prazo, se ficar pulando de um investimento da moda para outro ai fica quase impossível.

      Excluir
  6. Olá surfista! Os últimos 3 anos foram ruins pra todos, mas os próximos 3 tenho esperança de que, se esse governo não fizer toda a merda que prometem, os juros vão cair e a bolsa vai subir forte, compensando em parte a rentabilidade ruim recente. Aguente firme mais um pouco que logo a recompensa vem, já tem uma longa caminhada! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bill espero dias melhores mesmo, já estamos enfrentando mares revoltos a muito tempo acredito que está chegando a hora de reverter a situação.

      Excluir
  7. Tenha calma nessa hora de mercado em baixa.

    Se você está compranod bons ativos por um preço menor a estratégia tende a dar certo no longo prazo.
    Quantos não queriam ter comprado VALE3 nos preços de 2015?

    Cedo ou tarde o mercado se ajusta.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poupador eu estou devagar e sempre, acho que agora eu só preciso dar tempo ao tempo mesmo.

      Excluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.