Fechamento de quarter, a carteira está avançando conforme o planejado.
Nos últimos meses vacilei um pouco no controle do consumo, comprei computador gamer, prancha de surf nova, bicicleta, fiz melhorias no conforto da casa e uma viagem com a família... Enfim me empolguei e agora preciso voltar para o meu padrão de consumo para colocar o orçamento familiar nos trilhos novamente.
Acho que a grande contribuição desse blog é a evidência de que poupar vale a pena, ter um consumo controlado e todos os meses poupar um pouco trás resultado, comecei a poupar tem um pouco mais que 11 anos e conquistei alguma segurança financeira.
É interessante que eu nunca tive um bom momento com a renda variável, talvez o atual seja o melhor, porém mesmo assim o meu patrimônio cresceu consistentemente olhando só para a renda variável. Com esse fato, de nunca ter conseguido um bom momento com a renda variável, fica fácil argumentar que minha habilidade com investimento não é das melhores, mas essa é a evidência que fazer o básico funciona, só manter a consistência.
O básico é diversificar a carteira de investimentos, escolher ações de empresas com bom histórico de lucro, endividamento controlado e sem rolos evidentes e colocar alguma coisa em renda fixa (no meu caso essa classe de ativos eu utilizo para tentar negociar imóveis). Importante! Eu nunca vendo minhas ações, então não fico olhando nada individualmente, não fico tentando especular no curto/médio prazo com os meus ativos.
Interessante compartilhar que já fiz algumas transações imobiliárias bem sucedidas, cerca de 400 mil reais do meu patrimônio são oriundos do lucro com a compra e venda de imóveis, mas ultimamente não tem surgido nenhuma oportunidade.
Informação importante sobre meus aportes, até o momento eu já aportei (dinheiro novo) 443 mil reais, isso dá uma média de R$ 3.165,00 por mês, é um valor bem alto de poupança para a maioria dos brasileiros, infelizmente.
Outro ponto que tem me deixado bem animado é a renda passiva gerada pelo meu patrimônio, já atingi 60 mil nesse ano e estou achando que talvez feche o ano perto da casa dos 80k, esse valor é superior ao meu maior aporte anual, que ocorreu em 2015 e foram 57 mil reais aportados durante o ano.
Abaixo o gráfico mostra como o crescimento da renda passiva começou a ser acelerado:
Toda a renda passiva gerada foi reinvestida até o momento, isso deve continuar assim pelos próximos anos, acho que quando passar dos 120k ano, vou começar a utilizar o excedente para alguns prazeres da vida.

Muito bom, Surfista. O básico bem feito te rendeu resultados que eu acho que estão muito bons: o rendimento global da sua carteira está ótimo.
ResponderExcluirAbraço
https://engenheirotardio.blogspot.com
Eu não posso reclamar, mas sigo na esperança de uma boa reação da renda variável.
ExcluirVem dar uma mamada no Biel, sei que gosta da coisa.
ResponderExcluirHaha Lá ele...
ExcluirComprar coisas boas, de qualidade, é muito bom. Essa é uma das utilidades do dinheiro afinal. O que não dá é pra fazer igual a maioria das pessoas fazem, comprar tudo que querem sem planejamento algum. O que as leva a pagar juros e no final ter menos poder de compra para comprar o que gostam.
ResponderExcluirAbraços.
Isso aí mendigo, precisa ter algum nível de controle e planejamento mesmo, é fácil perder a mão sem sombra de dúvidas.
ExcluirMas o dinheiro precisa ser um meio com toda certeza.
Suas transações com imóveis, são através de leilão? se sim ainda é interessante se aventurar nesse ramo?
ResponderExcluir