Sigilo! Mitigar a possibilidade de identificação.

Como fica fácil de perceber sou iniciante na blogosfera de finanças, e visitando blogs relacionados a esse assunto identifiquei alguns posts antigos que externavam preocupação com a identificação de dados reais dos blogueiros, inclusive alguns blogueiros não divulgam o valor do patrimônio só a rentabilidade do mesmo.

Ao que me parece esse período de 'caça as bruxas' passou e alguns blogueiros que tinham parado de divulgar o patrimônio voltaram a faze-lo.



Antes de iniciar o blog tomei algumas precauções básicas, criei um e-mail novo elenaosurfanada@gmail.com sem nenhum dado pessoal verdadeiro.
Com essa preocupação sobre o sigilo e relendo alguns posts percebi que divulguei algumas informações que facilitariam a minha identificação por uma pessoa próxima, portanto acabei apagando um  post e refazendo algumas frases para aumentar a garantia de confidencialidade. Definitivamente não tenho nenhum interesse que minha identidade real seja descoberta, apesar que seria bem interessante planejar umas surf trips com alguns parceiros surfistas do blogosfera.

Eu até pensei em deixar de divulgar a minha evolução patrimonial, mas como já vislumbro rentabilidades pífias, nesse contexto acho que a possibilidade de desanimar seria grande, portanto decidi manter a divulgação da evolução patrimonial e detalhar as operações com investimentos e a rentabilidade dos mesmos.

Sei que o fluxo de visitas no meu blog é mínimo, portanto é bem capaz que a pergunta que quero fazer não seja respondida.

Gostaria de saber dos blogueiros mais experientes se é fácil quebrar a segurança do blogguer para encontrar as informações do perfil ou se a 'caças as bruxas' do passado utilizava o cruzamento das informações divulgadas no blog para identificar o verdadeiro autor?
Sigilo! Mitigar a possibilidade de identificação. Sigilo! Mitigar a possibilidade de identificação. Reviewed by Surfista Calhorda on 11:38 PM Rating: 5

9 comentários:

  1. Não sou um blogueiro experiente, mas creio que para um hacker (um hacker mesmo, não uma pessoa normal) tudo seja possível desde que você esteja conectado a web. Se os caras conseguem hackear bancos e governos, quem dirá simples blogs de plataformas abertas.
    PPF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É vero PPF, um hacker realmente não teria dificuldades.
      Mas concordo om o Soul Surfer abaixo, que diz que a possibilidade que um hacker empenhe a capacidade dele para desmascarar blogueiros é pequena, o desafio para eles é pequeno.
      O fato é que não existe segurança em relação a confidencialidade é um risco que não dá para evitar.

      Excluir
  2. Existia num tempo longínquo, uma 'mulher' que tinha um blog chamado 'O Culto da Ostra Azul'.
    Ela, a blogueira, se identificava como Ostra e aparentava conhecer o mercado acionário.
    Após ser matéria da finada revista ADVFN, esta blogueira imediatamente encerrou o blog, sumindo da blogosfera (ou quase isto). Motivo: Medo de ser identificada, apesar que ela, tomava uma séria de precauções para isto não acontecer. Atitude extremista, mas enfim, ela preferiu assim.

    Posteriormente, alguns blogueiros se sentiram amendontrados, ainda mais com a divulgação do caso do blogueiro 'Investidor aos 40', de que ele havia sido identificado e a pessoa teria ido até seu locado de trabalho só para dizer que era um 'fã'...kkk

    Tivemos depois o caso do blogueiro Zé Mobral, que devido aos seus posts com pitadas de sua vida, dizem ter propiciado a certa pessoal que foi perspicaz, sua identificação e posterior divulgação na blogosfera. Tal blogueiro então, se sentiu acuado e preferiu encerrar o blog também.

    Contei estes principais casos, de vários já acontecidos, pois foram expoentes recentes e mostram que seja por medo (Ostra), seja por excesso de divulgação de informações (Invest 40 e Zé Mobral), o principal risco da identificação não é pela tecnologia, e sim pelo ser-humano.

    "Raquear" o blogger ou colocar certas armadilhas não é difícel. a questão é, porquê fazer isto para obter detalhes da vida de outra pessoal ? Que vantagem maria leva em fazer isto ?
    Eu te respondo: eu não vejo nenhuma vantagem, a não ser a possibilidade do meliante que faz isto, se gabar que amendontrou um blogueiro e expulsou-o da blogosfera.

    Digo meliante, pois uma pessoa que faz isto de divulgar informações pessoais, se Deus quiser com nosso Marco da Internet, será responsabilizada criminalmente e chamada na 'vara' para responder perante o juiz.

    Se você tem receio de ser descoberto, cuide do que é importante.
    Simule se isto acontecesse agora, como vc se comportaria ?
    Ficaria com medo ou daria com os ombros e encararia como algo que aconteceu e bola pra frente ?
    A partir do momento que você tiver esta resposta de como acha que vai reajir, tome sua atitude ou de se preparar para o pior ou de simplesmente ignorar e deixar pra lá.}

    Veja, nenhum destes 3 blogueiros deixou a blogosfera realmente.
    Zé Mobral continua comentando nos blogs alheios.
    Investidor aos 40 voltou a ter um blog.
    Ostra parou de usar este nome e agora usa outro, comenta em blogs e participa de alguns sites.

    Pq não troca uma idéia com eles sobre o assunto ?
    Talve isto renda uma nova postagem aqui!

    Soulsurfer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soul Surfer muito obrigado pela atenção! Dúvida completamente respondida.
      Fiquei imaginando como o Investidor aos 40 deve ter se sentido quando recebeu a visita de um fã e ainda bem que foi um fã!
      Minha preocupação é realmente com a segurança, sei lá, algum meliante consegue os dados pessoais e planeja um sequestro, em relação a divulgação apenas dos dados levaria na boa, mas a questão da segurança é bem complicada, pelo menos no meu ponto de vista.
      O endereço do blog do Investidor aos 40 é http://investir40.blogspot.com/?

      Excluir
    2. Sim o endereço do blog é esse mesmo.
      Não sei se no blog dele ainda tem o relato desta experiência.

      Soulsurfer

      Excluir
  3. Com certeza a maioria dos problemas causados na blogosfera tem a ver com somente uma pessoa que é endeusada por certos babacas por aí, qd esse cidadão decide dar uma folga a blogosfera volta fluir, qd ele volta a postar misteriosamente posts ofensivos voltam a aparecer. Se eliminassem esse cidadão tudo seria melhor para os blogueiros.

    ResponderExcluir
  4. Anom essa pessoa faz posts com o intuito de revelar a identidade dos blogueiros? Ainda não me deparei com os tais posts ofensivos, vou prestar mais atenção para ver se consigo identificar esse sujeito oculto.

    ResponderExcluir
  5. Justo o que eu procurava sobre plaqueta de identificação. Obrigada!

    ResponderExcluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.