As Primeiras Ações Que Se Tem Notícia


Uma bela imagem da Holanda, lugar onde tivemos a primeira bolha e a primeira negociação de ações. O pequeno país que fica abaixo do nível do mar sempre sofreu com enchentes o que não
permitiu que o feudalismo desenvolvesse raízes por lá, nada de nobres donos de extensas terras e trabalhadores preocupados em receber apenas comida e moradia.

Pelas condições extremas a população precisava se reunir para solucionar os problemas, essa comunidade construiu uma extensa rede de barragens, diques e dunas, e a maioria dos trabalhadores que participaram acabaram agraciados com um pedaço de terra o que ajudou a fomentar a economia local, eles tinham liberdade, trabalhavam por salário e não precisavam se sujeitar a um regime de semiescravidão.

Por volta de 1602 a Companhia Holandesa Unificada das Índias Orientais emitiu ações para conseguir levantar o capital que foi utilizado para construir navios e formar o time de navegantes que iriam buscar especiarias diretamente na fonte, barateando as mercadorias por não precisar dos intermediários, proporcionado a possibilidade de grandes lucros com a revenda em toda a Europa.

O interessante é analisar os vários fatores que levaram a abertura do capital da Companhia Holandesa das Índias, a primeira iniciativa dos empreendedores foi buscar o financiamento tradicional, solicitando verba para Reis, banqueiros e nobres, esses empréstimos não vingaram pois a Holanda não possuía credenciais, naquela época Portugal já possuía 100 anos de experiência e monopolizava esse tipo de negócio, então ninguém queria comprar o risco de emprestar dinheiro para os Holandeses.

Como a Holanda possuía um comercio ativo e muitas pessoas que trabalhavam por salários, a ideia foi pulverizar o risco e oferecer pequenas partes da empresa para a população Holandesa, uma ideia muito inovadora mas que teve um fit perfeito com uma cultura de colaboração e a promessa de divisão dos lucros da companhia. Assim o governo holandês reuniu todas as empresa individuais que faziam o trajeto até as Índias, criou uma companhia unificada e vendeu ações da empresa para a população.

Ai fica fácil vislumbrar o que aconteceu, os holandeses compraram ações com uma previsão de receber lucros/dividendos em datas planejadas, no meio do caminho o cara precisava comprar uma carroça nova, precisava comprar algum tipo de ferramenta e o jeito era vender sua ação para sobreviver as intempéries do dia a dia, ou aparecia alguma notícia especulativa dizendo que os navios estavam voltando com mais mercadoria e os preços das ações subiam e era aquele frenesi uns vendendo para embolsar os lucros outros comprando esperando por mais valorização a famosa e conhecida especulação, assim o mercado de ações realmente aconteceu na Holanda, e a história conta que esse foi um bom investimento, no livro Crash do autor Alexandre Versignassi ele cita uma valorização de 300% em 20 anos e acho que não considerou os dividendos recebidos, isso numa época que não existia inflação.

No fim esse negócio de bolsa e ações pareceu realmente interessante e começou a viabilizar várias empreitadas ao redor do mundo.

Esse conhecimento foi adquirido com a leitura do livro Crash do autor Alexandre Versignassi, o texto tosco eu escrevi com as informações que eu absorvi da leitura do livro.

Para finalizar o post, mais um ponto interessante, a crise das Tulipas veio logo após o sucesso da primeira emissão de ações da Holanda.
Será que isso vai despertar o interesse em pesquisar sobre a crise das Tulipas, o legal é que conseguimos visualizar situações análogas nos dias atuais, os investidores continuam cometendo os mesmos erros de 500 anos atrás.
As Primeiras Ações Que Se Tem Notícia As Primeiras Ações Que Se Tem Notícia Reviewed by Surfista Calhorda on 5:05 PM Rating: 5

6 comentários:

  1. Boa lembrança.

    Até comemoraram recentemente na abertura do pregão em Amsterdã.

    "In March 1602 the Dutch East India Company (VOC) issued the world’s first tradable shares to the public, thus creating the world’s first stock market and making it possible for entrepreneurs to finance their activities via the public capital market."

    https://www.youtube.com/watch?v=zqVkmilTqLQ

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, eu não sabia o mês da abertura de capital da VOC. Valeu por compartilhar.

      Excluir
  2. O post foi muito bom. Gostei do livro, tanto que li duas vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li esse livro em 2012, também gostei bastante. Hoje o livro esta emprestado, vou reivindicar a devolução para ler novamente.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Legal, fico feliz de compartilhar uma informação interessante.
      Valeu pela visita.

      Excluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.