Eu e a Estratégia!

O momento atual exige uma estratégia para que os investimentos sejam feitos no modelo mais automático/mecânico possível, é necessário isolar as emoções.
No meu caso a rentabilidade está péssima, mas minha estratégia 90/10 parece adequada para o momento.

A partir do mês de Agosto, a estratégia vai ser seguida ao pé da letra, confesso que me empolgo quando um ativo da minha carteira começa a cair muito, um bom exemplo é minha alta exposição a Vale, ela foi caindo e eu comprando, mas serviu de aprendizado.

Abaixo vou utilizar os gráficos extraídos do site do Bastter, realmente o TSDB ajuda bastante para organizar os investimentos, recomendo a utilização da ferramenta.

Alocação da Carteira:

Objetivo
Meu objetivo de alocação, como já relatado acima é de 90% em Renda Variável, sendo 75% Ações e 15% FII's e 10% de Renda Fixa.



Real
Com a recente queda do Bovespa, minha situação real de alocação em ações está abaixo do planejado, portanto para os próximos meses o maior volume dos aportes vão continuar sendo direcionados para Ações e FII's, mas não vou deixar de aproveitar o tesouro direto, que está pagando bons juros reais na NTNB Princ 2035.



Carteira de Ações:



Objetivo
Por hora tenho 7 ativos na minha carteira de ações, estou pensando em adicionar a GUAR3, para fechar o pacote de 8 ações.







Real
Segundo minha atual alocação, as próximas compras, são KROT3 e BBAS3, lembrando que dependendo das cotações no momento do aporte isso pode mudar.






FII's
Os meus FII's estão bem fracos, na verdade eu ainda não tenho uma carteira prevista, comprei RNGO11 e AGCX11, mas ainda não me planejei para montar uma carteira de no mínimo 10 FII's.

Como vou direcionar meus aportes
Se eu conseguir atingir a meta de 5K de aporte, vou tentar direcionar 2,5k para ações, 1,5k para FII's e 1k para Renda Fixa (Somente se os juros reais estiverem acima de 6,5%).

Pessoal é isso, vou ser fiel a minha estratégia, para tentar isolar o fator emocional, pois já estou preparado para uma bela crise.
Eu e a Estratégia! Eu e a Estratégia! Reviewed by Surfista Calhorda on 11:52 PM Rating: 5

11 comentários:

  1. Abandonou as planilhas ?

    Eu não me preocupo muito com rentabilidade, nesses momentos de baixa ela é a q mais tira investidores da bolsa e pra mim olhar percentuais não faz o menor sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não abandonei minha planilha não, é que não tenho gráficos com o objetivo de alocação e como fiz o cadastro no site do Bastter, decidi utilizar os gráficos gerados, mas com toda certeza vou continuar com minha planilha, mesmo tendo a maldita rentabilidade bem na minha cara.
      Você só não acompanha o percentual de rentabilidade, correto? Pelo o que eu vi na sua carteira o percentual de alocação você acompanha sim.
      Eu comecei a dar mais valor para a renda passiva gerada pelo meu patrimônio também para acalentar o meu ego, definitivamente estou tentando abandonar a rentabilidade.

      Excluir
    2. Eu na verdade utilizo o percentual apenas como um norte, tipo uma linha de limite para forçar a diversificação que as vezes pode ser ultrapassada mas só um pouquinho.

      Os meus aportes não são definidos por essa porcentagem, eu não gosto desse balanceamento da carteira pelo percentual, veja bem uma empresa as vezes pode ir muito mal na bolsa e esse tipo de balanceamento acaba tendenciando o aporte em empresas que tiveram um resultado ruim (pela lógica a cotação tende a seguir os lucros) um exemplo seria o caso da sua Vale que você foi estocando ela mesmo ela apresentando maus resultados.

      Pare pra pensar e vai ver que esse tipo de balanceamento da carteira penaliza as boas empresas e beneficia as ruins, por isso não gosto dele e venho usando outros modelos.

      Eu gosto sempre de salientar nos comentários que na bolsa não existe regra universal, o que eu disse acima não é querer mostrar que o que faço está certo e o seu errado, muito pelo contrário eu entendo que cada investidor tem seu perfil e o que pode ser bom pra mim talvez não seja para o vizinho ao lado, nada mais natural afinal não somos todos iguais. Minha intenção aqui é só agregar valor na discursão e compartilhar o que tem dado certo pra mim de alguma forma.

      Sobre a planilha, não abandona não eu me amarrava naquele painel de resultados com os gráficos que vc montava, se o percentual da rentabilidade está te incomodando tira ele da planilha e vai acompanhando a evolução dos seu patrimônio e dos seus dividendos.

      Eu por exemplo gosto de arquivar o preço médio ao invés da ultima cotação, assim não fico todo mês olhando rentabilidade. Claro eu uso aí o Google Finance ou o StockLive pra poder ir dando uma olhada na rentabilidade, mas não fica aquela obsessão de olhar todo o mês, faço isso 1 ou 2 vezes no ano e está de bom tamanho.

      Pronto, já falei d+ 6 parágrafos kkkkk...

      Excluir
    3. Excelente Viver de Dividendos, não quiz ser reativo a sua resposta não, só queria tirar a dúvida se você só não acompanhava a rentabilidade, mas a dúvida foi muito bem esclarecida. Valeu por compartilhar seu conhecimento e suas percepções.

      Excluir
  2. Compro Vale agora em 13,13 e 11,11. Ainda bem que vendi 90% das minhas Vales no ultimo squeeze.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uó se bater 11,11 eu vou comprar também kkkk Eu comprei CEMIG abaixo dos 10,00. Quem sabe mês que vem eu não compro CEMIG a 8,XX e Vale a 11,11.

      Excluir
    2. Lancei Oc na CMIG3 em 8,88 e na VALE5 em 12,21.
      Abraço!

      Excluir
  3. Boa, Surfista!

    Em tempos de crise o melhor mesmo a se fazer é tentar isolar o fator emocional, ainda mais no seu caso que a exposição à renda variável é alta. Por outro lado, é exatamente neste momento que as melhores compras são realizadas.

    Boa sorte com a sua estratégia!

    ResponderExcluir
  4. Pra mim, surfista, o ibov está começando a ficar interessante. Quem sabe, em agosto faço algumas compras, claro, pulverizando o capital.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou tentar melhorar minha diversificação, mas vou continuar 'poupando' na bolsa. Vamos seguir em frente.

      Excluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.