A ação que valorizou 300% em 10 meses

Fazer seu dinheiro render 300% em 10 meses não é nada mal. A informação é real e o gráfico apresentado nesta postagem evidencia o comportamento da cotação da Vale, desde o preço de fechamento de 02/fev que estava em R$ 6,57 até o atual fechamento de 10/nov que chegou a espantosos R$ 24,90 temos uma valorização expressiva em 2016.

Essa informação real, com toda certeza será sensacionalizada pela mídia e caso alguém queira investir tempo adicional para uma analise mais detida, irá encontrar outros exemplos como o da Vale, com valorizações acima dos 100% em 2016.

Onde está o problema deste tipo de prática da mídia, afinal os resultados realmente estão fantásticos?

O grande problema é que nós, os pequenos investidores, somos bombardeados de informações incorretas a todo momento!
Façamos uma reflexão, por qual motivo eu eliminaria qualquer intenção de investir na bolsa quando o índice estava próximo dos 40 mil pontos? Pois é se vocês pesquisarem as notícias de Janeiro de 2016, tenho certeza que a mídia além de não recomendar o investimento na bolsa, ainda desacreditava aqueles que cogitavam essa possibilidade.

E agora que chegamos a casa dos 60 mil pontos e apenas 10 meses depois, toda a mídia, num esforço de comercializar suas publicações, está sensacionalizando esse tipo de resultado e começando a divulgar informações de que a bolsa já 'começa', veja bem 'começa' a ficar atraente para os investidores. Meus caros, o bolsa só vai estar boa para investir na grande mídia, quando passar dos 70 mil pontos.

Eu escuto de todas as pessoas, das que tem pouco conhecimento e das que tem muito conhecimento de mercado financeiro, a máxima de que devemos comprar na baixa e vender na alta. Oras! Se essa é a primeira premissa que qualquer um que se aventure na bolsa aprende, por qual motivo nós caímos nessas armadilhas? Se afastar da renda variável quando as cotações estão baixas, ser atraído para a morte quando as cotações já subiram muito!


A evidência real!
Uma pessoa próxima que começou a investir no último mês, e já fala como especialista, abriu um pouco da sua estratégia. Ele direcionou 20 mil reais para algumas ações, disse que ia esperar valorizar 5% para vender todas as ações, ai esperaria as cotações caírem mais 5% para comprar tudo de novo e nesse ritmo esperava ter rentabilidade acima de 4% ao mês enquanto a bolsa estivesse subindo sem parar.

Meus amigos não me atrevi a perguntar o que aconteceu nos últimos dias com esse efeito do Trump, mas tenho quase certeza que ele deve ter vendido tudo no prejuízo e agora está partindo para a estratégia de recuperação que prevê 8% ao mês, comprando na baixa e vendendo na alta.

Esse é o grande problema, o discurso é fácil, eu compro na baixa e vendo na alta, quem já está acompanhando o ritmo do mercado a alguns anos consegue perceber facilmente que essa valsa não é tão ritmada assim e é muito provável que você faça exatamente o contrário, isso mesmo, compre na alta e venda na baixa.

Infelizmente, apesar de ter investido meu valioso tempo para argumentar, não consegui demover o novo especialista do seu plano infalível. A ganância deixou ele cego, todas as análises que ele fez nos gráficos dizem que ele está certo.

Talvez seja esse o grande motivo para sermos atraídos tão facilmente para essas armadilhas, a ganância, o lucro fácil que conduz ao poder decisões emocionais.

O grande recado que tentei passar para essa pessoa, foi que ela deveria refletir se realmente era tão fácil assim lucrar na bolsa, se realmente era algo que não precisava de esforço ou preparação.

Não se engane, especular na bolsa não é tão fácil como parece!
Temos sim ações que valorizaram 100%, 200% e 300%, mas não se engane com a sensacionalização que é fácil lucrar na bolsa com especulação. Não cai nessa, se você não é profissional, ira perder dinheiro!
A ação que valorizou 300% em 10 meses A ação que valorizou 300% em 10 meses Reviewed by Surfista Calhorda on 6:00 AM Rating: 5

31 comentários:

  1. Ótimo post, Surfista.


    É... o pessoal quer brincar de Trade e não investir seriamente. Outra coisa que também não levam em conta ao fazerem Trade é o quanto de patrimônio deixam disponível para tal. Tem muita gente que coloca quase tudo o que tem para fazer trade, depois que perdem boa parte da grana, entram em desespero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, as pessoas precisam entender que não existe almoço grátis em nenhum lugar, eu verdadeiramente fiquei preocupado com as afirmações que eu escutei nos últimos dias. Alguns até podem acertar nas primeiras operações, mas esse índice de sucesso no início somente potencializa o tombo, a confiança é tanta que a pessoa começa a apostar um volume muito maior do seu patrimônio em operações milagrosas que mais cedo ou mais tarde vão dar errado.

      Excluir
  2. Pois é surfista... apesar de já ter feito swing trade não gosto muito. Como falou no Post achar o tempo certo de comprar e vender não é fácil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Executar é realmente difícil Beto, mas o discurso cola fácil na cabeça, é igual essas músicas com refrão fácil que penetram na sua mente.

      Excluir
  3. É realmente difícil acertar na mosca, eu mesmo vendi PETR4 antes dos 18 reais, o topo mais recente, mas consegui um bom lucro, de cerca de 30 ou 40%, é o que interessa.

    Já está no mesmo patamar das vendas, logo começa a oportunidade para comprar de novo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que a operação deu certo Doutor. Eu também fiz um 'tradezinho' com Vale, ninguém é de ferro, fiz essa análise que tinha subido demais, vendi próximo dos 25 e já recomprei tudo 1 real mais barato na sexta-feira, encarteirei uns 400 reais de lucro. Eu me permito correr o risco 'pequeno' de fazer essas apostas pois já estou segurando ações da Vale a 3 anos e já comprei lotes na casa dos 7 reais, por mais que a Vale tivesse continuado a disparada eu não ia ficar abalado, pois já teria embolsado um bom ganho e não teria problema de direcionar esses valores para a renda fixa.

      Excluir
    2. É isso aí! Parabéns!

      Excluir
  4. Grande Surfista,

    Teve ação valorizando 700% esse ano! kkkkkkkkkk

    Imagina como olho não cresce? É normal, o homem é movido a isso.

    Eu preferi sair no meio do mês, agora vou esperar as "cenas dos próximos capítulos" e decidir se voltou ou não.

    Abrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nordestino Pirangueiro, eu continuo 'quase' parado, não entrei para dançar essa valsa não, eu só devo me movimentar efetivamente caso o mercado de alta esteja muito insano , espero conseguir identificar a extremidade de cima e esse é o motivo para eu controlar a rentabilidade das ações e da carteira.

      Excluir
  5. E eu que vendi nos 22.44 achando que tava fazendo um bom negócio, rs.
    Espero que este Vale continue subindo, preço médio do meu pai tá lá nos 40, rs. Desejar sorte pra ele.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uó, mas você fez um bom negócio, não fez o melhor negócio, mas fez um bom negócio.
      O ótimo é inimigo do bom!
      Valeu pelo comentário.

      Excluir
  6. Como eu invisto a longo prazo então tenho empresas na minha carteira que atingiram 80% de valorização, mas eu não vou vender, pois a minha estratégia não é fazer trade.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente Cowboy, sigo à mesma política, fiz uma tradezinho com Vale, mas é aquela operação errada que dá certo, essas são as mais perigosas.

      Excluir
  7. Buenas, Surfista! Pois é, esse seu conhecido é mais um provável investidor-torcedor ou vai migrar para renda fixa, se ficar com algum dinheiro no bolso. Não que isso me alegre, mas normalmente esse povo que entra de cabeça perde até as cuecas.

    Como meu foco é B&H, estou torcendo para que o IBOV caia um pouco (ou muito). Às vezes até brinco com um Swing Trade, mas não é meu foco. Entretanto, um dos papéis que tenho é VALE5 e antes de ler seu post li essa reportagem:

    http://br.investing.com/analysis/bolha-nos-metais-e-amy-winehouse-200164563

    Não sei se é confiável, mas está bem argumentada. O que acha? Coincidência ou não, no momento em que estou escrevendo esse comentário as ADRs da Vale e da Rio Tinto estão caindo mais de 5%, e as da BHP caem mais de 4%. Vamos ver como o mercado acorda amanhã...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tinha lido sobre uma possível bolha no blog Finanças Inteligentes, eu acho que é possível sim, eu acreditava nisso e vendi boa parte das minhas ações da Vale, mas depois de cair mais de 1 real, eu voltei a recomprar, entrei em conflito entre Swingtrade e B&H.

      Eu copiei uma ideia do Uó e coloquei no meu blog um gráfico com a cotação do mercado futuro de minério de ferro. O gráfico já está mostrando um reversão pesada, se bem que não chega a ser uma bolha, bolha...
      Depois dá uma olhada no gráfico, o nome da empresa que disponibiliza é trandingview, http://elenaosurfanada.blogspot.com/p/cotacoes.html.

      Excluir
  8. Surfista,

    É meu caro .. marketeiros de monte .... e o povo vai sempre atrasado ...

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O povo chega atrasado e sai antes da hora, nunca aproveita a melhor hora da festa!

      Excluir
  9. Olá Surfista!

    Essa da mídia não dá pra entender... O pior que eles acabam influenciando a galera. Tenho um amigo que entrou na bolsa recentemente e já perdeu uma grana. Cara, não consigo argumentar com ele, o man esta fazendo igualzinho eu fiz no começo. Acessa fóruns e fica procurando a próxima alta de 300%.
    Eu dei um tempo com trades, após perder a bela alta da Petro por causa de um lançamento de opções errado. Deixei de ganhar uns 5mil...

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 5 mil é um belo volume financeiro, meu tombo foi menor, mas serviu para ensinar que o lançamento de venda coberta não era pra mim.
      Nessa última alta da Vale eu fiz algumas vendas, por ter um lucro muito grande em alguns lotes, a ideia inicial era direcionar o lucro para renda fixa, mas a ação voltou a cair e eu retomei a posição. As vezes fico preocupado o quanto essas operações erradas que dão certo podem nos influenciar a arriscar mais para obter maiores lucros... Gato escaldado tem medo de água fria, mas mesmo assim ainda se molha um pouco de vez em quando. Abraços.

      Excluir
  10. Olá, surfista!
    Pra mim, nem é a alta ou baixa que assusta, e sim o descompasso com os balanços da empresa.
    Eu, que tive a sorte de comprar pesado quando o IBOV estava abaixo dos 50mil pontos, estou me desfazendo dos papéis que subiram mais de 50%, mas só porque estou a fim de sair da volatilidade da bolsa, não por tendências "trader". Os papéis que estão no vermelho, mantenho, mas por notar que o preço está em descompasso com o balanço da empresa.
    A título de exemplo, nunca me arrependo de não ter comprado GOLL4 quando o IBOV voltou aos patamares de 2006, porém, enchi o carrinho de CMIG4 e BBAS3 (esta ultima tinha preço médio de R$16 e me desfiz dela por R$29), por achar que eram empresas subavaliadas à época (inclusive, BBAS3 continua sendo um bom negócio até mesmo com cotação a R$29,00, enquanto GOLL é ruim até a r$2,00).
    Discordo do Bastter quando ele diz que preço não importa. É claro, é evidente, é óbvio ululante que preço importa, sobretudo na hora de entrar, na hora de pegar um mercado desesperado que joga o P/VP das empresas abaixo de 1 sem nenhum motivo aparente.
    Renato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anom temos a mesma opinião, preço importa sim! É que o Bastter adota um tom mais extremista para tentar evitar que o pequeno investidor seja traído pelo seu próprio descontrole emocional, mas sejamos sinceros nem ele deve acreditar quando diz que preço não importa.
      Sobre seu posicionamento na bolsa, achei interessante, acho que não é tão difícil assim notar os extremos da bolsa, múltiplos muito esticados, o porteiro do prédio falando de ações, enfim existem vários sinais para iluminar esses momentos de extremo, parabéns pela percepção e por ter feito as movimentações corretas.
      Acho que no futuro também vou conseguir desenvolver esse senso.

      Excluir
  11. Oi Surf, parabéns pelo seu blog!! Já add na minha lista!!
    Meu blog: http://pilotoinvestidor.blogspot.com.br/
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do layout do blog, no final de semana eu consigo acessar o blog do notebook, aí faço a inclusão do seu blog.
      Abs,

      Excluir
  12. Imagina um all in. É...melhor não imaginar.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É igual decolar sem combustível suficiente para chegar ao destino... Nossa péssima minha frase. Pois é all in é complicado mesmo!

      Excluir
    2. Mas o pior surfista, é que tem gente que faz essas 2 coisas. Kamikazes.

      Excluir
  13. Ola Surfista,

    Trade me da arrepios. Eu tambem ja fui um viciado em trades.

    Atualmente nao movimento mais meu portfolio, mesmo sabendo que eu salvaria 300, 500, 1000 reais.

    A tranquilidade que ganhei vale mais que isto.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VDC e a verdade é que quando seu patrimônio atinge um certo valor, acaba sendo ainda menos vantajoso correr riscos por 300 reais. O seu caso mesmo é um exemplo, com uma renda passiva de 1500 por mês, não existe motivo para correr riscos para ganhar valores baixos, e os riscos para os valores altos são muito grandes, então o melhor é manter a tranquilidade e deixar o tempo ir trabalhando no ritmo dele.
      Valeu pela visita e pelo comentário

      Excluir
  14. Cara eu sempre fico com um pé atrás com as noticias midiaticas que tratam do mercado.
    Normalmente quem entende e escreve sobre isso tem dinheiro aplicado e é extremamente inteligente.
    Imagine um professor da GV falando sobre quando se deve comprar ou vender dólares.
    A publicação dele tem um impacto em certa escala, isso sempre me leva a perguntar: será que o cara não tem grana em dólar e quer alguma coisa ao dar essa notícia/indicação?
    Para os investidores comuns, acho que o ideal é uma combinação de investimento passivo com swing trade (depois que você já atingiu o que gostaria).
    Grande abraçoo meu caro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Burguês, eu estou tentando definir critérios para identificar o extremo de alta do mercado, com 3 anos acompanhando a bolsa mensalmente estou chegando a conclusão que vou montar um gatilho com o múltiplo P/L para começar a pensar no Swing Trade. Hoje só me preocupo em olhar minhas ações, para pensar em vendas, com P/L > 40x ... Sei que é arriscado definir um critério arbitrário, mas não dá para ficar investindo tempo para analisar as ações no detalhe sempre, então no fechamento mensal olho o P/L dos últimos 12 meses e só me preocupo em analisar de maneira mais detida as ações que superarem a marca de 40x.
      Valeu pela visita.

      Excluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.