Controle de Portfólio de Investimentos - Excel

Nesse final de ano o tempo ficou bem escasso e não consegui promover todas as melhorias que eu havia planejado na minha planilha de controle de portfólio.

Pois bem, como eu já havia prometido anteriormente, vou compartilhar a nova planilha, assim mesmo.

A informação que eu acho mais importante na planilha é o planejamento de longo prazo de aportes, hoje acredito fielmente que essa é a melhor estratégia para aqueles que não são profissionais do mercado e que devem ter um método de investimento simples para que possam dedicar muito mais tempo as suas profissões principais.

Vamos falar de algumas instruções muito básicas, estou realmente sem tempo para investir numa postagem mais elaborada.

Data Base
Na versão anterior já existia o conceito de Data Base, essa informação é importante para que a planilha preencha as informações dos últimos meses e faça os cálculos da cabeçalho da aba de Portfólio. Recomendo adicionar a fórmula =HOJE() ou =TODAY() na célula da Data Base, assim os valores serão sempre calculados corretamente.


Data de Controle do Dashboard
Na aba Dashboard existe uma data no canto esquerdo superior, que deve ser preenchida para que o Dashboard seja montado com base nos últimos 12 meses.
Aqui existe uma melhoria em relação a antiga planilha, não estou utilizando os 'slicers' para definir o range de datas. Agora são sempre os últimos 12 meses que são exibidos a partir da data preenchida.



ABA - Venda Coberta
Eu não acredito mais na viabilidade das operações de venda coberta, acho que dá muito trabalho e tem muito risco para pouco retorno, mas como recebi alguns pedidos para manter essa aba ela continua na planilha e com algumas melhorias relacionadas ao cálculo do IRPF.



ABA - IRPF
Disclaimer: Não me responsabilizo por apurações incorretas do IR, a planilha não tem fins comerciais e eu não tenho a qualificação adequada para realizar esse tipo de calculo com precisão, atendendo a obrigações legais e tributárias. Utilize por sua conta e risco.

Download de Cotações Tesouro Direto
O tesouro direto está reformulando o site novamente, então a aba com download de cotações do tesouro não está funcionando corretamente, sugiro que os valores sejam atualizados manualmente, assim os demais cálculos automáticos não serão perdidos.



Essas são algumas dicas básicas sobre a nova planilha de controle do portfólio de investimentos.
Gostaria de reforçar que o principal benefício dessa planilha é o método simples de aportes constantes planejados, por no mínimo, uns 20 anos. Se você não é profissional do mercado financeiro, não esqueça que métodos mais elaborados, podem consumir muito tempo e não são garantia de um  retorno excepcional. Nunca se esqueça onde estão suas principais fontes de renda e sempre se questione se a sua política de investimentos não está prejudicando essas fontes de renda.

Pessoal desculpem pela postagem corrida, mas como disse acima, preciso dedicar mais tempo para minha principal fonte de renda e o momento está bem delicado no meu ramo de atuação.

Abraços e que o final de anos de vocês seja muito excelente!

Já ia me esquecendo. O link para download está na página de 'downloads' do blog, que pode ser acessado através dos links destacados logo abaixo do título do blog.
Link: http://elenaosurfanada.blogspot.com/p/planilhas-financeiras.html

Controle de Portfólio de Investimentos - Excel Controle de Portfólio de Investimentos - Excel Reviewed by Surfista Calhorda on 9:09 AM Rating: 5

57 comentários:

  1. Respostas
    1. Valeu Antunes.
      Eu estou bem descontente com a parte de títulos do tesouro direto. Tentei deixar os cálculos das tarifas e impostos automáticos, mas acho que não fui bem sucedido.
      Esse ponto da planilha terá minha atenção em breve.

      Excluir
    2. Como pensou em fazer exatamente com os FIIs? A rentabilidade da carteira leva em conta também os recebíveis em alugueis, como esse valor é contabilizado na planilha? Descontar do valor do aporte seria uma saída, mas não estaria totalmente correto.

      Excluir
    3. Com os FII's eu desconto os rendimentos mensais do valor do aporte e caso eu não aporte nada e utilize os rendimentos para comprar outro tipo de ativo lanço um valor negativo na coluna de aportes, isso tudo o que eu disse é para a aba de COTAS.
      Já na aba PORTFÓLIO a coluna que contém o preço histórico já desconta o valor dos rendimentos distribuídos. Você pode perceber que existe uma diferença entre as colunas Preço Médio e Preço Histórico, portanto a rentabilidade de cada FII na aba PORTFÓLIO já considera os rendimentos.

      Se tiver alguma ideia para ajustar a aba de COTAS ou a de PORTFÓLIO compartilhe comigo, por favor.

      Valeu pelo comentário.

      Excluir
  2. Surfista,

    PQP ... q planilha é essa ... belo trabalho ...

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Rodolfo. Espero que ela, a planilha, ajude.

      Excluir
  3. Respostas
    1. *Eterno Aprendiz... Juro que foi o corretor do celular que cortou a última letra na mensagem acima.

      Excluir
  4. Show de bola a planilha. Obrigado.

    Pra te ajudar, acredito que o cálculo do IOF na planilha de TD esteja com um bugzinho porque está pegando a coluna F da Aux_Combos. O correto é a G.

    Valeu d+. A planilha está show.

    ResponderExcluir
  5. Olá Surfista,
    Excelente planilha. Bom trabalho, está de parabéns.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Boa iniciativa e obrigado por compartilhar!
    Bom fim de ano!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Cara, vc é foda !!! essas planilhas são muito boas, realmente você é um blogueiro cuja a principal missão é ajudar os outros colegas, parabéns e obrigado por "perder" tempo conosco !! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stifler, nunca é perda tempo, de verdade eu também preciso de um controle melhor. Apesar do meu objetivo ainda não ter sido alcançado, acho que no futuro teremos ferramentas que deixam a metodologia de poupança na bolsa bem mais clara e as pessoas vão ter mais facilidade em entender que os aportes mensais por um período longo de tempo podem trazer conforto material muito antes do que elas imaginam. Jovens de 20 anos, por exemplo, podem gozar de uma vida extremamente produtiva por uns 25 anos, e tirar o pé do acelerador quando estiverem próximos dos 45... 25 anos de aportes mensais e regulares, podem construir uma bela renda passiva.
      Valeu pelo comentário!

      Excluir
  8. Fantástica a sua planilha!! Já estava utilizando a planilha anterior, essa mais uma vez vai eliminar uma planilha minha. Uma sugestão. Contabilizo Tesouro Direto separado de renda fixa, visto a variação. Meus títulos de renda fixa, todos os meses vão subir, o que não acontece com o TD. Gosto de ter esse controle, para daqui a alguns anos ter uma comparação melhor.
    Abraço e obrigado pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dica legal, sobre o tesouro, realmente o TD costuma ter uma variação mensal que as vezes é até bem grande.
      Fico feliz que a planilha possa ter trazido alguma coisa interessante.
      Valeu pelo comentário.

      Excluir
  9. Fala surfista, se gosta de noticias e se puder me adiciona na sua blog roll.

    http://fofocarioonline.blogspot.com.br/

    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Meu amigo, baixei a tabela e em 2017 vou olhar com mais calma, para aprender como mexer. Entretanto, entrando no coro dos demais, parabenizo a atitude de disponibilizar a planilha.
    Desejo um bom natal e um grande ano novo. Caso queira visitar SC e pegar umas ondas, você e sua família são mais do que convidados para minha casa.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soul muito obrigado pelo votos de final de ano!
      Que convite maravilhoso, fico extremamente lisonjeado. Vamos trabalhar a ideia sim, seria uma oportunidade incrível pra mim e minha família ter a oportunidade de te conhecer pessoalmente.

      Sobre a planilha eu não vejo a hora de surgir uma Fintech para facilitar nossas vidas eu gostaria de ser o empreendedor por trás de uma plataforma de gestão de portfólio dessas, mas não conseguiria fazer nada digno de relevância com uma dedicação parcial.

      Excluir
    2. Fiquei tão feliz com o convite que até me esqueci de te desejar um excelente 2017! Com muita paz e saúde.

      Excluir
  11. Fala S,

    Ficou muito bonita e legal mesmo a planilha viu.

    Atitude louvável.

    Parabéns!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VDC, eu gostaria de ter mais tempo livre para montar uma app mobile extremamente fácil e com um bom nível de flexibilidade para facilitar a vida dos pequenos investidores, mas acho que não devo conseguir esse tempo no médio prazo, mas tenho certeza que em breve vamos ter algo desse tipo para facilitar nossas vidas. E senão surgir em breve, com a independência financeira, vou conseguir tempo livro para tocar esse tipo de projeto e tentar deixar alguma contribuição para sociedade.
      Valeu pelo comentário.

      Excluir
  12. Surfista, muito boa as planilhas, como já havia colocado em algum outro comentário. Em relaçao ao Tesouro Direto, eu consegui fazer funcionar da seguinte forma, vai em Data>From Web, seleciona a página (http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto-precos-e-taxas-dos-titulos), abre a aba com a tabela de resgate. Se você reparar não tem como selecionar a tabela que tem os preços para resgate, porém tem um macete, la em cima, clica em "Hide Icons" e depois novamente (agora com o nome "Show Icons") e a mágica acontece, aparece a setinha para selecionar a tabela de resgate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, muito obrigado pela informação.
      O grande problema é que alterações no site do Tesouro Direto vão gerar mal funcionamento novamente no futuro. Eu precisa encontrar uma fonte de cotações do tesouro direto mais estável.
      Ainda vou conseguir acertar essas abas do Tesouro Direto.

      Excluir
  13. Olá Surfista! Muito boa a planilha!!

    Resolvi inspecioná-la, porém com atualização do site do Tesouro Direto, acredito que ela não esteja funcionando propriamente, alguma outra fonte de dados que eu possa importar? Além do mais, pode me indicar onde consigo a taxa CBLC e da corretora?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon faça o cadastro no site do próprio tesouro direto, na aba de consultar tem o menu taxa de administração semestral.
      https://tesourodireto.bmfbovespa.com.br/PortalInvestidor/login.aspx

      Lá tem todas as informações.

      Excluir
  14. Mais uma coisa, não sei porque, mas parece que a planilha não permite operações com mais de 1 titulos do TD, funciona perfeitamente com 1 titulo, mas quando adiciona um segundo, ela não calcula nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, peço desculpas, mas realmente as abas que tratam do Tesouro Direto não estão boas, ainda preciso trabalhar para deixar elas melhores.

      Excluir
  15. Surfista,
    Meus parabéns pelo planilha! Dá uma visão bem interessante aos investimentos.
    Fiz algumas simulações com ela e, se não fiz nada errado, notei que ela não trabalha com posições vendidas. É isso mesmo?
    Um outro ponto que observei é que a parte de IR não esta pronta para FIIs. Ela não diferencia ações de FIIs e trabalha com as mesmas aliquotas. É isso mesmo? Ou errei em algo?
    Abraços,
    FP

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Surfista,
    Gostaria de lhe parabenizar pela planilha. Confesso que me bati um pouco para entender ela, principalmente a parte de cotas. No entanto ao ler os artigos do ADP eu consegui compreender perfeitamente a lógica da planilha.

    Gostaria de deixar uma contribuição e uma sugestão:
    Contribuição: Consegui resolver o problema do Tesouro Direto na planilha. Além disso incluí uma aba para atualizar indicadores de inflação e índices de mercado
    Sugestão: Referenciar os artigos dos outros blogs (ex: ADP) para facilitar a compreensão.

    Um grande abraço e sucesso na sua meta.
    Att. Sidnei Castilho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sid, consegue me encaminhar a planilha com as mudanças que fez para : marombainvestidor@gmail.com. também estou me batendo pra entender e alimentar essa fantástica planilha.

      Excluir
    2. Sidnei,

      Também estou buscando fazer algumas modificações na planilha . Será que tem como passar a versão com as alterações que já fez? felipecarvalho300487@gmail.com

      E novamente agradeço ao ENSN pela montagem da planilha!!

      Excluir
  17. Boa noite,

    Antes de mais nada, parabéns pela planilha. Ótimo trabalho, de muita excelência mesmo.

    Recentemente, ela sofreu uma baixa importante agora que não mais é possível buscar as informações de cotação no Yahoo Finance. Se alguém tiver uma solução para isso (inclusive o Surfista), ficaria grato de ser informado a respeito. Enquanto isso, busco também uma forma de resolver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho a mesma dúvida, pois minha planilha deixou de funcionar. Se alguém souber solucionar esse problema ficaríamos muito gratos!!!

      Excluir
    2. Não estou conseguindo baixar a ultima planilha atualizada. Mais alguém teve esse problema?

      Excluir
  18. quero inicar o preenchimento da planilha do zero iniciando agora em 2018. tem algum passo a passo por onde começar

    ResponderExcluir
  19. Tenho a mesma dúvida, pois minha planilha deixou de funcionar. Se alguém souber solucionar esse problema ficaríamos muito gratos!!!

    ResponderExcluir
  20. Meu amigo!!! Parabéns pelo seu trabalho, estou usando sua planilha há cerca de 15 dias e ela é realmente muito boa, funciona tudo direitinho. Imagino que deve ter dado bastante trabalho. Parabéns pelo excelente trabalho.

    Adelman

    ResponderExcluir
  21. Olá SC. Estou usando sua planilha a algum tempo. Na aba de portifólio o que seria o realizado e à realizar?

    ResponderExcluir
  22. Olá, boa tarde, vi aqui a discussão sobre acompanhamento de carteiras online e peço licença para divulgar uma ferramenta gratuita que estamos desenvolvendo www.gaugeinvest.com
    O sistema puxa as transações direto da B3 e atualiza automaticamente.
    Como disse o custo é zero, mas quem quiser e puder deixar sugestões seriam muito bem vindas!

    ResponderExcluir
  23. Adorando a planinha. Poderia me explicar como uso a aba "Cotas". Também não consegui atualizar a aba "Cotações". Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola boa tarde tudo bem?
      Estou tentando baixar a planilha mais não estou conseguindo, você conseguiria me encaminhar ela no meu email ? por favor !
      eleusa.rodrigues@gmail.com

      Excluir
  24. ola boa tarde tudo bem?
    Estou tentando baixar a planilha mais não estou conseguindo, você conseguiria me encaminhar ela no meu email ? por favor !
    edercfjf18@gmail.com ou edercfjf@hotmail.com
    obrigado.

    ResponderExcluir
  25. Kkkk, tirar dinheiro do nada, com certeza tá tirando dinheiro da conta de alguém, é um cartão clonado, 90% de probabilidade de ser.

    ResponderExcluir
  26. OLÁ, eu sou David e sou um hacker e também um programador. Trago boas notícias para você. Você sabia que existe um cartão chamado Cartão ATM em Branco? Você sabia que com este cartão em sua posse, você pode sacar entre € 5.000 a 20.000 euros todos os dias em qualquer caixa eletrônico?

    Sim, é verdade. Você pode usar este cartão para sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico em todo o mundo.

    A maioria das pessoas ainda não está ciente do recente desenvolvimento do CARTÃO ATM em branco. Ao longo dos anos, desenvolvemos este cartão ATM e usamos uma máquina MSR para crone esses cartões. Este cartão ATM pode mudar sua vida financeira em poucos dias.

    O cartão ATM em branco é um cartão que pode ser usado para sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico. Esses cartões vêm em Visa / MasterCard. Portanto, funciona em qualquer caixa eletrônico que aceite Visa / MasterCard em todo o mundo, e não há risco de ser pego por qualquer forma de segurança, se você seguir corretamente nossas instruções.

    Isso pode parecer bom demais para ser verdade, mas é verdade.

    Para obter mais informações sobre o cartão, entre em contato comigo por meio do endereço de e-mail abaixo:
    (immaculateblankatmcard@gmail.com) ou
    escreva-me diretamente pelo WhatsApp: +17727746806

    Em vez de pedir um empréstimo e ficar em dívida, adquira este cartão multibanco porque mudará a sua vida.

    SEJA INTELIGENTE E TORNE-SE RICO EM MENOS DE 3 DIAS

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde.
    Gostaria de te agradecer por compartilha sua planilha de investimento com a gente.
    cara, estou usando sua planilha à dois anos e tem sido incrivel. foi a melhor planilha que já tive. e tem me ajudado bastante.
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  28. Grato pela planilha. Existe alguma atualizção da planilha?

    ResponderExcluir
  29. Bom dia a todos que estão lendo esta mensagem

    se você está passando por momentos difíceis ou pobreza
    se você tem dívidas e precisa de ajuda urgente para pagá-las
    se você precisa de dinheiro para iniciar um negócio ou para qualquer situação importante
    Então aconselho você a solicitar o cartão master/ATM já carregado, com este cartão master/ATM você pode fazer saques grátis de até $67.000,00 dólares toda semana de 6 meses a 3 anos. gostaria que você também usasse e fosse feliz. Para obter este cartão master / ATM, entre em contato com o e-mail para imediatamente responder thomasunlimitedhackers@gmail.com

    Obrigado

    ResponderExcluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.