Avaliação 2018 e metas para 2019

Surfista tentando deixar de ser calhorda
Após 5 anos de aportes ininterruptos só tenho a agradecer pelo conhecimento que consegui aqui na Finansfera, as indicações de livros e toda informação compartilhada foram de extrema valia. É bem verdade que pessoas mais bem instruídas teriam um desempenho muito melhor, mas eu estou muito orgulhoso dos meus resultados com a minha poupança.

O hábito de poupar continua vivo e deve continuar a existir em 2019, onde vou ter um foco um pouco diferente, mas não vamos colocar a carroça na frente dos bois é melhor começar com a avaliação de 2018 primeiramente.

Avaliando 2018

Aportar menos e fazer uma surftrip. Sucesso!
Fiz a surf trip e peguei ondas perfeitas e ainda consegui aportar mais que o planejado. A redução do aporte era para bancar a viagem.

Vender 1 imóvel. Sucesso!
Imóvel vendido no último trimestre.

  • Aporte Orçado: R$ 40k / Realizado: R$ 46,6
  • Patrimônio Orçado: R$ 455k / Realizado: R$ 442,7
  • Rentabilidade Orçada: 14% / Realizado: 7,82%
  • Proventos e Afins Orçados: R$ 5k / Realizado: R$ 3,8k

Sobre as metas financeiras, fui muito bem nos aportes, o que já é uma rotina. Não fui tão bem em relação as outras metas, mas estou contente com os resultados.
2019 o Bitcoin promete kkk! Humor ruim, bem ruim.

Pensando em 2019

A novidade de 2019 é que vou fortalecer o meu colchão de segurança para acumular mais meses de despesas pagas. Comecei a pensar em ficar uns 6 meses fora do mercado de trabalho formal para tentar outras experiências e esse colchão de segurança mais robusto vai me ajudar a ter tranquilidade durante esse período, ainda não decidi quando devo fazer isso.
Posto isso, os aportes irão ser reduzidos drasticamente, conforme será possível verificar mais abaixo no post.
Sobre as viagens eu já tenho uma legal, planejada e paga com toda a família e devo fazer somente essa mesmo em 2019.
Os imóveis, eu já tenho mais um praticamente vendido, devo ter todo o processo concluído até o final de março, então contando com esse imóvel já 99% vendido, o desafio vai ser comprar mais dois imóveis que apresentem alguma oportunidade e vender mais um imóvel até o final de 2019.

Metas Financeiras 2019

  • Aporte Orçado: R$ 12k
  • Patrimônio Orçado: R$ 555k
  • Rentabilidade Orçada: 10%
  • Provento e Afins Orçados: R$ 5k
Devo dividir os aportes de maneira bem equilibrada durante os 12 meses do ano, esse valor mais baixo de aporte não quer dizer que eu não vou mais economizar, a principal mudança é que vou destinar uma boa parcela do meu 'superavit' para o colchão de segurança, que vai dormir em alguma renda fixa que pague 100% do CDI com liquidez diária. Isso vai me ajudar a me aventurar em mares desconhecidos num futuro próximo.

Que 2019 seja um excelente anos para todos que se dispuserem a trabalhar para alcançar seus objetivos! Até mais.
Avaliação 2018 e metas para 2019 Avaliação 2018 e metas para 2019 Reviewed by Surfista Calhorda on 11:26 PM Rating: 5

8 comentários:

  1. Eu que no sabático vira da uma reforçada nos FIIs e usar os rendimentos ...EU provavelmente não aporto esse, só reinvestir os dividendos ou se aparecer uma renda extra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Soldado, quero ver se ano que vem já consigo ter um tempo, pelo menos uns 6 meses, para eu tentar outras atividades.

      Excluir
  2. Olá Surfista!
    Em meados de 2017 conheci seu blog e com certeza foi de grande aprendizado acompanhar suas postagens, mudei completamente a minha visão sobre investimentos, muito obrigado por passar suas experiências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, educação financeira e algo importante e nem e tão difícil assim.

      Excluir
  3. Parabens pelas conquistas e pela surftrip surfista!
    Feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  4. Boas metas Surfista, acho que mesmo investir em um colchão de segurança pode ser considerado como um aporte. No seu caso acho que vai ser uma boa de qualquer maneira porque você está bem exposto na RV (não dizendo que é errado, mas a RF traz uma boa tranquilidade).

    Boa sorte com as metas. Dos 500 mil pro milhão é praticamente um pulo, logo logo vc chega lá.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Jovem! Minha projeção é que após os 500 mil eu leve 5 anos para chegar no MM com um patamar de aporte reduzido.
      Eu gosto muito de RV foi uma decisao difícil vender minha RV para começar a negociar imóveis, eu sempre meq questiono se nao deveria colocar tudo na RV novamente, mas a diversificação é importante para mitigar riscos.

      Excluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.