Qual o melhor investimento?


A jornada da independência financeira, no meu caso, tem sido um caminho monótono e sem muita emoção, mas de tanto ter proximidade com o tema de finanças, acredito que estou conseguindo aprender alguma coisa. Com esse aprendizado empírico, tenho utilizado de um discurso muitas vezes erudito para responder dúvidas de pessoas próximas.

Uma pergunta que eu escuto com uma alta frequência é sobre qual é o melhor investimento para o poupança realiza mensalmente.

Até pouco tempo atrás, eu entregava uma resposta falando um pouco das diferenças entre renda fixa e renda variável e comentava sobre os principais ativos destas classes de investimento, de uma maneira erudita que transmitia para as pessoas a possibilidade de que eu fosse um ultra especialista. O resultado nunca era favorável, as pessoas persistiam com a necessidade de que eu indicasse onde elas deveriam colocar o seu dinheiro e no fim eu acabava não sendo muito simpático, indicando que as pessoas deveriam estudar e decidir por elas mesmas.

Esta abordagem não está completamente incorreta, porém muitas vezes as pessoas ficavam com a impressão de que eu não queria entregar o ouro, e por má vontade não falava qual era o melhor investimento.

Algumas semanas atrás eu mudei um pouco a abordagem, agora eu simplesmente digo que não sei, além de ser uma resposta mais acertada, é a verdade. O que na maioria das vezes gera a pergunta: 'Ok, você não sabe. Então como você faz para decidir onde você vai investir?'.

Para a segunda pergunta eu reforço minha falta de capacidade de ler indicadores econômicos, variáveis políticas e de maneira preditiva identificar qual será o próximo investimento que irá bombar. Simplesmente eu digo que não sei, se será melhor investir em ações, FIIs, renda fixa, ou criptomoedas. O que eu faço é definir um percentual para cada investimento e compro um pouco de tudo.

Não é tão fácil me fazer entender, mas no fim a mensagem de que, como eu não sei o melhor investimento, deixo um pouco em cada um deles para tentar ficar na média, acaba ficando clara. Essa mensagem acaba gerando mais empatia, como eu não sei e deixo isso claro, eu não gero uma contrapartida negativa que eu não estou entregando o ouro.

Eu acredito que não deveria ser tão difícil de entender, que para as pessoas que não são profissionais do mercado financeiro, a principal fonte de renda, durante muito tempo, será o seu trabalho e que nos investimentos a principal preocupação deve ser a de mitigar riscos e não a busca por altas rentabilidades.

As pessoas se iludem com a esperança de ficarem ricas no curto prazo com a bolsa e acabam fazendo cagada.

Qual o melhor investimento? Como eu não sei vou comprar um pouquinho de cada e me esforçar para ficar na média! Segunda às 06h30 estou de pé para enfrentar mais uma semana de trabalho.
Qual o melhor investimento? Qual o melhor investimento? Reviewed by Surfista Calhorda on 7:25 PM Rating: 5

11 comentários:

  1. Muitas vezes quando fazemos algo, inconscientemente queremos a aprovação dos outros, queremos provar que estamos certos, queremos ensinar, queremos que os outros façam o que nós fazemos, etc. É assim com investimentos, alimentação saudável, academia/esportes, estudos. Passei por essas fases e a melhor delas é quando sequer lhe perguntam sobre investimentos. Sou mais um deles. Reclamo das dívidas, que não sobra nada, da gasolina e etc. Gero mais empatia e fico ainda mais em paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é aos poucos os que querem só a dica mastigada acabam não tocando mais no assunto, porém apesar de ser a minoria tenho alguns casos de pessoas que realmente estão querendo estudar e obter educação financeira, então para estas pessoas eu acho que a atenção e o compartilhamento de conhecimento é válido.

      Excluir
  2. Olá Surfista!
    Muito bom o seu post.
    grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Todo mundo quer uma receita pronta, maioria tem preguiça de estudar. Hoje com You tube a pessoa fica pronta para investir, duro era em 2006, as fontes de informações eram revistas, jornais e internet, más não tinha muitos sotes dedicado ao tema. Na minha vida a única pessoa que indico investimentos é para minha mãe, sei da responsabilidade, más minha mãe é idosa e não manja nada do tema. abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca indico nada também Beto, sempre tento ajudar mostrando o caminho para obter informações, mas acredito que tentar compartilhar conhecimento da forma certa e ajudar pessoas a melhorar a educação financeira é uma ajuda para nossa sociedade, por isso continuo compartilhando infos com as pessoas que eu convivo.

      Excluir
  4. Este é um anúncio público para todos que querem vender um rim, temos pacientes que precisam de um transplante de rim, por isso, se você estiver interessado em vender um rim, por favor entre em contato conosco em nosso e-mail em iowalutheranhospital@gmail.com
    Você também pode ligar ou escrever para nós no whatsapp em +1 515 882 1607.

    OBSERVAÇÃO: Sua segurança está garantida e nosso paciente concordou em pagar uma grande quantia de dinheiro para qualquer pessoa que concordar em doar um rim para salvá-lo. Esperamos ouvir de você, para que você possa salvar uma vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SPAM inglês traduzido para português...

      A qualidade e persistência destes caras é realmente admirável!

      Excluir
  5. mesmo com pouco tempo de estudos e, comparativamente com vários amigos da finansfera, ser um ignorante nos assuntos financeiros mais complexos, já passei por isso também.

    O mais chato é que, mesmo que você realmente deseje ajudar, muitos não tem interesse algum em aprender. As vezes penso que temos construído seres humanos que querem tudo na mão, "se não for fácil, nem me conta".

    ResponderExcluir
  6. Olá, Surfista!

    Gostei da abordagem; cheio de gente com quem eu mal falo há anos que descobre que eu invisto e já chega junto na amizade... "mas diz aí, Pinguim, como é que eu faço pra investir que nem você, como eu fico rico?" Só que quando eu digo que tem que estudar, analizar, correr risco e esperar, eles desconversam e vão embora.

    Eu ainda acho que o tal do "melhor investimento" é em você mesmo. Só você, munido do conhecimento e da habilidade, que pode fazer resultados extraodinários aparecerem. Se você não estiver preparado, ou pior, não estiver disposto, não irá realizar.

    Ah, e obrigado por incluir meu blog no seu blogroll! Eu preciso ainda atualizar a minha lista também, mas fiz questão de dar uma pequena atualizada só pra incluir o seu também.

    Abraços e seguimos em frente!

    Pinguim Investidor
    https://pinguiminvestidor.home.blog

    ResponderExcluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.