Aluguel de Ações no Automático


O gráfico acima, apresenta meu desempenho anual com aluguel de ações, um desempenho modesto, bem modesto.

O valor total ganho com aluguel de ações até o momento é de R$ 147,96, a priori não ajuda muito e fazendo uma análise paramétrica, mesmo com um belo crescimento do meu patrimônio, também não deve ajudar muito no futuro.

Eu tenho esforço quase zero no aluguel de ações, o pequeno trabalho que dá é no imposto de renda, disse pequeno trabalho, pois é bem fácil lançar o aluguel de ações no imposto de renda.

Eu utilizo o modelo de aluguel automático nas corretoras que eu tenho conta, e talvez essa seja a causa do desempenho ruim, mas eu não sei se vale a pena investir energia para tentar fazer operações de aluguel de ações melhores, vou manter no piloto automático.

Vocês sabem se tem algum blog que divulga os resultados com aluguel de ações? Se puderem me indicar algum fico muito grato.

O que é o aluguel de ações?

Basicamente você empresta sua ações para outros investidores em troca de uma taxa de remuneração, parecido com o aluguel de um imóvel mesmo, você continua com a propriedade, mas não tem a posse mais.

Quando as ações são emprestadas, os tomadores do empréstimo, podem vender as ações no mercado à vista e podem utilizar as ações como garantia para outras operações, no mercado futuro ou lançamento de opções cobertas.

Outro ponto importante é que os tomadores passam ter o direito a voto das ações ordinárias alugadas.

O doador da operação de aluguel de ações, mantém o direito de recebimento de todos os proventos pagos durante o período do aluguel.

A operação é bem segura, pois o tomador precisa ter garantias para realizar o aluguel de ações e a operação é regulada pela B3.

E quais são as vantagens para o doador?

Explicando um pouco melhor, o doador é aquele que empresta suas ações para outros investidores, portanto o tomador é aquele que pega as ações emprestadas.

A principal vantagem para o doador, que não tem intenção de vender as suas ações, é ganhar alguma taxa em cima das ações que ficariam lá paradas. E como eu já comentei anteriormente, o doador continua recebendo todos os proventos, mesmo quando as ações estão alugadas.

Resumindo os benefícios...

  • Rentabilizar o patrimônio com uma taxa extra (eu já aluguel com taxa de 10% ao ano, mas quase sempre as taxas são inferiores a 1%)
  • Continuar a receber todos os proventos
  • Risco pequeno, operação bem segura
  • Custo zero

E quais são as desvantagens?

A única desvantagem que eu vejo de fato é perder o direito a voto, então os endinheirados podem sair alugando um monte de ações para influenciar na estratégia da empresa.

Ai dá para dar uma viajada em teorias da conspiração, o cara vai aluga as ações numa cotação elevada, apoia uma estratégia ruim com o poder de voto das ações alugadas e depois vende as ações no mercado à vista, com a decisão ruim as ações começam a cair vertiginosamente, o endinheirado vai lá recompra as ações por um preço muito menor e devolve pro coitado que alugou as ações. Será que isso pode acontecer?

Enfim, eu alugo no piloto automático e salvo a viajada que eu dei no paragrafo anterior não vejo muito risco e como a máxima do mercado não perdoa, pouco risco gera pouco retorno.
Aluguel de Ações no Automático Aluguel de Ações no Automático Reviewed by Surfista Calhorda on 10:02 AM Rating: 5

16 comentários:

  1. Ja vi um pessoal no forum da bastter falando q tiraram 0,1% do valor da carteira de ações, não sei como esse pessoal consegue isso, devem ficar olhando no HB kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco, tudo bem?
      0,1% em qual período? No mês?

      Excluir
    2. Fiz a conta aqui, estou longe de fazer 0,1% ao ano viu. Em 05 anos eu fiz 0,049%, considerando 300 mil em ações que tenho atualmente. Porém com um volume maior de ações, aparentemente vou alugar mais e talvez o número melhore um pouco.

      Excluir
    3. Pelo que entendi no ano, parece que tem alguns que ate conseguiram mais q isso no ano

      Excluir
  2. Já pensei várias vezes em alugar as ações que possuo, mas infelizmente a minha corretora não possui um sistema automatizado que disponibiliza alugar com facilidade. E como você disse, talvez não valha a pena o esforço para uma remuneração baixa... continuo pensando se faço ou não rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Canguinha tem que ser no automático, pois realmente não vale o esforço.

      Excluir
    2. Procurei na Rico e não achei a opção automática, eu até coloco pra alugar, mas não sei qual seria um % de aluguel interessante

      Excluir
    3. Dividendos UFRJ acho que precisa ligar para autorizar o aluguel de ações automático. Ligar não né, acho que basta mandar um email e já resolve.

      Excluir
  3. Eu alugo no automático e dá bem pouco mesmo, já aconteceu de querer vender alguma ação e ter que ligar na corretora para tirar do aluguel. Pois é, mal compensa o trabalho de administrar.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca passei pelo problema da venda, mas realmente uma situação dessas coloca em cheque a viabilidade do aluguel.

      Excluir
  4. E ai Surfista,

    Acho que a principal desvantagem é não poder vender a ação em um cenário de tendência primária de baixa. O doador fica preso com essa ação, sem a possibilidade de poder fazer a venda.

    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Baterista, eu estou começando a estudar um seguros com PUT de BOVA11, o lance de precisar vender não seria um problema para mim. Vou manter o aluguel, pois no último ano eu notei um aumento dos valores recebidos. No próximo ano eu faço uma nova avaliação.

      Excluir
  5. Eu alugo no automático tbm, as que costumam pagar melhor em minha carteira são MRV e VIVO.
    Esse alugue q recebo anualmente, praticamente paga as corretagens e emolumentos durante o ano.

    Sim é uma mixaria...

    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário Rafael. Eu vou manter o aluguel em 2020, em 2019 eu notei um aumento dos valores recebidos, quero ver o que vai acontecer em 2020.

      Excluir
  6. Surfista, em 2017 eu tinha perto de R$1,5 milhao em acoes na bolsa no aluguel automatico e ganhei quase 2500 reais no ano. No começo eh bem pouco mesmo, mas a medida que o patrimonio aumenta ele tb aumenta.

    Graças à divina providencia, eu tinha mais de 2900 acoes da eztec que aluguei no longo prazo, demoraram mais de 3 anos pra me devolver e elas voltaram com uma valorizacao absurda, se tivesses me devolvido antes eu teria vendido e perdido a valorização. dei muita sorte, foi quase 200 mil reais apenas nessa ação de valorização, fui salvo pelo aluguel.

    Quem nao pensa em vender pode deixar alugado mesmo, eh pouco dinheiro mas tá sempre pingando.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frugal que legal que mantiveram um aluguel por bastante tempo, os contratos que tenho conseguido no aluguel automático não chegam nem a completar um mês. Eu vou manter o aluguel em 2020, como a carteira de ações começou a ganhar um pouco de corpo, vamos ver no que vai dar.
      Valeu pelo comentário.

      Excluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.