Redefinição da meta de patrimônio

Planejar, realizar e avaliar, pois bem em 2014 eu construí um planejamento para atingir a nababesca quantia de 1 milhão de reais, valor que seria alcançado no final de 2025.

Após os 3 primeiros anos realizei uma alteração 'informal' na minha meta para encurtar o prazo de atingimento do primeiro milhão para 10 anos ante os 12 anos do planejamento inicial.

Agora se passaram mais 3 anos e eu continuo bem a frente do planejamento inicial, fechei 2019 com 269k acima da meta de patrimônio, portanto decidi realizar uma alteração formal no baseline do meu planejamento.

Vou manter a previsão de 10 anos para chegar no primeiro milhão, porém vou calibrar os aportes com base em uma rentabilidade mensal de 1%, rentabilidade bruta.

Compartilho com vocês a representação gráfica do meu planejamento original, percebam que o mítico primeiro milhão chegaria lá em 2025.

Antigo baseline do planejamento.

Para facilitar a comparação já vou compartilhar o novo planejamento.

Novo baseline do planejamento.

Explicando a alteração

Mantive o planejamento de patrimônio inalterado até 2019, nos dois gráficos acima temos a meta de patrimônio em 350k para o ano de 2019.

A partir de 2020 temos a alteração, a meta antiga era de 440k e passou para 701k de patrimônio. O que eu fiz foi apenar apropriar a diferença já realizada do resultado de 2019 e adicionar ela na meta dos anos subsequentes, ou seja, fechei 2019 com o patrimônio de 619k e a meta era de 350k, a diferença desses valores de 269k foi adicionada nas metas de 2020 para frente.

Metas durante os 6 primeiros anos, qual o motivo da alteração?

Nos 6 primeiros anos eu planejei os seguintes valores.
Aportes: R$ 249.800
Patrimônio: R$ 349.802
Rentabilidade: 40,03%

E realizei:
Aportes: R$ 266.901
Patrimônio: R$ 618.706
Rentabilidade: 131,81%

Olhando os números acima fica claro que eu fui muito conservador na meta de rentabilidade, fazendo o calculo pela TIR eu tenho uma rentabilidade média mensal na casa de 1,88%.

Toda essa discrepância positiva estava gerando um menor apreço pelos aportes e acompanhamento do meu patrimônio, então a alteração está sendo realizada para que eu continue acompanhando o meu patrimônio e calibre os aportes conforme a necessidade para atingir o primeiro milhão em 10 anos.

No final isso ainda vai gerar um efeito similar a alocação de ativos, pois se a rentabilidade for ruim eu irei aportar mais e se a rentabilidade for boa eu irei aportar menos.

Os valores de aportes serão revisados, a priori, anualmente, sempre calibrando o aporte para chegar no 1MM no final de 2023.

Conclusão

Com essa alteração eu fico muito atento para não deixar a rentabilidade me induzir a girar patrimônio ou tentar investir em alguma grande oportunidade, o foco continuará sendo o aporte, calibrado sempre pela meta de 1MM. 

Se o meu desempenho em relação a rentabilidade cair vou aportar mais e se o desempenho continuar igual vou ter que aumentar a meta de patrimônio para 2023, senão vou parar de aportar.

Essa alteração foi um método que eu encontrei para continuar me importando com o planejamento, a realização e avaliação das minhas metas.

Ter um planejamento, ou seja objetivos, é muito importante, desde que eu comecei a ter essa visão para atingir meus sonhos tenho sido muito mais eficiente e a experiência tem me ajudado muito a ser assertivo na realização dos planos e entender que eles sempre, veja bem, sempre precisam ser revisados.

Todo plano é construído em cima de premissas, previsões, futurologia, probabilidades e etc, lógico que tentamos sempre ser assertivos, mas a certeza que temos é que todos os planos vão precisar de ajustes sempre.  
Redefinição da meta de patrimônio Redefinição da meta de patrimônio Reviewed by Surfista Calhorda on 8:55 AM Rating: 5

16 comentários:

  1. Olá Surfista, belos gráficos hein? E cara, olha o poder dos juros compostos ai. A comparação da sua primeira projeção com a final mostra bem isso. Afinal, você teve mais que o dobro do patrimônio estipulado.

    Parabéns!

    Se o bull market continuar por mais uns 2 anos, acredito que você atinja o milho antes do planejado.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ainda estou no começo da caminhada e já consegui ver a capacidade do próprio patrimônio de se realimentar. Coisas boas pela frente!

      Excluir
  2. A sua TIR é muito boa. 1,88% não é para qualquer um.
    Entretanto, acho que vale a pena frisar que isso é obra do bull market, sua carteira não pegou nenhum bear ainda. Suspeito com base em diversas simulações que já fiz de 2008 pra cá que a gente pode esperar uma TIR bruto na casa dos 1% a.m. de uma carteira balanceada, ou seja, está bem de acordo com seu planejamento!

    Enfim, boa sorte e parabéns pela redução de expectativa. Isso mostra uma evolução de pensamento muito grande. É muito fácil a gente achar que é o rei da cocada preta quando tá tudo dando certo. Tomara que tenhamos uma continuação do bull por mais 2 ou 3 anos. Mas se não tiver, melhor estar preparado rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anom, eu estou vendo a galera falando de Bull Market por 2 anos, juro que eu sempre pensei que era algo bem rápido, algo como 6 meses, acho que sempre confundi com bolha, se continuar num ritmo de alta, mesmo que moderada, nos dois próximos anos o negócio vai ficar bom mesmo.
      Eu tenho um ponto diferente na minha carteira que são os imóveis, eles ajudam a ter essa TIR um pouco mais alta.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Frugal é um belo começo de caminhada. Valeu pela mensagem.

      Excluir
  4. Tbm to nessa de aporte variável quero que meu patrimônio cresce mil por mês, se subir R$700 aporto R$300 se cair muito ai aporto os Milão de sempre kkk Num vejo que chegar nos 1k de renda mensal e começar a fazer o caminho inverso , ou seja o que passar de mil de crescimento vem pra CC pra consumir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto destas contas malucas, malucas mas nem tanto servem para montar um jogo que nos motiva a continuar na pegada. Só acho que você precisa tomar um pouco de cuidado com a avaliação mensal, é um período muito curto e pode ser muito afetado pela aleatoriedade do mercado de rende variável. Talvez se você decidir a retirada ou aporte em períodos anuais, você consiga mitigar um pouco essa impacto da aleatoriedade.

      Excluir
  5. Excelente hein Surfista! Como é bom ver que estamos a frente do planejamento. Daqui 3 anos (ou antes) teremos mais um milionário! Parabéns. Teu blog sempre foi uma inspiração. Abraços e muito sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grafista eu já conquistei uma certa liberdade, ainda não é uma liberdade perene, mas já me dá um folego extra para gozar de algumas coisas que eram inacessíveis para mim no passado. Eu agora vou alimentar expectativas comedidas para não perder pelo caminho, mas acredito que os primeiros passos já foram bem dados, agora preciso dar tempo ao tempo.

      Excluir
  6. Vários conceitos de gerenciamento de projetos, ficou legal hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um negócio que acaba virando hábito, daqui a pouco eu estou controlando o SPI, CPI e EV do meu cronograma. Vou adicionar uma curva S no dashboard hahaha.

      Excluir
  7. Boa, Surfista! Confesso que sempre achei suas estimativas muito conservadoras pra alguém que tem tanta exposição na RV. E acredito que você batera sua meta de R$ 1 MM antes do novo prazo estabelecido. Mas de toda forma esse novo planejamento vai lhe dar um norte bom para se guiar. Vamos lá pra essa reta final!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu constatei que a estimativa havia sido muito modesta, mas lá no começo recebi muitas críticas por pensar em 1% ao mês então reduzi para 0,8 ao mês. Nunca imaginei ficar acima de 1% ao mês, mas o resultado passado está aí e ele infelizmente não é garantia de resultado futuro.
      Tem um efeito que eu também devo perceber daqui pra frente que irá colaborar com a rentabilidade, o dinheiro novo ou aportes trarão menos impacto para rentabilidade do que causavam no passado, então acho que devo manter o patamar de 1% ao mês até completar 120 meses de caminhada.

      Excluir
  8. Ótimo blog. Parabéns! Se não precisar aportar, onde deixará o dinheiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá ficando num CDB 100% do CDI com liquidez diária.
      Hoje eu estava pensando em fazer um aporte mais pesado, só que decidi vender puts, aguardando ser exercido agora para efetivar as compras.

      Excluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.