Patrimônio Financeiro mar/2020 (R$ 553.261,88) ou -10,70%


O Coronavírus ou Covid-19 está causando belos estragos pelo mundo, será que a humanidade vai sair melhor dessa pandemia? Espero que sim.

Fechamento sem sal e sem açúcar, fazendo uma conta sem muita precisão eu já acumulo uma queda de uns 120 mil reais, eu explico.

A queda do patrimônio de um mês para o outro foi de R$ 66.319,48, como pode ser visto na minha tabela de acompanhamento mensal e histórico, porém neste meio do caminho teve os R$ 34.500,00 de aporte e mais uns R$ 35.000,00 de lucro da venda de um imóvel.

Então refazendo as contas a queda está na casa dos 135 mil reais, uma bela e acentuada queda.

Mas esse não é um post de lamurias, o colchão de segurança ainda me dá mais alguns meses de folego, então quando passar essa série eu vou remar para o canal e começar tudo novamente.

No surfe funciona mais ou menos assim:
1 - Você vai para o pico no outside, o pico é o melhor lugar para pegar as melhores ondas;
2 - Rema para pegar as maiores do dia, mas algo dá errado em uma das ondas e você toma um vaca, um wipe out, cai da onda na primeira onda da série;
3 - Você fica bem na zona de impacto onde as ondas quebram em cima da bancada e já sabe que vai tomar a série na cabeça;
4 - Quando a primeira onda quebra em cima de você e te joga para fundo, você volta e tenta remar para o canal; (* O canal geralmente é o lugar onde não quebram ondas)
5 - Você não consegue voltar para o canal a tempo e a segunda onda quebra na sua cabeça, agora você já tem menos folego;
6 - Quando a 3º onda quebra na sua cabeça você pensa, agora eu estou correndo risco de morrer afogado, tomara que seja a última onda da série;
7 - Ai você volta para superfície e puxa o máximo de ar que consegue e vê a 4 onda da série, uma morra de água, aí a única reação é manter a calma, preservar as energias, e torcer para depois da série vir alguns segundos de calmaria;
8 - A série teve somente 4 ondas, ufa!!! Aqueles segundos de calmaria apareceram. Agora é remar como nunca na vida para sair da zona de impacto. Se conseguir sair é agradecer por não ter perdido a vida, senão vai tomar a outra série na cabeça e a probabilidade de se afogar aumenta cada vez mais.
9 - O último passo é o melhor de todos, depois de passar esse perrengue todo, você volta para o passo 1 e começa tudo de novo.

O problema é que eu acho que ainda não chegamos no passo 8, não vai ser agora que os segundinhos mágicos para voltar para o canal vão aparecer.

Algumas ondas ainda vão quebrar nas nossas cabeças até a série passar e os que ainda tiverem folego apertem na remanda para não morrerem afogados.

Só eu vou entender a analogia que eu tentei fazer acima kkk, mas pelo visto a blogosfera tá quietinha, só guardando energia para quando a séria passar voltar para o outside e começar a dropar as ondas novamente e correr os mesmos riscos.

É isso, abaixo a planilha do nobre ADP.


Patrimônio Financeiro mar/2020 (R$ 553.261,88) ou -10,70% Patrimônio Financeiro mar/2020 (R$ 553.261,88) ou -10,70% Reviewed by Surfista Calhorda on 9:43 AM Rating: 5

11 comentários:

  1. Olá, Surfista.

    Eu já até acostumei com essas quedas. Claro que uma queda de 30% é meio dolorido, mas dá para a gente comprar ações mais baratas. Eu estou aportando nessa baixa. Sigo a minha estrategia.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De verdade essa é a minha primeira 'grande queda', mas estou com emocional bem controlado, errei a mão aportando tanto no mês passado e aprendi mais uma lição na prática, juro que eu cheguei a pensar em aportar ainda mais que os 34k e ainda bem que eu controlei para deixar o colchão de segurança para me dar um folego.
      A palavra mágica é seguir a estratégia.

      Excluir
  2. Venho aqui para lhe agradecer Surfista Calhorda, pois tenho utilizado muito a planilha que você melhorou, a planilha de acompanhamento financeiro, e vendo o seu blog e de outras pessoas me incentivaram a fazer o meu blog para poder no futuro acompanhar minha evolução. Assim que possível de uma olhada e sinta-se a vontade de comentar, abraços.

    https://metasdevida5.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente MJ. Vou conferir o seu blogue!
      Cara a planilha tem suas qualidade, mas para a pessoa conseguir utilizar devidamente precisa conhecer Excel e fazer algumas adaptações.

      Excluir
  3. Tomamos um belo caldo nesse mês. Mas o mar ainda está aí, e nós também!

    ResponderExcluir
  4. Olá Surfista,

    Dói ver o patrimônio diminuindo por fatores que não dependeram de nós pra isso. Não sei vc mas pra mim seria uma sensação de impotência. Mas é isso aí!! Ossos do Ofício.

    Esse Mês de Abril graças a Deus foi marcante pra mim por conseguir finalmente chegar nos 100.000 de Patrimônio. Até fiz um Post relatando o caso.
    Abraços e sucesso,
    S&P
    https://simpleseprospero.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Surfista!

    Minha primeira vez aqui no seu blog, sou novo na finansfera (com meu blog recém criado) e nos investimentos também.

    Talvez não tivesse melhor (ou pior?) momento para entrar na bolsa (comecei mês passado!), mas imagino que eu estaria no mínimo aflito se estivesse vendo uma “diminuição” do meu patrimônio nesse nível.

    De qualquer forma, vamos aproveitar tudo o que a crise tem a oferecer, sem querer menosprezar a situação que estamos vivendo!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom engenheiro. Eu estou testando meu controle emocional, por enquanto estou passando bem por mais esse tombo. Já estou vislumbrando um médio prazo interessante!
      Espero que você alcance sucesso na sua caminhada.

      Excluir
  6. olá surfista calhorda,

    Eu baixei essa planilha na versão antiga onde apresenta o erro de atualização, será que há alguma possibilidade de você disponibilizar a nova versão sem erros? gostaria de um planejamento consistente e sua planilha é muito completa, e gostei muito dela porque se adequa aos meus tipos de investimentos.
    Se puder me ajudar, seria incrivel.

    jhonnyguedespereira@gmail.com

    ResponderExcluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.