Patrimônio Financeiro Maio/2020 (R$ 581.868,07) ou +2,00%


Dashboard
Mais um passo na caminhada, felizmente estou mais próximo da barreira dos 600k e mais distante da possibilidade de perder a barreira dos 500k.

A priori me mantenho preparado para muita volatilidade e para a possibilidade de quedas abruptas no curto prazo, o principal direcionamento para minha carteira é manter um bom colchão de segurança para não precisar vender nenhum ativo caso a situação se deteriore ainda mais. Foco no simples e fácil.

Outro resultado importante de toda essa situação complicada que estamos vivendo, foi a completa revisão do meu orçamento e desta vez em conjunto com a minha esposa, conseguimos reduzir nossas despesas fixas mensais e definimos limites mais apertados para as despesas variáveis.

Passar pelo mês de março de 2020 sem entrar em desespero foi um bom teste de resiliência deste investidor amador, acho que passei no teste, sem sombra de dúvida foi o pior mês nestes quase 7 anos de investimento.

Neste fechamento eu dei uma olhada na rentabilidade individual dos meus ativos, tenho somente 3 que estão negativos, são eles:
  • Ambev: - 24,24%
  • Cogna:  - 46,24% (Antiga Kroton)
  • EDGA11: - 26,69%
A Odontoprev também está negativa, mas ela acabou de entrar na carteira, então eu desconsiderei.

Para fechar a planilha de cotas com cada passa da jornada até aqui. 
77 meses já!

Cotas
Patrimônio Financeiro Maio/2020 (R$ 581.868,07) ou +2,00% Patrimônio Financeiro Maio/2020 (R$ 581.868,07) ou +2,00% Reviewed by Surfista Calhorda on 9:30 AM Rating: 5

12 comentários:

  1. Que planilha bonita! 77! Hahaha, um dia chego nisso, a minha acho que está chegando nos 50. Alias, vou brincar de fechamento agora, creio que passei pela turbulência de 2020 meio ileso tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda estou bem ligado, acredito que essa turbulência ainda não passou, mas tenho certeza que preciso manter minha estratégia por muito tempo ainda.

      Excluir
  2. Bela caminhada, Surfista!
    Esse mês de março com certeza foi um teste de fogo..quem passou sem perder a sanidade agora, não perde nunca mais, rs

    Abraço!

    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engenheiro concordo que foi um bom teste, acredito que outros teste virão e também deixarão mais ensinamentos... Mas por esse, por enquanto, estou passando com algum louvor.
      Minha percepção é que existe um descolamento com a economia real e já estou preparado para muito volatilidade no curto e no médio prazo.
      Os balanços do segundo trimestre com toda certeza serão horríveis.

      Excluir
  3. uma caminhada brilhante Surfista, parabéns pela jornada!

    continuemos lutando mesmo nesse momento nebuloso, pois sairemos do outro lado.

    abs.
    P.I.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pequeno, continuar lutando é o mais importante realmente!!!

      Excluir
  4. acompanho seu blog a um tempão e confesso que usei sua planilha como base para os meus controles, mudei algumas coisas e coloquei o módulo de atualização de cotações através do Google Finance (lembro que um tempo atrás você tinha reclamado disso, se precisar de ajuda estamos ai). O mais engraçado é que fechamos quase com o mesmo valor em Maio, eu fechei em: R$ 581.398,90 com 4,77% de up. Sucesso ai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara fico muito feliz com seu comentário é bom saber que esse blog não trouxe benefícios apenas pra mim e que também ajudou, mesmo que em poucas coisas, outras pessoas.
      Se você tiver hábitos de consumo comedidos já está gozando de um bom nível de tranquilidade.
      Segue o plano!!

      Excluir
  5. Opa olha eu aqui novamente, meus parabéns!! Isso ai. Tenho uma confissão a fazer, quando iniciei meus investimentos em 2009, comprei umas ações e tomei muita porrada na época, não sabia muita coisa e estava trabalhando feito louco e não reservava tempo para estudar, dai vendi tomando prejuízo e não queria mais saber de bolsa, voltei a investir somente no final de 2018, mesmo assim apenas comprando fundos, Tesouro Direto e CDB, pois estava com receio da bolsa, mas depois de ver seu blog e outros depoimentos de pessoas serias no assunto, tive novamente a minha coragem restabelecida, pois pude perceber na sua planilha que a bolsa sobe e desce e depois volta a subir. O que precisamos fazer e saber aproveitar as ondas para mandar umas manobras legais e sair antes da arrebentação. Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MJ eu desde o começo reconheci minha falta de tempo e de conhecimento para me tornar um excelente investidor, então defini um procedimento bem simples e decidi fazer 'poupança' na bolsa, me preocupei bastante em blindar meu emocional e seguir a cartilha do que é mais fácil.
      Eu durante um tempo tentei ajudar outras pessoas a poupar na bolsa, mas ninguém quer algo simples e que precise esperar por 20 anos para ter algum resultado relevante, então eu pregava num deserto... E entendi que não tem como ajudar as pessoas, minha estratégia não tem 'sex appeal', as pessoas gostam de emoção.

      Excluir
  6. Fala Surfista,

    Olhei umas postagens antigas suas onde você estava fazendo venda coberta (2014 e 2015). Depois não vi mais nada no seu blog sobre o assunto... você desistiu da estratégia? Qual a sua conclusão sobre a estratégia?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Surfista,

    Onde encontro a planilha de controle de ativos mais atualizada até o momento? Adicionalmente, ela possui a possibilidade de se saber o valor de cotas quantos os ativos forem de mais de uma pessoa, semelhante e um fundo?

    Parabéns pelo trabalho. Muito banca.

    ResponderExcluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.