Patrimônio Financeiro Dezembro/2020 (R$ 643.011,04) ou +2,99%

 


Chegamos aos 7 anos de controle dos investimentos, até aqui o saldo é bem positivo, mas meu desempenho não é de tirar o chapéu, ou até é viu! 

Em 7 anos consegui uma rentabilidade histórica de 107%, o que reforço que não é nada ruim, é necessário levar em conta a pegadinha matemática que é o dinheiro novo entrando com os aportes, o que derruba a rentabilidade, tentando ser mais claro eu não tinha todo o dinheiro aportado em 2014, eu fui fazendo uma média 45k de aportes por ano. Minha didática é péssima, mas o que eu queria demostrar é que os próximos 7 anos devem ser muito, mas muito melhores, pois agora eu tenho R$ 643k para render nos próximos 7 anos e não estou começando com zero igual a 7 anos atrás. Enfim, se a galera se esforçar um pouco vai dar para entender, que no primeiro ano eu tinha pouco dinheiro na carteira para render.

O ano de 2020 foi relativamente tranquilo pra mim nas questões financeiras, consegui manter a rota com pequenos desvios e o grande desafio foram as várias restrições de circulação que tivemos que adotar por causa de uma nova doença pouco conhecida. Esse isolamento me convenceu a adquirir uma propriedade de veraneio, é verdade que vai atrasar um pouco a IF, mas o tempo não volta nunca mais, acredito que buscar o equilíbrio é importante sempre.

Ultimamente fui procurado por algumas pessoas que conversei no passado sobre investimentos, desviei o assunto, pois sempre que tentei compartilhar informações sobre investimentos me aborreci com a falta de vontade das pessoas em aprender, e a necessidade de identificar a oportunidade de ouro nos primeiros meses de formação da carteira. Hoje eu vejo que tudo pode ser muito simples, mas eu me lembro que no começo eu tinha muitas dúvidas, avaliava muitos riscos... Esses 7 anos ensinaram bastante pra mim, e é difícil ter paciência para compartilhar um conhecimento que se adquire apenas com a prática.

Abaixo segue a famosa planilha de cotas do ADP com 7 anos de histórico.



Patrimônio Financeiro Dezembro/2020 (R$ 643.011,04) ou +2,99% Patrimônio Financeiro Dezembro/2020 (R$ 643.011,04) ou +2,99% Reviewed by Surfista Calhorda on 11:27 AM Rating: 5

15 comentários:

  1. excelente, te acompanho faz alguns anos...ta voando! e tem que aproveitar quando pode mesmo, de nada adianta estar cheio de grana e não ter curtido um pouco quando podia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, temos que fazer planos para o futuro, mas não podemos esquecer o presente.

      Excluir
  2. Uau! 7 anos é uma constância muito grande. Dificilmente vemos blogs tão duradouros aqui. Só tenho a parabenizar você pel esforço e pelo resultado conquistado, Surfista. Continuarei acompanhando pelos próximos 7 kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Próximos 7 anos devo passar em velocidade de cruzeiro, vamos ver onde vou chegar.
      Valeu!

      Excluir
  3. Feliz 2021, Surfista! E que venham mais 7... 14...28... muitos anos pela frente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí espero atingir a marcar de 14 anos com uma condição ainda mais tranquila. Valeu!

      Excluir
  4. Olá, Surfista.

    Parabéns pela constância.
    Já estou no meu quarto ano de blog e investimento. Que venha muitos anos para nós.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Show, Surfista!

    Observar sua evolução e os aportes mensais ali na planilha é algo que dá aquela sensação de que "é possível". Sua trajetória inspira.

    Abraço!
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engenheiro, obrigado pela mensagem. Eu estou na expectativa, acredito que os próximos anos devem ser interessantes.

      Excluir
  6. Saudações Surfista!

    A muito tempo não visito seu blog e hoje resolvi atualizar a planilha que copiei de você e lembrei de ti. Parabéns pelo controle e principalmente disciplina em mantê-la atualizada com dados mensais. Desisti de fazer isso pois acabava me tomando 1 noite todos os meses. Agora atualizo quando dá rs...

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Galo, eu consegui criar um processo de atualização que não leva mais de 5 minutos, porém confesso que a planilha não ficou tranquila.

      Excluir
  7. Surfista, bom dia! parabens pelo trabalho mano! Uma pergunta, você teria como disponibilizar está tabela atualizada, estaria me fazendo um enorme favor meu amigo. Muito obrigado e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Emanuel, obrigado pela mensagem.
      Se você está falando da planilha, rapaz, já fiz tanta gambiarra nela que precisa de curso para utilizar, não consigo disponibilizar uma versão atualizada.

      Excluir
    2. Olá Surfista, muito obrigado por contestar. Era exatamente desta tabela que estava falando. Mesmo assim muito obrigado por ser tão prestativo. Eu estou utilizando a versão antiga que você disponibilizou, que por sinal é fantastica. Também tive que fazer um pouco de gabiarra nela para funcionar, linkeiii com o googlefinance, adaptei o sistema das cotas e inseri um modelo de busca de ações através do google finance. Ela apresenta uns errinhos devido as gambis... principalmente porque não consegui retirar algumas de suas macros, sem com que ela deixasse de funcionar, então apaguei a parte de busca de sua macro e bora pra frente.... rsrsrs..
      Muito obrigado por disponibilizar este material, te perguntava pela nova versão, porque se por algum acaso eu conseguisse corrigir os erros da minha, ela iria ficar redondinhaaaa.
      Um abraço meu caro.

      Excluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.