Mais um passo no trabalho mensal de ter paciência.
A verdade é que eu já estou a vários anos andando de lado e eu tenho uma preocupação de não estar aportando regularmente, se eu tivesse mantido o ritmo nos aportes estaria com uma mola propulsora pronta para me arremessar para a Lua, em algum momento, ou não. Não dá para ter certeza, mas é fato que eu estaria aumentando minha probabilidade de sucesso.
O meu ano continua congestionado, negócios imobiliários travados, sem recursos para novos investimentos, mas aproveitando o tempo livre para curtir a criançada e fazer o que eu gosto... Não está ruim não e ainda bem que tenho outros assuntos para ocupar a cabeça, assim fica mais fácil ter paciência com os investimentos.
Segue a famigerada planilha de cotas (voltei a ficar positivo no ano):
Olá, mas os dividendos são reinvestidos?
ResponderExcluirSim, sempre utilizo os dividendos para comprar novos ativos.
ExcluirSurfista, estar no positivo no acumulado do ano já pode ser considerado como uma conquista, dado o contexto no qual estamos inseridos.
ResponderExcluirAbraço.
https://engenheirotardio.blogspot.com/
Negócio não está bonito já tem algum tempo.
ExcluirPois é Surfista... penso constantemente nisso também. Na teoria aprendemos que no longo prazo a RV compensa...mas ao mesmo tempo sabemos que resultados passados não são garantias de resultados futuros. Daí sempre fica aquela dúvida no subconsciente se a estratégia vai dar resultado no longo prazo ou se estamos jogando nosso suado dinheirinho no lixo. Estou controlando o emocional e mantendo o plano original de manter a alocação entre os ativos, independente do mercado. Mas é triste saber que se eu tivesse investido 100%RF estaria com um patrimônio muito maior que hoje com uma carteira super diversificada e estudada...
ResponderExcluirFoda...
Grande abraço!
VVI você falou uma baita verdade, mas eu penso que a nossa parte é aumentar a probabilidade das coisas darem certo (sempre existe risco), e o que estaria ao meu alcance são os aportes e a diversificação. Eu acabei tomando uma decisão de priorizar um gasto para ampliar o nível de conforto da minha família nos últimos anos e por isso acabei com uma capacidade limitada de fazer aportes e olhando com cuidado é um período bem ruim para deixar de aportar...
ExcluirSurfista,
ResponderExcluirÉ sempre tentador olharmos para o passado e pensar "e se eu tivesse feito...", mas a realidade é que não podemos mudar o passado. Agora lhe faço uma pergunta: você já parou um momento para refletir onde você está financeiramente? Já se comparou com o resto das pessoas ao seu redor?
Você tem um bom patrimônio e está a frente da maioria das pessoas ao seu redor. A rentabilidade poderia ser melhor e você poderia ter guardado mais? Sim, mas pelo menos você escolheu fazer alguma coisa nesses anos todos, muitos ao nosso redor escolheram gastar tudo e deixar o futuro a própria sorte.
Abraços,
Pi
Poupador do Interior concordo em gênero, número e grau. Fazer alguma coisa é muito melhor do que não fazer nada. Seguimos na caminhada, obrigado pela mensagem.
ExcluirPatrimônio em renda variável no Brasil não é uma boa métrica, muito fatores de volatilidade, dólar, fluxo estrangeiro, crises política etc.., eu prefiro focar nos rendimentos e sua evolução, te dá uma melhor visão da sua evolução. Parabéns por seguir em frete, estoua cinco e sei que não é fácil, e sua capacidade de aporte ainda que não constante, ainda é muito maior do que a maioria dos afegões médios.
ResponderExcluirPois é precisa ser resiliente e evitar alguns gatilhos que induzem a gente a pensar em pular do barco, eu ainda tenho a probabilidade de fechar 2022 no positivo com algum negócio imobiliário, como não costumo olhar separadamente os ativos, isso vai dar uma blindada no emocional.
Excluir