Essa crise do Corona vírus é uma oportunidade?


Senhores estive refletindo se essa crise do Corona (Covid-19) já é realmente uma oportunidade, já adianto que ao meu ver é mais uma artimanha da nossa mente voltada para auto enganação.

Meu fechamento mensal pode ser visto aqui, nele fica claro que a minha diversificação, por enquanto, me deu uma boa defesa neste solavanco, vendi um imóvel, daqueles baratinhos mesmo, e isso segurou a queda.

Falando especificamente da minha carteira de ações e FIIs, o tombo em Fevereiro foi generoso, porém meu patrimônio não voltou anos, voltou apenas 3 meses, isso mesmo, voltei para o patamar de patrimônio de nov/2019 lá em novembro então existia uma excelente oportunidade e nós não percebemos isso?

Vamos aos números da minha carteira:

Resultado Ações

Notem que em nov/19 meu patrimônio estava em R$ 242k, e o fechamento de fev/20 foi de 262,8k, colocando os aportes na conta, podemos dizer que ficou mais ou menos a mesma coisa.

Resultado FIIs

Como pode ser visto na imagem acima, aconteceu mais ou menos a mesma coisa com os FIIs, retornei ao patamar de patrimônio visto em nov/19.

E a crise?

Volto a reforçar, por enquanto as baixas, a priori causadas pelo Covid-19, não representam uma oportunidade tão grande assim, não vi a mesma histeria lá em out e nov/19. É bom reforçar o meu "por enquanto", o negócio ainda pode azedar mais.

Eu a cada dia entendo que a gente sempre tenta se enganar, é importante para nós estar um pouco a frente, estar ganhando aquela oportunidade interessante, mas no fim o procedimento básico de aportes mensais, monótono e chato é sempre a melhor solução.

Nos últimos dias eu li muito sobre seguro de carteira, lançamento de Puts. No final o esforço é grande, e se você fizer o seguro todos os meses, a diferença para quem não faz seguro e compra ações com o dinheiro do seguro será muito pequena. Então a conclusão é que precisa ter timing para o seguro de carteira lançando opções realmente seja vantajoso, aí falou em 'timing', você deixa de se dedicar para o seu trabalho, pois vai gastar mais horas olhando o mercado e começa a entrar em uma esfera mais nebulosa de sorte e azar.

Nós gostamos de uma confusão, de uma complexidade para ter o que falar na mesa de um butequim.

E qual sua opinião, essa queda é uma oportunidade da China?
Essa crise do Corona vírus é uma oportunidade? Essa crise do Corona vírus é uma oportunidade? Reviewed by Surfista Calhorda on 8:30 AM Rating: 5

20 comentários:

  1. Entendo seu modo de pensar, mas penso ser uma oportunidade sim, o risco implícito deste vírus se espalhar de forma significativa e causar estragos é pequeno, e os bons ativos continuam funcionando normalmente, e mesmo que houvesse paralizações, como houve na China, não seriam para sempre, apenas melhoraria as oportunidades de entrada em ativos (mais quedas e mais fortes), até porque o vírus tem taxa de fatalidade de 2.5% apenas, não é um ebola da vida, fora as declarações do coordenador da operação de controle de doenças aqui no BR que falou que está muito sobre controle, as suspeitas e infecções só aumentaram porque o vírus arrecem chegou, oque era esperado de se acontecer, mas se espalhar e realmente prejudicar significativamente a sociedade é outra história... sobre novembro ser uma oportunidade, eu não diria sobre todos ativos isso, ainda tinha muita coisa pra entrar tranquilo, porém a questão é que se continuasse no ritmo de subida desenfreada, sem uma quedinha assim, e mesmo ainda tendo bons ativos com preços não-absurdos, os preços estariam agora a níves menos atraentes para entrada, óbvio que logo mais continuará subindo com o mercado do jeito que tá, penso que não é um vírus de 2.5% que vai desencadear um bear prolongado, precisa-se mais que isso... mas um degrauzinho é sempre bom no meio do bull !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega, lendo seu comentário percebe-se que vc é filho do Bull market. É claro que não será o corona vírus que será responsável pelo Bear, mas anos de alavancagem financeira e era do dinheiro fácil. O corona vírus pode ser apenas a ponta do iceberg e não ter relação direta com o Bear. "Quando a maré está baixa se sabe quem está pelado".

      Excluir
    2. Anom não existe dúvida que é uma oportunidade para quem tem dinheiro disponível para comprar mais ativos, mas a provocação que eu fiz para mim é se a consistência dos aportes ao longo de tempo não vale mais a pena, do que ficar esperando um grande momento. É aquela velha história, trabalhe mais, ganhe mais e aporte mais, vai ganhar fácil do gênio que tem rentabilidade acima da média.

      Excluir
  2. É cedo ainda pra fazer uma análise a respeito.
    A bolsa brasileira vinha com boa valorização, mas boa parte dessa valorização é especulativa, o crescimento real da econômia brasilera ainda vem abaixo das expectativas e muitos segmentos da nossa econômia ainda estão "travados".

    A especulação e a euforia de alguns não dura muito tempo sem mudanças sólidas nesse contexto. No cenário internacional o crescimento econômico geral também não é dos melhores, EUA e China que ditam a econômia global, porém a China não vai continuar num ritmo forte de crescimento eternamente e os EUA também tem seus gargalos e uma eleição que se aproxima.
    Depois dessa fase do corona penso que parte das ações brasileiras vão voltar a valores próximos do período pré corona, mas fica difícil prever quais ações e setores voltarão com mais agilidade aos valores atigos, talvez algumas demorem meses pra isso ou nem voltem.

    Vejo muitos investidores de RV dando como certa a valorização de suas ações, tendo como objetivo valores superiores aos de preríodo pré corona, acho isso muito otimismo com pouco fundamento real.
    Ah, enquano não houver uma reforma tributária abrangente não acredito que a economia brasileira irá deslanchar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anom bela avaliação, estamos num possível voo de galinha, curto e baixo, ainda vai precisar de um tempo para ter uma base sólido e uma alta menos especulativa.
      Alta menos especulativa é difícil, o mercado tá sempre tentando prever o futuro.

      Excluir
    2. E esse futuro nunca é tão bom quanto o mercado precifica e também nunca é tão ruim quando o mercado derrete o preço dos ativos. O negócio é estar ativo sempre, aportando e aportando. Eu infelizmente estou sem rendimentos mensais para manter meus aportes, estou só reinvestindo os proventos praticamente.

      Excluir
  3. Entendo que seja uma oportunidade. Efeito manada muita gente vendendo, e os grandes investidores entram comprando pesado. Ou seja, mais uma crise e o comportamento humano continua o mesmo.

    abs e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kspov concordo é uma oportunidade mesmo, mas o que eu tentei chamar atenção é quão outras coisas até mais simples e com probabilidade maior de acertar pode trazer um resultado melhor para o patrimônio, mas eu falhei miseravelmente, pois de fato essa queda do Covid-19 é sim uma oportunidade para quem tem dinheiro. Até eu vendi umas puts.

      Excluir
  4. Fala Surfista, escrevi sobre isso no meu blog: https://grafistafiel.blogspot.com/2020/02/o-que-aprendemos-com-as-crises.html

    Achei uma grande oportunidade! Tanto é que depois que escrevi na quarta, a bolsa ja recuperou 7k pontos. Claro que o cenário é nebuloso, mas deu pra aproveitar várias promoções, exemplos de ITSA em 11,80, PETR em 24, VALE em 42... enfim.

    Abraço e sucesso sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grafista eu concordo com o seu racional e você apresentou dados para embasar sua afirmação, mas por trás dessa mão boa para comprar ações tem um outra oportunidade que no longo prazo é infalível, ou praticamente infalível que aumentar o nível de especialização, ou seja estudar mais, para tentar aumentar a remuneração com a sua profissão e aumentar sua capacidade de aporte. Eu sou ruim pra caramba para escrever, talvez por isso não tenha conseguido chamar atenção para o que eu realmente queria chamar atenção.

      Excluir
  5. Olá Surfista,

    Já estão aparecendo oportunidades atrativas, entretanto nada impede de estarem ainda mais atrativas mês que vem.

    O importante neste momento é não focar no dia a dia, mas sim no resultado futuro das empresas, mesmo que uma recessão se instale no mundo.

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investidor Internacional eu entendo seu raciocínio, mas eu acho que a grande oportunidade está todos os dias na nossa frente, se especializar, aumentar a remuneração e aportar mais com consistência. Lógico que eu tirei um pouco do meu colchão de segurança para tomar um pouco de risco no mês passado, mas isso faz pouca diferença. É melhor aportar em 20% o aporte mensal, do que acertar mais vezes bons momentos para comprar ações.

      Excluir
  6. Oportunidade de desenvolver serenidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse comentário foi excelente, vou ter que utilizar ele nas minhas conversas.!!! Boa Scant

      Excluir
  7. Algumas ações até sofreram uma desvalorização excessiva que permitiram uma oportunidade de compra, mas no geral o mercado caiu muito pouco comparado aos últimos meses de alta. Acabei de postar meu fechamento mensal e meu portfólio, mesmo com uma queda forte, voltou ao patamar que estava em janeiro. Cabe ao investidor analisar se realmente a queda representa uma oportunidade ou não.

    Abraços, Sufista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Endividado, eu fiquei com a mesma impressão que você, a gente precisa se defender das armadilhas que nós mesmo criamos, o básico bem feito é a melhor estratégia.
      Valeu pelo comentário.

      Excluir
  8. Vejo oportunidade para Traders , eu por exemplo não fico liquido esperando "A oportunidade". Vou comprando mensalmente suba ou desce, se bem que esse mensalmente tá falhando mais que chevette com vela queimada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soldado agora aparece que a oportunidade chegou hein. Quem tem reserva de valor vai lá ar a égua.

      Excluir
  9. Camarada, quem tem reserva em tesouro para aportar vai surfar uma onda legal. Agora, quem está posicionado e pensa a longo prazo é manter o propósito, trabalhar e continuar aportando constantemente.
    Ninguém é capaz de ficar adivinhando o futuro, o mercado é irracional, cada dia tenho mais certeza disso.
    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O negócio já virou uma oportunidade voltamos a patamares de 2017, eu estou adiantando os aportes do ano para esse mês, toda semana estou comprando um pouco. O negócio foi bem mais feio do que eu esperava.

      Excluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.