Estudos iniciais Venda Coberta

Pretendo manter ações da Vale e do Banco do Brasil na minha carteira de ações, decidi estudar o assunto venda coberta.
O conceito de opções de compra ficou bem claro para mim, uma maneira fácil de explicar é a utilização de um cheque caução para manter a prioridade por um prazo definido.


Exemplo: Quando fui comprar meu imóvel encontrei uma excelente unidade num preço que me parecia atraente, não fechei negócio no mesmo dia, porém decidi dar um cheque caução de R$ 3000,00 para o vendedor 'segurar' o imóvel por 7 dias.
O vendedor ao aceitar o cheque caução ganhou o dever/obrigação de me vender o imóvel nos próximos 7 dias caso eu solicitasse, e eu ganhei o direito de comprar o imóvel durante o mesmo período.
Após os 7 dias se eu não voltar para comprar o imóvel o vendedor ganha meus R$ 3000,00 e pode voltar a oferecer o imóvel para outras pessoas. O dever do vendedor dura 7 dias e meu direto idem.

A pessoa que faz a venda coberta da opção tem a obrigação de vender a ação no preço acordado até o prazo determinado, e o comprador da opção tem o direito de exercer a opção de compra dento deste prazo pelo preço acordado.
O mercado de opções negocia esses direitos de compra, mas não as ações diretamente.

A opção tem as três variáveis abaixo e está sempre associada a uma ação.
  • Strike  >> Preço que deve ser pago na ação caso a opção de compra seja exercida.
  • Prêmio >> Valor pago por opção para obter o direto de compra
  • Prazo  >> Validade da opção de compra

Como se ganha dinheiro com isso?

Primeiramente estudando!!! Para mitigar o risco de perder dinheiro.

Um exemplo hipotético para fins didáticos:

Eu possuo 500 ações da VALE5.
A cotação da ação VALE5 está no valor de R$ 30,00, estamos no dia 28/02/2014.
Faço uma venda coberta de opções VALEC31, onde eu assumo a obrigação de vender as minhas 500 ações no preço de R$31,00, até o dia 17/03/2014 caso seja solicitado e peço um prêmio de R$0,50 por cada ação.
Strike = R$31,00
Prêmio = R$0,50
Prazo =17/03/2014
Ao efetivar a venda coberta eu recebo a quantidade de opções x prêmio da opção >> 500 * R$0,50, portanto recebi R$ 250,00 de prêmio total e estou vendido a R$ 31,00.

Como a posição é encerrada?

Resultado 1: Caso a cotação da ação não chegue a R$ 31,00 até o dia 17/03/2014, a pessoa que tem o direito de comprar minhas ações não irá exercer esse direito, pois para exercer o direito de compra ela terá que me pagar R$ 31,00 por ação e se cotação está abaixo disso, é muito mais vantajoso comprar diretamente a ação, eu ganho os R$ 250,00 e no dia 18/03/2014 não tenho mais a obrigação de vender minhas ações.

Resultado 2: Com o passar do tempo o prêmio dessa opção de compra que foi de R$ 0,50 no momento da venda coberta tende a cair só pelo fato de chegar mais perto do vencimento (17/03/2014) e probabilidade da cotação passar os R$ 31,00 ser menor. Com essa desvalorização no dia 12/03/2014 o prêmio para a opção VALEC31 está em R$ 0,10 eu recompro 500 opções, portanto pago R$ 50,00 (500 * R$ 0,10) e reverto minha posição, ou seja não tenho mais a obrigação de vender minhas ações. O meu lucro são os R$ 250,00 ganhos na venda coberta, menos os R$ 50,00 gastos para reverter minha posição, portanto lucrei R$ 200,00. 

Resultado 3: A ação VALE5 ultrapassa o valor de R$ 31,00, o detentor das opção exerce o direito de compra e eu sou obrigado a vender as minhas ações a R$ 31,00.

O resultado 2 é a melhor maneira de encerrar a posição.

A minha visão inicial sobre o assunto é que essa estratégia ajudaria a me defender de quedas nas cotações, ajudaria a diminuir o meu preço médio e até mesmo seria um caixa rápido para sacar algum dinheiro da minha carteira sem precisar vender nenhuma ação.
Cheguei a conclusão que estava completamente enganado e prestes a fazer uma grande besteira, antes de obter um pouco mais de conhecimento sobre assunto pensava somente em fazer a venda coberta num strike acima do meu preço médio da ação, se eu fosse exercido não ficaria no prejuízo... Isso certamente iria ferrar com minha estratégia buy and hold.
Ser exercido seria péssimo! Nessa situação não existe a isenção de IR, seja qual for o valor eu teria que alimentar o leão e depois para eu refazer minha posição em ações correria um sério risco de recomprar as ações num preço superior.

Após ter me preparado com os conceitos básicos de opções investi R$ 14,95 no livro Nunca Foi Tão Fácil Fazer Venda Coberta! do Bastter.
O livro é bem didático e estou fazendo as simulações que ele orienta antes de realmente fazer venda coberta de opções.
Quando fizer a primeira venda coberta, vou postar o resultado e os conceitos do livro que irei utilizar.

[Off-topic] Primeiro benefício do Blog computado, escrever sobre o assunto alvo dos estudos ajuda muito a fixar o conhecimento.
Estudos iniciais Venda Coberta Estudos iniciais Venda Coberta Reviewed by Surfista Calhorda on 1:24 AM Rating: 5

3 comentários:

  1. Você também acompanha ( ou acompanhou o Bastter ). Realmente ele tem o foco em outro ponto. E com certeza a visão fundamentalista ( fui irônico ) não vai gostar de saber que esta divulgando resultados. Lá eles enlouquecem quando se toca na palavra "rentabilidade".

    ResponderExcluir
  2. Você também acompanha ( ou acompanhou o Bastter ). Realmente ele tem o foco em outro ponto. E com certeza a visão fundamentalista ( fui irônico ) não vai gostar de saber que esta divulgando resultados. Lá eles enlouquecem quando se toca na palavra "rentabilidade".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Tiago, ele as vezes exagera, mas acho que é para marcar o personagem mesmo. O espaço dele tem muita coisa boa e também ruim, então eu tento assimilar aquilo que faz sentido e o que não faz eu desconsidero. E como ir na igreja, quando nego me fala que eu não posso comer carne porco eu desconsidero...

      Com o tempo deixei de frequentar o espaço do Bastter.

      Excluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.