Aporte Monstro = Reserva de Contingência

Decidi colocar a grana que vou deixar na poupança no acompanhamento do meu patrimônio. Tinha pensado em não divulgar, pois minha primeira impressão é que seria uma grana que eu torraria rapidinho.

Recebi um bônus muito bom no final de março, de primeiro pensei em comprar um carro, depois pensei em comprar uma moto nova, rodei de um lado para outro e por fim decidi não gastar a grana, afinal nenhuma das minhas aspirações consumistas são realmente necessárias nesse momento.



Vou transformar esse bônus na minha contingência, conforme vi algumas recomendações, é interessante deixar de 3 à 6 salários para suportar necessidades emergenciais e garantir que não será necessário mexer no patrimônio de longo prazo na bolsa e nem nos meus títulos públicos.

Isso vai gerar um aporte 'monstro' para os meus padrões no mês de abril.
No dia 02 de abril já transferi os 24k para a parada e sem graça poupança, e ainda vou manter o aporte de 4k previsto na minha meta inicial que será alocado em ações e tesouro direto. Então devo chegar a 28k de aporte no mês de abril.



A linha tracejada do gráfico acima é a minha meta de 4k por mês, vou fazer o ajuste da meta de aportes para o mês de abril e também da meta de evolução patrimonial para o final do ano.

A meta de patrimônio para o final de dez/2014 irá ser alterada de R$ 50350,63 para R$ 76134,97. Esses 24k adicionados em abril/14 antecipam o meu 1º milhão para jul/2023.

Vou me esforçar bastante para só entrar nessa contingência se realmente existir uma necessidade válida, ou se tiver uma grande oportunidade na bolsa!

No próximo post preciso falar das minhas metas secundárias, não estou indo tão bem nelas...



Aporte Monstro = Reserva de Contingência Aporte Monstro = Reserva de Contingência Reviewed by Surfista Calhorda on 11:21 PM Rating: 5

12 comentários:

  1. Uó, como eu disse é um aporte gigantesco para os meus padrões, só existe a possibilidade fazer outro aporte desse nível em ou março ou abril de 2015, se a minha divisão de negócio atingir as metas!

    ResponderExcluir
  2. Aí sim. Surfista, mesmo sendo um péssimo investimento, a rentabilidade da poupança (dependendo da proporção RF/RV) ajuda a segurar a rentabilidade geral da carteira em momentos ruins. Eu acho que dá uma segurança para quem vai começar na bovespa (meu caso). Eu decidi não aplicar tudo de vez, vou secando aos poucos a poupança sempre que aparecer uma boa oportunidade (ação, fii, td...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como minha carteira vai ficar com mais de 50% em poupança, vou ter rentabilidades paupérrimas com toda certeza.
      O que mais me motivou a colocar essa grana na poupança é a utilização dela como contingência para que eu não precise tirar grana da bolsa e nem dos títulos.

      Excluir
  3. Moooooonnnnnstro mesmo hehehe. Parabéns meu amigo SC,
    Sucesso na sua caminhada. Fiquei feliz por vc ter decidido em nao comprar o carro e segurar sua grana.
    Abraços
    http://simpleseprospero.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SP fiquei bem indeciso, mas acho que tomei a melhor decisão, como comecei essa caminhada agora acho que esse primeiro ano tenho que fazer muitas reflexões para encontrar o ponto de equilíbrio, não quero deixar de aproveitar minha vida só para guardar dinheiro.

      Excluir
  4. Pô, curti essa foto de Teahupoo, caraca!
    Bacana que há mais surfistas na comunidade de investidores amadores, fico contente.
    Estou bem a fim de fazer alguma surftrip, a última faz mais de 1 ano e foi para lobitos, show de bola foi.
    Você tem quantos anos, quais são seus objetivos financeiros?
    Aloha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. soulsurfer essa foto de Teahupoo é fantástica, tem que ter muito surf no pé para encarar uma dessas.
      Nunca fiz nenhuma surf trip fora do Brasil, na verdade o único lugar que eu fui para surfar fora do estado de SP é Florianópolis.
      Eu já pensei em ir para Chicama também no Peru, esse ano eu to na pegada, voltei a ir surfar pelo menos 3 vezes por mês e estou me exercitando para melhorar a performance.
      Quem sabe em breve não descrevo uma trip para Chicama.
      Valeu pela visita!

      Excluir
    2. Cara inda não cheguei na casa dos 30, mas estou bem perto!
      Meu objetivo financeiro agora é alcançar a quantia de 1 MM até Julho de 2023.

      Excluir
    3. Dae!
      Chicama dizem que é alucinante. os únicos problemas é que a ondulação precisa estar grande para funcionar, e quando funciona o crowd é assustador. Pacasmayo mais ao norte é bem constante. Lobitos, mais ao norte ainda, é sensacional, tem 5 ondas diferentes, umas esquerdas perfeitas. Ainda é perto do Equador, que é um país que não conheço.
      Sou natural do estado de SP também, você mora no litoral? Ah, tudo é novo ainda, eu tenho 33, e estou pertinho dos meus objetivos financeiros, nem sei o que vou fazer com tanta liberdade....hehehe...bah, queria ir para Maldivas, P-Pass na micronésia, ficar uns 40 dias dentro de um barco na Indonésia, ficar um tempo na América Central....
      Vamos conversando, às vezes não tenho muita parceria para fazer surf trip, quem sabe não vamos numa juntos.
      Abraço!

      Excluir
    4. Eu moro em SP, você está morando no litoral?
      Tenho vontade de ir para todos esses lugares, o que me preocupa é se o nível do meu surf está preparado para esse tipo de onda.
      Eu fico vendo nos filmes as praias de fundo fixo, as ondas quebrando certinhas, alinhadinhas é bem diferente das praias com fundo da areia que as ondas são bem irregulares. Nunca surfei em nenhum point break.
      Gostei da ideia para companhia nas Surf trips, meus parceiros de surf só conseguem ir comigo para o litoral de SP e as vezes tomo calote na hora de rachar a gasolina.
      Esse ano vou fazer minha primeira surf trip, pelo menos estou treinando para melhorar o condicionamento e dar um enxugada nos kilos extras.
      Pensei em Chicama pois tem um hotel bacana na frente do pico, e vou com a família com toda certeza na trip desse ano, e se tratando de um Surfista Calhorda em qualquer merrequinha já vou fazer a cabeça.

      Excluir
    5. Sim, moro no litoral, não consigo ficar longe.
      Ah, ouvi falar que esse hotel na frente do pico é muito massa! Para ir com a família então, boa escolha.
      Nada cara, onda perfeita é mais fácil de surfar (claro não estou falando de picos como galápagos, puerto escondido, etc). Você vai se amarrar quando pegar aquelas esquerdas que não acabam mais, é outro surf, é outra sensação, você fica muito fissurado.
      Eu quando estive em lobitos, que é no meio do deserto e não tem nada, fiquei 10 dias surfando umas 6/7 horas por dia, levei uns livros sobre investimento e ficava lendo na rede, e comendo um monte de ceviche! hehehe

      Vamos nos falando, e é convidado a comentar lá no pensamentos financeiros!

      Abraço!

      Excluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.