Primeira experiência com venda coberta

# Fail, minha primeira experiência com venda coberta não vai ser bem sucedida! To igual esse gato da foto, pensei que ia ser fácil ganhar umas moedinhas, mas as moedinhas me deram um baile.

Conforme comentei no post sobre venda coberta, eu consegui entender o funcionamento das opções e fiz a leitura do livro do Bastter "Nunca Foi Tão Fácil Fazer Venda Coberta", então conhecimento básico adquirido sai da teoria e fui para a prática.

No dia 20/mar fiz a venda coberta de opções, vendi 200 opções na série VALEE29 com um prêmio de R$0,47, em D+1 já caíram os R$ 77,92 na conta da corretora.

No momento da compra o lastro era superior a 9%, como o mercado estava em queda, achei que o lastro era bom, apesar de estar abaixo dos critérios que o livro havia ensinado. O lastro é o percentual que a ação precisa subir para chegar no valor de strike da opção, o strike é o valor que você deverá vender sua ação caso a opção de compra seja exercida.

Assim que a ordem de venda coberta foi executada, eu já lancei uma ordem de compra das 200 opções para reverter minha posição com vigência até o fechamento da série, conforme os parâmetros de NV ensinados no livro.

Nos últimos dias o valor das ações da Vale subiram eu entrei em estado de atenção, todos os dias na hora do almoço olhava a cotação, caso a cotação da ação atingisse o strike iria recomprar as opções mesmo no prejuízo para não ser obrigado a vender minhas ações da Vale.

Pois bem nos últimos dois dias não tive tempo de olhar a cotação durante o pregão, resultado a Vale subiu mais de 4% e agora ficou bem caro para eu recomprar minhas opções e reverter essa obrigação de vender minhas ações. Sinceramente achava que essa possibilidade era bem remota, mas ta ai, esse negócio de achismo não dá certo.

Meu preço médio na Vale está em R$ 28,32, o valor do Strike é R$ 28,93, portanto se eu for executado vou ter os seguintes números.
Lucro na venda das ações: +R$ 122,00
Lucro no lançamento de opções: + R$ 77,92
Lucro total: +R$ 199,92
Corretagem: - R$ 14,99 (Acho que cobra mesmo na venda por obrigação, valor aproximado)
Imposto de Renda: - R$ 27,73
Resultado Líquido: +R$ 157,19

Sei que a situação exposta acima não é a melhor, mas vou esperar até o final por uma queda da cotação, acho que o mercado está bem volátil e talvez não seja difícil recomprar as ações num valor mais baixo.

Enfim uma bela experiência com um valor bem pequeno, só que agora fiquei na dúvida se realmente essa estratégia para ganhar umas moedinhas vale a pena.

Ainda não vi muitos blogs abordando esse assunto de venda coberta, alguém mais utiliza essa estratégia para ganhar umas moedinhas a mais?
Primeira experiência com venda coberta Primeira experiência com venda coberta Reviewed by Surfista Calhorda on 9:33 PM Rating: 5

7 comentários:

  1. Minha experiência com opções: já trabalhei a seco e com lastro. É muito bom quando dá certo. Traz uma felicidade sem igual. Quando dá errado, traz depressão gigantesca. Hoje, evito. Li seu post, até pensei em comprar e vender algo assim... mas pensei umas doze vezes. Perdi muita grana nisso.

    Se vc está coberto, a depender do caso, ser executado não é má idéia, dado que o preço pode voltar a cair. Recomendo checar com a corretora qual o custo da corretagem em caso de execução de opção para vc colocar em suas avaliações.

    TL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TL a seco deve ser pura emoção, não tenho perfil para esse tipo de situação.
      Inclusive esse é um dos critérios absolutos nesse meu início com opções, só vou fazer venda coberta com o strike acima do meu preço médio, justamente para evitar uma depressão maior, ser executado já dá uma sensação de fracasso, imagino como deve ser ser executado abaixo do preço médio.
      Muito obrigado pela dica, vou questionar na segunda os valores cobrados pela corretora.

      Excluir
  2. Gostei do nick. Uma justa homenagem ao Wander Wildner e aos Replicantes.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu PPPP.
      Apesar do nick não ter relação com evolução patrimonial, ele está extremamente ligado com meu objetivo final.
      Viva aos Replicantes kkk, o compositor dessa música foi o baterista e cineasta Carlos Gerbase.

      Excluir
  3. Você realmente achou esse resultado ruim?

    Se a opção virasse pó você lucraria esses 78 reais. 1,38% de retorno ao mês.
    Já sendo executado você lucrará 2,77%.

    Conseguindo a mesma rentabilidade de 1,38% ao mês, em 1 ano você terá um retorno de 17,84% ao ano.
    Já se conseguir a segunda rentabilidade mensalmente, em 1 ano terá um retorno de 38,83% ao ano.


    Você lucrou 2,77% em uma única operação com risco zero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anom, estou vendido ainda, minha ordem de recompra da VALEE29 está a 0,11 e ainda não foi executada.
      Realmente quando vc tem um preço abaixo do valor de strike é difícil no final ser um mal negócio. Eu estou estudando bastante sobre a estratégia Buy & Hold, ainda não estou tão treinado para enxergar todas as oportunidades.

      Excluir
    2. Foi um ótimo resultado moço.. não pense "ganhei 150 reais" pensei "ganhei 2,77% num mês", isso é uma taxa ótima, vc só precisa de mais dinheiro.

      Excluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.