Minha Recente Situação Profissional

Começo de ano com um 'Bear Market' muito feroz e qual foi a reação desse poupador que voz escreve?

Me empenhei no trabalho e encontrei uma importante fonte de valor não capturado em um projeto de performance empresarial, o cliente ficou tão feliz que fez elogios nominais para o 'head' da minha unidade de negócio e após um conversa muito interessante sobre minha evolução e as expectativas da companhia fui agraciado com a excelente notícia de um mérito, ou seja um aumento salarial acima da inflação.

A empresa não está num bom momento, apesar da minha unidade de negócios ter apresentado bons resultados. Durante o bate papo uma frase em especial me chamou muito atenção...

Meu gestor utilizou essas palavras: 'Uma leve piora nos nossos resultados, pode levar a uma atitude ruim da companhia de cortar receita, o pior tipo de corte possível'.

Ele quis dizer que se os resultados piorarem, mesmo que de maneira suave, o 'C-Level' da companhia já está sugestionado a acreditar que não seria possível uma recuperação no curto prazo, assim rapidamente eles devem decidir por forçar uma redução de quadro precoce, o que realmente mataria a possibilidade de qualquer recuperação da minha unidade de negócio, afinal a geração de valor da minha unidade de negócio depende da experiência e o 'network' dos consultores, as pessoas e seu conhecimento são a principal fonte de receita!

Então um aumento de salário neste momento pode ser um alvo na minha testa?

Afirmação completamente equivocada, a atitude do meu gestor é totalmente fora da zona de conforto, ele poderia muito bem se apequenar perante a crise e suspender a evolução de carreira das pessoas, diminuir o quadro de profissionais e sair buscando possibilidade de cortes de custo, mas ele não fez isso. A estratégia dele é valorizar as pessoas que vem apresentando bons resultados e mesmo na crise se empenhar para aumentar as vendas, as receitas e nossa margem EBTIDA e sem sombra de dúvidas o melhor caminho para alcançar esse resultado é valorizando as pessoas.

É um movimento arriscado ele poderia somente seguir o senso comum e se perpetuar na função de Head da área sem muitas preocupações esperando a crise passar, mas ele optou por desafiar o senso comum e se for bem sucedido tenho certeza que será um caso de sucesso brilhante e com essa atitude tenho ainda mais certeza que ele gerou um engajamento gigantesco de todos as pessoas para alcançar esse objetivo.

A crise apesar de amarga, tira as pessoas de sua zona de conforto e traz oportunidades, elas são mais difíceis de enxergar, mas estão por aí... Alguém dúvida que esse gestor em breve possa ser um representante do 'C-Level' da companhia?
Minha Recente Situação Profissional Minha Recente Situação Profissional Reviewed by Surfista Calhorda on 12:16 AM Rating: 5

7 comentários:

  1. É isso é verdade ... cada crise vencida os sobreviventes saem mais eficientes dela por isso os mercados sempre operam em alto no longo prazo, veja a bolsa dos eua ... crises, bolhas, guerras... e o DJ sempre alcançou uma pontuação maior ..

    Não é fácil.... mercado de trabalho na minha área está tenso também ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É vero, no final da crise os sobreviventes ficam mais fortes, essa é a tônica da vida precisamos aprender com os fracassos para progredir.

      Excluir
  2. Acredito que não.

    Sempre encaro momentos ruins como excelentes para aprendizado, semelhante a uma auto imunização.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos sempre ficar atentos para utilizar os fracassos para aprender e se preparar.

      Excluir
  3. Acredito que não.

    Sempre encaro momentos ruins como excelentes para aprendizado, semelhante a uma auto imunização.

    ResponderExcluir
  4. E isto amigo: Poupe, focando na sua carreira.

    Acho que ocorreu algo parecido comigo, vou ate comentar no proximo post: Peguei projetos muito importantes, entao e otimo, mas entrei no alvo na testa tambem ... Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem por aí, o prego que se destaca é o primeiro alvo do martelo, mas assim a vida fica mais interessante.

      Excluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.