Independência Financeira e Tchau barreira dos 200 mil reias!

Lá no passado eu fiz um post sobre algumas definições divulgadas num site gringo chamado The Simple Dollar.

A matéria fazia referência a quatro estágios de independência financeira com uma abordagem mais simples, na época o assunto me pareceu muito interessante e agora ele não perdeu o sentido pra mim e inclusive eu consegui constatar que estou quase evoluindo para um novo estágio.

O post original pode ser lido neste link.

Os quatro estágios são:

Liberdade do ciclo salarial
Isso significa ter um colchão de segurança para não precisar contrair dividas caso a receita proveniente do seu emprego venha a faltar.
Não existe um critério arbitrário sobre esse ponto, eu particularmente mantenho um colchão de segurança de apenas 3 meses, mas conheço pessoas que tem de 06 a 12 meses provisionados para este fim.
A muito tempo eu superei este estágio.

Livre de dívidas
Esse estágio vai estar 100% somente após finalizar o financiamento do meu imóvel, mas além dessa dívida com minha digna moradia não possuo mais nenhuma parcela, então já dei esse estágio por vencido, até mesmo pelo motivo de que eu só pretendo realizar a quitação caso eu fique sem emprego por mais de 3 meses, por hora a parcela é muito baixa e eu prefiro deixar o dinheiro rendendo juros compostos que são superiores aos juros camaradas do meu financiamento imobiliário.
Nesse ponto cabe uma observação interessante, na matéria original o autor relata a surpresa das pessoas que conseguiram eliminar as dívidas, quando começam a ver dinheiro sobrando na conta para investir em alguns ativos.
Estágio concluído!

Liberdade do seu emprego
Essa está na boca do gol, acho que no início de 2018 vou me dar ao luxo de buscar uma recolocação profissional, num emprego com menos responsabilidade e uma carga horário mais leve. Preciso afiar o surf para começar a fazer algumas surftrips e preciso estar mais próximo da família, acompanhando o crescimento dos meus herdeiros.
70% do estágio alcançado!

Liberdade do trabalho
Vejam bem, a liberdade não quer dizer que você precise passar o resto dos seus dias de maneira improdutiva.
Esse é o ponto onde sua renda passiva supera suas despesas e ainda sobra um qualquer para reinvestir, garantindo uma taxa de retirada segura e alguma proteção da inflação.
Esse deve ser o mais demorado pra mim, se eu realmente me posicionar num emprego com remuneração menor, precisarei esperar pelo menos uns 15 anos para que os juros compostos façam a parte deles.


******************************************
TCHAU BARREIRA DOS 200K (PROVISÓRIO)
******************************************

Pois é meus caros amigos, realizei as compras do mês no inicio da semana e hoje fui atualizar os lançamentos, como eu não resisto, dei uma clicada no botão de atualizar cotações para olhar o valor atual do meu patrimônio, pasmem alcancei o monte de 209,6k... Isso mesmo ultrapassei os 200k e ainda coloquei 9k de dianteira.

Para vocês terem uma idéia, mesmo com 2 anos péssimos (2014 e 2015) minha rentabilidade média está em 1,17% a.m. Isso significa que se eu deixar o dinheiro parado e essa rentabilidade se manter, chego no 1MM aos 42 anos sem precisar colocar mais nenhum real de dinheiro novo.

Tomará que 2017 traga grandes surpresas boas! Abaixo meu dashboard com a informação do dia 13/jan/2017.


Independência Financeira e Tchau barreira dos 200 mil reias! Independência Financeira e Tchau barreira dos 200 mil reias! Reviewed by Surfista Calhorda on 6:00 AM Rating: 5

32 comentários:

  1. Parabéns pela carteira balanceada brow

    Ótimos números os seus!

    Rumo aos 300k.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para 2017 e meta é quebrar a barreira dos 250k e se manter acima desse patamar, assim vou ter condições de reduzir o ritmo.
      Abraços Mestre!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Foi mesmo se 2017 for metade do que foi 2016 já está ótimo!
      Sempre em frente.

      Excluir
  3. Parabéns pela quebra das barreiras dos 200 K, esse mês renda variável está ajudando bem com a queda da taxa selic. Também tenho planos de reduzir carga horária quando atingir a independência financeira!! abraço surfista...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já quero fazer isso antes mesmo de atingir a total independência financeira. Pelas minha projeções meu patrimônio já tem condições de seguir sozinho somente com o reinvestimento de proventos.

      Excluir
  4. Parabéns pela quebra da barreira de 200k,

    Eu também me encontro no mesmo estágio, tentando me livrar da dívida do financiamento imobiliário. Mas falta pouco pra acabar com esta dívida.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De verdade o melhor cenário era não ter essa dívida, mas sendo bem sincero enquanto eu estiver trabalhando e conseguindo me manter superavitário, não vejo problemas de manter as prestações, afinal no meu histórico recente tenho conseguido uma rentabilidade maior que os juros do financiamento. Mas caso eu perca minha principal receita não vou pensar duas vezes em quitar essa dívida.
      Valeu pelo comentário.

      Excluir
  5. Parabéns, Surfista.

    Já soa nostálgico lembrar alguns de seus posts do passado lamentando a baixa rentabilidade, rs.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretenso é verdade, minha rentabilidade média mensal tem ficado acima de 1% a algum tempo. Acho que essa é mágica dá renda variável tudo pode mudar muito rápido, já passei por um momento de queda prolongado e agora estou num momento de alta, se eu manter esse ritmo chego no meu primeiro MM antes dos 40.

      Excluir
  6. Liberdade... Essa é maior conquista que o dinheiro pode ajudar a se concretizar.
    Estou num momento complicado no meu emprego, o ambiente não anda dos melhores. Nessas horas ter alguma reserva financeira e não ter dívidas dá um certo alento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anom tá aí uma grande verdade, se eu tiver algum imprevisto com minha atual fonte de renda tenho um colchão de segurança para 3 meses, não é muito, mas já dá uma tranquilidade.

      Excluir
  7. Olá Surfista,
    Parabéns pelo patrimônio.
    Desejo bons investimentos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Surfista Calhorda, tudo bem? Já faz um tempo que acompanho seu blog, é a primeira vez que estou comentando. Escrevo aqui, pois estou com uma dúvida e gostaria de ter seu auxílio já que você tem muita experiência de vida. Bom, sou estudante de medicina em uma faculdade federal de minas gerais, estou indo para o terceiro período, tenho 23 anos e estou com uma angústia muito grande. Sempre tive o sonho de ser policial e estou pensando em abandonar o curso para tentar fazer a prova do CFO da PMSP, ainda que more no estado de minas gerais, penso em buscar essa vaga nesse instituição, uma vez que que no meu estado,para oficial, a exigência para concorrer a vaga é ser bacharel em direito. Gosto da medicina, porém tenho o sonho de ser oficial. O que me deixa inseguro é o salário que terei como oficial, uma vez que a remuneração de um tenente, no início de carreira, na PMSP é de 6500, já na mesma patente em minas é de 8800; o que me traz indecisão é que como médico sei que poderei ter, na pior das hipóteses, uma remuneração de, no mínimo, 10000 no Mais Médicos. Sei que você não me conhece, mas, dado as informações que aqui postei, poderia externar sua opinião à respeito disso, aliás, não só você, mas todos que acompanham seu blog. Desde já eu agradeço, e, de antemão, aviso que não é trol, de vdd. Um grande abraço, att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anom primeiro, a escolha de prestar e continuar o curso de medicina não podem acontecer em paralelo? A escolha deve ser exclusiva?
      De verdade acho que esse é o único ponto que posso te ajudar, não abandone a faculdade para prestar o concurso, de um jeito de conciliar as duas atividades.
      Não existe uma resposta errada para escolha entre medicina e a carreira militar, só você sabe qual atividade tem mais potencial para te trazer alegria e essa reflexão deve ser sua. Invista bastante tempo nessa reflexão, não será um tempo perdido.

      Excluir
  9. Tá indo bem pra caramba Surfista! Parabéns.

    200K rumo aos 300K agora!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chegar nos 300k ainda esse ano seria fantástico, será que temos chances de que 2017 seja tão bom quanto 2016?

      Excluir
  10. E que belo rompimento dos 200K surfista!
    Merecidíssimo!

    Abc, sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FPI vamos ver como eu chego no final do mês, mas a queda precisa ser grande para eu voltar abaixo dos 200k

      Excluir
  11. Surfista,

    Que beleza! Agora sim ... começar a colher o que foi plantado ... show ..

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou com essa sensação mesmo, meu patrimônio parece estar forte para começar a se multiplicar quase sozinho.

      Excluir
  12. Parabéns pele meta alcançada, Surfista, e também pela frieza de não olhar a cotação com frequência, hehe!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente não olho com frequência, inclusive nessa recente alta estou evitando ao máximo ficar olhando. Com o tempo fica mais fácil adequar alguns impulsos.

      Excluir
  13. Parabéns, sua rentabilidade é muito grande !!! eu já defini como meta aprender sobre fundos imobiliários e vou tentar aprender mais sobre ações, assim chego na sua expertise !! rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mágica é que minha expertise é baixa e mesmo assim estou conseguindo progredir, para investidores defensivos a renda variável tem que ser simples e o foco deve ser na recorrência dos aportes.

      Excluir
  14. Buenas, Surfista! Parabéns pela conquista, que essa onda continue!

    Uma dúvida, porque você tem ITUB3 e ITUB4 na carteira?

    Hoje postei um novo texto onde coloquei o clipe da música Surfista Calhorda. Comentei sobre sua conquista e coloquei o link da sua postagem.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo post, vou dar uma olhada e comentarei com toda certeza, a ITUB4 está aí por preguiça mesmo, eu deveria ter vendido e recomprando tudo em ordinárias, no começo acabei comprando Cmig4 e ITUB4 por causa de algumas restrições do serviço de investimentos automáticos dá Rico.

      Excluir
  15. Parabéns Surfista!

    E pretendo fazer igual a vc, diminuir o ritmo mesmo não chegando na IF!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou refletindo bastante sobre isso, infelizmente existem coisa que não são a mesma coisa com 30 anos e com 60 anos, precisamos aproveitar dá maneira correta cada momento dá vida.

      Excluir
  16. Meus parabéns amigo. Seu blog está muito bom e essas dicas foram de suma importância para mim.
    Ass: Willian Sena
    Blog: https://portalaquarella.blogspot.com

    ResponderExcluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.