O melhor investimento!

O que você acha de um investimento com uma taxa de retorno de 1,4% ao mês?

Um amador conseguiria ter acesso a produtos no mercado financeiro com esse patamar de rentabilidade?

Vale reforçar sempre, eu sou um investidor amador e não tenho nenhuma qualificação para recomendar nenhum tipo de ativo e também não tenho essa pretensão de dar a próxima dica quente do século, porém vou me arriscar a responder com meu parco conhecimento as questões elaboradas mais acima.

Eu acho simplesmente fantástico uma rentabilidade de 1,4% ao mês, essa rentabilidade me traria uma grande tranquilidade na jornada pela busca da independência financeira e provavelmente me proporcionaria alcançar o almejado patamar antes dos 45 anos de idade... Se o Kelly Slater com 44 anos ainda surfa profissionalmente certamente eu ainda teria alguns anos pela frente pare me divertir nas merrecas!

Em relação a segunda questão, que versa acerca da disponibilidade de produtos financeiros com esse patamar de rentabilidade, eu sinceramente não acredito que esse tipo de produto, com um nível de risco adequado, esteja disponível para o investidor amador e quiçá nem para os mais experientes e com patrimônios robustos.


Discorri sobre os temas acima para abordar meu principal dilema atualmente, minha rentabilidade atingiu o patamar de 1,4% ao mês, a priori eu não acho esse patamar sustentável, mas fazendo uma análise mais detida a bolsa não está nem no seu pico histórico e o país ainda está cambaleando tentando se livrar de uma embriaguez, então uma melhora no cenário econômico do país aliada a um bull market ainda podem produzir mais valorizações que fogem das minhas expectativas.

Fico preocupado em estar me enganando, afinal quando queremos justificar algo que acreditamos nossa tendência é encontrar sempre probabilidades favoráveis as nossas aspirações... Vender ou não vender eis a questão!

Comprar ações é algo muito fácil, inclusive ter uma noção que o momento é favorável para comprar, não estou falando de acertar na mosca e sim identificar o momento favorável, mas saber o momento de vender é muito, muito difícil mesmo.

Como fica claro nos parágrafos acima não tenho certeza de nada, e até estou enfrentando alguma confusão mental, então nessa situação vou manter a estratégia e vou continuar meio parado, ainda acho que temos boas ações com bom preço e um grande potencial para ser o destino dos meus aportes, vou seguir em frente sempre preparado para alguma reviravolta.

Trabalhei dois anos com rentabilidades negativas e bem negativas por sinal, porém bastaram 12 meses para o cenário mudar drasticamente e eu atingir rentabilidades que nem nas minhas melhores simulação eu havia previsto.

O que podemos esperar de 2017? Eu não sei e também não vou me preocupar tanto com isso, prometo tentar, mas é verdade que agora vou precisar olhar alguns indicadores antes de aportar na renda variável.
O melhor investimento! O melhor investimento! Reviewed by Surfista Calhorda on 11:51 AM Rating: 5

18 comentários:

  1. 1,4% ao mês em renda fixa é algo bem difícil de se encontrar. Não sou especialista em investimentos, mas conseguindo-se 1,0% ao mês em RF já é um bom resultado.
    Em Renda Fixa vejo muitos investidores contando vantagens em ter investimentos que rendem O.10% a mais que os outros, como se isso fosse mudar a vida de alguém.
    Com relação a Renda Variável tem que ter sangue frio para ficar com o dinheiro investido com perda durante um longo prazo de tempo, sangue frio e não ter a necessidade de usar o dinheiro, claro.
    Ações são um mercado que pode superar facilmente a RF mas é difícil de prever, ao buscar opiniões na internet nos deparamos com informações desencontradas e que não raramente erram por muito.
    No fim de 2016 muitos "especialistas" cravavam que a Petrobras se valorizaria após a divulgação de seu balanço que em tese mostraria uma recuperação da empresa. O que ocorreu foi que o balanço veio com um prejuízo acachapante e o preço das ações afundou. Os "especialistas" sumiram.
    Também não sei o que esperar do futuro na Bolsa. RV é instável demais, pra quem é ansioso ou muito preocupado nem sei se vale apena investir lá.
    Meu destaque vai pra Vale que se valorizou muito em janeiro, quisera eu ter investido lá no fim de 2016...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh os especialistas, geralmente eles estão errados, mas como são muitos fazendo diversas previsões sempre tem um que acerta.
      Essa é a grande verdade eu consegui acumular um patrimônio relevante durante os 2 anos de Bear Market que vivenciei e isso é o que está dando o atual resultado.
      Quando falamos de Vale eu mesmo passei alguns apertos, mas me mantive firme com a estratégia e quando a Vale apareceu como primeira da fila não titubeei e fiz a compra, hoje ela está impactando positivamente o resultado da minha carteira.
      Nunca saberemos quais serão os próximos movimentos, então precisamos ter algum nível de diversificação, com empresas que geram valor e um método para sugerir em quais ativos devemos direcionar o superávit do mês.
      Valeu pelo comentário Anon.

      Excluir
  2. Mandou bem no post surfista.
    Mas para mim o grande o problema nem é o saber "quando" vender. E sim "o que fazer" com o resultado da venda. 1) arriscar em outras acoes? 2) aumentar a renda passiva com FII? 3) realocar o resultado em RF? ...
    E por aí vai....
    Abraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belo ponto Investidor Mineiro, com eu ainda estou no dilema de vender ou não, não tive muito tempo para pensar no que fazer com o lucro embolsado e se formos pensar bem a falta de alternativas melhores é mais um fator para manter o patrimônio paradinho e não fazer nenhum tipo de movimentação.

      Excluir
  3. Surfista, também não sou profissional, só agora estou aprendendo os fundamentos de investimentos.

    mas sei que 1,4% a.m. realmente é muito para RF! rsrsrsrs

    Valeu, passa no meu blog depois!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário Mestre Poupador, vou dar uma olhada no sítio sim.
      Sobre a rentabilidade eu também estou impressionado, nunca havia feito nenhum simulação com esse patamar o meu número mágico, que eu já considerava um grande resultado era de 1,06% ao mês.

      Excluir
  4. Quando comecei a ler seu post achei que você fosse vender consultoria financeira, rs.

    Acertar timing de mercado é a coisa mais difícil de fazer, segundo o monte de livros que já li. Então nem tento. Acho que a maioria de nós, que não é profissional e não fica os dias por conta disto, não deveria tentar.

    O que eu penso nestes casos é dar preferência na compra de patrimônio às oportunidades que vejo serem mais promissoras. Mas não vendo patrimônio que tem e gera valor. É isso que tento fazer na minha carteira. Se faço bem, isso é outra história, kkk.

    Parabéns pelos rendimentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investidor Disciplinado estamos no mesmo caminho. Também acho timing muito difícil, mas em linhas gerais eu sempre penso que é bom aportar em renda variável com a bolsa a 38 mil pontos, esse tipo de coisa eu acho que fácil perceber. Agora não é um momento excelente para aportar em ações e também não acho que seja dos piores, como faço minha estratégia de aportes mensais, se o índice da bolsa cair eu consigo em alguns meses equilibrar o preço médio da minha carteira.
      Se a bolsa continuar com essa alta desenfreada minha alocação de ativos vai apontar que eu devo ir para RF ou FIIs, FIIs que por sinal também estão com uma excelente valorização.

      Excluir
  5. Fala Surfista! Bom demais?

    Eu sempre uso meus FIIs como exemplo: Hoje meu 'yield' esta acima de 1,4%, pois venho comprando há bastante tempo, e com os contratos sendo renegociados, estou movendo meu patrimônio líquido acima desta faixa de 1,4%.

    O resultado disto é espetacular.

    A sua subida nas ações foi fantástica mesmo, foi muito inteligente de sua parte manter os aportes mesmo na fase onde estava no negativo, mostrando que comprar mensalmente esquecendo preço e rentabilidades vale muito a pena.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois bem VDC estou bem contente com a minha atual rentabilidade tenho minhas dúvidas se ela vai se manter, mas acho que ela não é tão impossível num prazo mais longo com reinvestimento de proventos e tudo mais. Como você mesmo disse o resultado disso é espetacular.
      Tenho muito a agradecer a blogosfera, boa parte das informações que me ajudaram a traçar minha estratégia 'for dummies' veio de vocês, indicações de livros, histórias reais de derrotas e vitórias eu realmente espero que mais pessoas tenham acesso a educação financeira no nosso país.
      Valeu pelo comentário.

      Excluir
  6. Surfista,

    "Amador" mais ou menos né ... acho que é um dos mais estudiosos rs ... a questão é que é auto didata ... aposto como tem vários assessores por ai que não fazem a menor ideia do nível dos posts que tem feito no seu blog ...

    Eu ainda to meio receoso com a bolsa. não tenho mais aportado ai ... apesar de que .. existe a correlação de juros caindo com bolsa subindo ... por enqt.. no tomei coragem ainda ...

    hehe, abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo elogio Rodolfo, fico muito contente de ler que meu blog tem conteúdo relevante.
      Sobre a bolsa são infinitas as possibilidades para o futuro, mas acho que temos condições de avaliar alguns riscos envolvidos e isso é que nós dá o tom para os próximos passos.
      Valeu pelo comentário!

      Excluir
  7. Parabéns Surfista!!

    Em mercado bull é difícil aportar, fico sempre com aquele receio de comprar no pico. Tudo tem que ser bem pensado e, mesmo assim, nada é certo.

    Grande abraço!
    http://investidorpersistente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo IP esse final ao de mês vou dar uma olhada no PL das ações dá minha carteira, tenho um critério mais abrangente no questão preço para tentar pegar apenas grandes distorções, PLs acima de 20 já me fazem olhar com mais carinho a ação antes de aportar.

      Excluir
  8. O negócio é planejar sua carteira de investimentos de acordo com seu perfil de investidor e com seus objetivos de curto, medio e longo prazo. E diversificar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só tenho objetivo de longo de prazo, apesar de fazer o fechamento mensal e sempre olhar a rentabilidade da carteira meu foco permanece na minha independência financeira, lógico que eu tenho alguns indicadores que eu olho durante o caminho para ver se o trem não está completamente descarrilado.
      Sempre em frente.

      Excluir
  9. Olá, investidores!

    Vou iniciar minhas aplicações em renda variável e gostaria da opinião de vcs sobre corretoras.
    O que vc acham da CLEAR?
    Os valores são os seguintes: Corretagem até:R$7,50 e *Taxa de Liquidação Clear (por dia negociado)R$2,90. Não cobra taxa de custódia.

    Mais uma pergunta - tenho 15k para aplicar, e tenho pouco conhecimento em renda variável, devo aplicar em duas ou três ações ou seria mais conveniente aplicar em mais empresas (ações)?

    Tenho assistido vídeos no youtube do André Moraes (clear corretrora) sobre Análise Tecnica e do Dalton Vieira.

    Se tiver alguma dica de livros, etc - por onde começar, fico extremamente grato.

    Obrigado!

    Att.

    Persistente Demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Permissão para responder...

      Antes de envolver os 15k estude mais... divida 40% renda fixa, 30% fii 30% ações.

      Outras coisas têm de ser levadas em conta.

      Seu perfil.
      Sua capacidade de aportes mensais.
      As áreas que vc mais domina (eu particularmente não mexo com opções, nem mercados futuros, há quem goste e tire uma grana nisso).

      Isso influirá na corretora. Eu, por exemplo, focarei em fii, escolhi a socopa, por não ter custo de corretagem para fii... alguns são melhores para renda fixa, outras para ações.

      Fora isso, vale dar uma olhada nas principais (xp, mycap, mirae, rico, clear, easyinvest, socopa, modal...) olhar a estrutura de home broker, relatórios fornecidos (xp e modal são mt boas de relatórios) e assim vc analisará o melhor custo-benefício para vc.

      Tmj, qlqr coisa, blogosfera tá aqui.

      Abs.
      Fica c Deus

      Excluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.