Você deve aprender Inglês!


Na blogosfera financeira temos vários exemplos de blogueiros que dão dicas sobre escolas e métodos para aprender inglês, recentemente o blog 'Frugal Simple' começou a disponibilizar o conteúdo das suas postagens em Inglês eu achei a ideia fantástica e admiro muito o empenho do Frugal Simple.

Sei que o tema não é novo, eu já venho estudando inglês sozinho desde o começo de 2016 e consegui ter um belo avanço, já posso ler textos com alguma precisão e sem precisar do auxilio intenso de aplicativos de tradução, a poucos dias me arrisquei a assistir um filme em Inglês (com o auxilio de legendas em Inglês) e consegui entender bem a história do filme. Acho que é o primeiro passo para melhorar minha capacidade de compreensão auditiva. Ainda não encontrei meios de treinar minha capacidade de conversação, caso alguém tenha alguma dica ficarei muito grato, estou até pensando em investir em um curso na English Live, eles tem aulas particulares de 40 minutos com professores nativos.

Pois bem após essa breve introdução da minha experiência com o aprendizado de uma segunda língua, gostaria de reforçar uma constatação que tive nos últimos dias ao dar uma olhada nas vagas de trabalho disponíveis na minha área de atuação, todas elas pedem Inglês fluente e com avisos garrafais de que serão realizados testes para certificar a proficiência dos candidatos na língua.

Acredito que são poucas as pessoas que não estejam passando por momentos turbulentos eu seus trabalhos e eu fiquei ainda mais preocupado com essa exigência elevada pela fluência no Inglês, com toda certeza isso será uma pedra no meu sapato para eu conseguir uma recolocação caso o pior aconteça.


Conversei com um amigo a poucos dias e ele me informou que a empresa dele tem um plano de remuneração diferenciada para pessoas com fluência no Inglês, eles aplicam testes nos funcionários e os que forem bem sucedidos ganham um adicional na remuneração mensal, essa é mais um evidência que as empresas também estão preocupadas em ter colaboradores bilíngues.

Eu comecei a consumir conteúdo técnico em Inglês e é incrível constatar como os artigos publicados em português sobre tecnologia estão sempre atrasados, esse é o maior valor que tenho capturado desses 12 meses de estudo, consumir conhecimento publicado em Inglês tem sido um diferencial no meu dia a dia, as conversas com meus pares de trabalho tem se tornando mais interessantes e estou conseguindo me posicionar como um cara antenado com as novidades que surgem nos EUA. Esse tipo de informação que agora eu tenho acesso e condição de consumir já me ajudou inclusive no fortalecimento do relacionamento com alguns clientes.

Eu tenho outros tantos benefícios pessoais para falar acerca do aprendizado de uma segunda língua, mas não vou me alongar muito no post, a mensagem é simples e direta 'você deve aprender Inglês o quanto antes!'

Vou fazer alguns testes com English Live, Engoo, QQEnglish e OpenEnglish acho que a maioria deles provê acesso grátis a algumas aulas, assim que finalizar esses testes pretendo compartilhar minhas impressões aqui no Blog.

Best regards!

Você deve aprender Inglês! Você deve aprender Inglês! Reviewed by Surfista Calhorda on 10:52 PM Rating: 5

13 comentários:

  1. Olá Surfista,
    É isso aí. Parabéns!
    Atualmente estou estudando inglês e espanhol. Sou mais fraco no inglês, mas minha evolução está crescendo cada dia.

    Bons estudos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cowboy eu peguei gosto pelo estudo de outras línguas, acho que depois do Inglês devo partir para o Espanhol também. Conhecimento é tudo.

      Excluir
  2. Sinceramente eu não tenho interesse em aprender inglês. Ainda mais hoje com google tradutor, e agora aparelhos que você coloca no ouvido capazes de traduzir em tempo real. Mas enfim, forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As ferramentas que você citou Einsten realmente são de grande valia, sabe me dizer qual é o delay do aparelho de tradução real? Com toda certeza ele vai precisar escutar a frase inteira para depois traduzir.
      Vou dar uma pesquisada sobre, mas acho que as ferramentas não substituem a capacidade humana e mesmo que elas consigam um bom nível de assertividade existe o nível de entonação da voz, sarcasmo e pegadinhas que acho difícil que as maquinas consigam aprender a identificar no curto prazo.
      Valeu pelo comentário.

      Excluir
  3. Isso aí surfista.

    Até dez/2017 estou fluente também. Foco total na língua nesse ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um objetivo pra mim esse ano também. Sucesso na empreitada.

      Excluir
  4. Surfista,

    Bacana ... deixe a dica depois .. eu to bem enferrujado no ingles ..

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, assim que eu finalizar a análise das escolas vou montar um post aqui no blog.

      Excluir
  5. Fala Surfista, tem o duolingo também, ajuda e muito a melhorar o vocabulário, além de vários sites para estudar online, podemos ver filme, séries em ingles para tentar melhorar o listening

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stifler a questão do Duolingo é interessante, confesso que nunca utilizei e você não é o primeiro a recomendar o aplicativo, esse feriado vou estar bastante ocupado testando ferramentas de Inglês.
      Valeu pelo comentário.

      Excluir
  6. Eu estudo inglês na English Live desde o início de 2016 e acho ótimo. É melhor do que uma escola normal, pois pode estudar quanto tempo tu quiser.

    Eu penso muito que para aprender inglês precisa muito de imersão, talvez pela pressão que venho sofrendo no trabalho do meu chefe para assumir algumas reuniões em inglês haha, também tenho assistido filmes em inglês e podcasts, tem muito conteúdo bom de podcasts que eu passo o dia inteiro escutando, já que meu trabalho permite.

    Boa sorte nos estudos brother!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já está no English Live a mais de 1 ano, muito bom.
      Eu vou colocar o iTalk na lista de pesquisa também, mas confesso que a primeira impressão é que o English Live é mais organizado.

      Excluir
  7. Excelente blog, Surfista!! Parabens mesmo! Grande qualidade e envolvente! Tempo passa e tu fica aqui de boas, sem sentir!! Eh sem duvida, uma boa companhia.

    Deixo aqui o Henriquecer.com pra caso nao conheça.. Um abraçao!

    ResponderExcluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.