Patrimônio Financeiro jul/2019 (R$ 542.989,11) ou + 2,74%


Estou resistindo para não entrar no modo avião com o blog, os fechamentos mensais vão continuar aparecendo por aqui, sobre outros assuntos confesso que estou sem motivação.

É o primeiro mês, em toda minha história de acompanhamento, que eu não aporto nada! Tudo isso faz parte do plano de fortalecimento do colchão de segurança e a meta estipulada para 2019 é de 12k de aportes, como eu já realizei 9,2k estou tranquilo.

O patrimônio cresceu muito bem em julho também, uma alta de 2,74%, que representa um crescimento mensal de R$ 14.482,98... O patrimônio crescendo 14,4k com zero, zerinho de aporte é uma maravilha.

Eu olhei a media de crescimento mensal do patrimônio nos últimos 12 meses, e estou com 14,3k, isso mesmo, nos últimos 12 meses meu patrimônio cresceu em média 14,3k por mês, totalizando o montante de R$ 171.488,31.

Os últimos 12 meses foram excelentes, aportei 32,8k e o patrimônio subiu 171,4k, olha que ideia boa para o próximo post: 'COMO GANHAR 138 MIL REAIS EM 12 MESES, TRABALHANDO 4 HORAS POR MÊS'. O título é mentiroso hahaha, pois trabalhei bastante para aportar esses 32,8k, mas enfim to sentido cheiro de coisa boa nos próximos dez anos!

Resultados tão bons assim já começam a disparar meu sentido aranha, já estou trabalhando a resiliência para o próximo bear market, pelo menos o colchão de segurança já está reforçado.

Para fechar a conta segue a planilha do ilustre ADP, que detalha mês a mês a minha caminhada. Notem que nem tudo são flores, já passei maus bocados durante muito tempo antes de rir da cara do perigo. Meus primeiros 25 meses foram de sofrer!


Patrimônio Financeiro jul/2019 (R$ 542.989,11) ou + 2,74% Patrimônio Financeiro jul/2019 (R$ 542.989,11) ou + 2,74% Reviewed by Surfista Calhorda on 8:00 AM Rating: 5

27 comentários:

  1. 'COMO GANHAR 138 MIL REAIS EM 12 MESES, TRABALHANDO 4 HORAS POR MÊS'. ahhuahuahu o Tim Ferriss Brasileiro!! Brincadeiras a parte, eu tenho que fazer esse colchão de segurança tb. Aproveitei as ações que considerei baratas e torrei tudo e convenhamos, aportar em fundos ou tesouro pra "colchão" nem é tão divertido kk
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dividendos UFRJ, eu tenho 3 níveis de colchão de segurança kkk
      Nível 0 - Poupança, consigo ter dinheiro até no final de semana se previsar.
      Nível 1 - CDB 100% com liquidez diária (só não consigo sacar fora do horário comercial e no final de semana)
      Nível 2 - Um fundo de investimento de renda fixa, com resgate em d+31.

      Eu estou me organizando para não precisar encostar no meu patrimônio durante 18 meses.

      Excluir
  2. Excelente rentabilidade!

    Você pode abrir todos os ativos da sua carteira de FIIs?

    Uma dúvida: na categoria imóveis, é imóvel de aluguel? Como você computa o valor dele no patrimônio? Você vai atualizando com que periodicidade? Uma vez por ano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não sou dono do blog, mas vou dizer como eu faço.
      Tenho um apto quitado. Lanço em meu patrimônio o valor pago e declarado no IR. E pronto.
      Não atualizo. Só alterarei se um dia vender. Aí lançarei o dinheiro que entrou e tirarei o imóvel da lista. Mas, não pretendo vender. É só a idéia.
      O carro faço do mesmo jeito. Lanço o valor pago. Quando vendo, tiro ele da lista e coloco o novo carro pelo valor lançado no IR.

      Excluir
    2. Anon 09:28 eu faço igual o Anom 21:42 para lançar os imóveis, coloco o valor de compra.
      Exemplo comprei um imóvel no leilão por 100k à vista, eu lanço os 100k de patrimônio, a medida que eu preciso fazer uma reforma, pagar condomínio, eu vou atualizando o valor do imóvel com o dinheiro gasto com ele. Eu só lanço o lucro da venda no meu patrimônio quando eu efetivo a venda e recebo o dinheiro na minha conta.
      Não tenho imóvel para aluguel.

      Excluir
  3. Olá Surfista. Parabéns pela performance e resiliência. Estou tendo dificuldades com sua planílha de Gestão de Portfolio na hora que tento atualizar as cotações aparece sempre um erro.

    Tem como me auxiliar?

    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcello o Yahoo desligou o serviço deles, eu tenho utilizado o Google Sheets, criei uma planilha lá no Google Sheets e depois criei uma conexão no Excel.
      Dá uma pesquisa no termo cotação automáticas Google, que tem um monte de tutorial ensinando fazer isso.

      Excluir
  4. 2015 foi um ano bem tenso, rentabilidade quase sempre ficava negativo, más depois só alegria. abraço surfista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe mal que perdure para sempre e também não existe felicidade eterna... Já estou preparando o meu bunker para sobreviver as próximas tormentas kkk

      Excluir
  5. Surfista, a evolução da rentabilidade e patrimônio na sua planilha mostram a importância da permanência por maior tempo possível no mercado para o bom funcionamento da estratégia de buy and hold. As vezes temos 5 anos de lado ou caindo, mas quando a alta vem a subida é íngreme e nunca saberemos quando ela vem. Parabéns pela consciência financeira e obrigado por continuar a compartilhar conosco. Não pare de postar, pelo menos nos fechamentos.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sequoia corroboro com seus argumentos, são muitas as tentações durante a caminhada, além de ter o controle emocional para o período de vacas magras é necessário controlar o impeto do consumo também. Eu sofri pressão da 'sociedade' para ter um carro melhor ou um apartamento melhor. Resisti firme até o momento e espero continuar a resistir.

      Excluir
  6. Muito bom surfista, vou começar fazer aportes menores também afim de aproveitar a próxima ladeira a partir de outubro. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu colchão da segurança está bem forte, aguenta uns 150 kg fácil, isso dá tranquilidade em momentos de crise.

      Excluir
  7. Grande surfista! Top seu blog, sempre me inspirei nele pra tocar o meu. Da mesma forma que vc esse mês não aportei nada, isso dói em quem não ve a hora de chegar na marca de 1 milha. hehehe. E realmente pra quem ta posicionado em RV mesmo sem aportes a carteira segue crescendo. Sobre o Bear Market é inevitável, uma hora ele vai chegar, tem o lado bom e o ruim, seguimos de olho. Abraço e muito sucesso sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é uma verdade tem o lado bom e o lado ruim, eu gostaria de me manter a regularidade aportando todos os meses, porém tenho outras coisas para ajeitar na vida e preciso estar seguro para fazer uma transição de carreira e ter mais tempo para mim e para minha família.
      Com esse modus operandi eu torço para que o bear market não dure mais que 12 meses!

      Excluir
  8. Surfistinha,

    Eu utilizo sua planilha, e to com uma dúvida besta, se for fácil de resolver talvez vc possa me ajudar.

    Eu compro PIBB11, e tenho lançado como PIBB3 para a planilha aceitar como "ação". Do contrário, mesmo que eu coloque "PIBB11" lá no portifólio, quando faço as operações na aba própria a planilha nao reconhece.

    É fácil resolver isso ou melhor deixar a gambiarra do "PIBB3"?

    Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha tiet11 tb..virou tiet9 hahaha

      Excluir
    2. Tum Tum é fácil sim viu, só aumentar a quantidade de caracteres na pesquisa. Se você olha na coluna I da aba 'Portfólio' vai ver a formula abaixo.
      Provavelmente onde você está enxergando o número 6 antes do parâmetro FALSO está o número 5. É só colocar 6 que começa a achar.

      =SE(ÉERROS(PROCV(A39;Cotações!$A$3:$G$33;6;FALSO));"";PROCV(A39;Cotações!$A$3:$G$33;6;FALSO))

      Excluir
    3. Note que tem duas funções PROCV na fórmula, precisa alterar nas duas.

      Excluir
  9. Bacana Surfista!

    Mesmo com os aportes menores seu patrimônio segue evoluindo bem. O pior já passou, importante é seguir o plano!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A missão agora é não consumir nada do patrimônio durante a minha transição de carreira.
      Espero que daqui uns 12 meses eu já consiga voltar a aportar com regularidade.

      Excluir
  10. Muito bom!! Não abandona a gente não! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samir, no mínimo os fechamento mensais vou continuar fazendo.
      Para ser sincero não tenho conhecimento técnico para compartilhar com a blogosfera, acho que meu grande trunfo é o controle emocional, ser sistemático e tentar me manter o mais próximo possível do planejado.

      Excluir
  11. Que evolução hein homem !! rsrs

    Cara tá todo mundo na blogosfera devagar né? malditas redes sociais que se resolve tudo em cliques e nós ficamos aqui em vontade ou ideias para postar !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stifler é um ciclo, chega uma hora que os assuntos acabam, só espero que tenha gente boa para ajudar a galera mais nova na blogosfera igual eu fui ajudado, acredito que tenha gente nova com pique e conhecimento para compartilhar. Como vamos virando passado, fica difícil acompanhar os novos blogs, certeza que tem vários bons que eu nem conheço, acho que agora a fonte de informação deve ser o YouTube, a galera gravando vídeos sobre investimentos.

      Excluir
  12. Muito boa rentabilidade este ano. O facto das ações subirem muito este ano ajudou.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.