Ibovespa chega a 117 mil pontos. Você está atrasado?

11/01/2016, bolsa com 39.950 pontos.

No dia 11 de janeiro de 2016, a mais ou menos 4 anos atrás a bolsa caia abaixo dos 40 mil pontos, um patamar muito próximo das mínimas do período de crise de 2008.

14/11/2008, bolsa com 35.789 pontos

Só a título de comparação, em 14 de novembro de 2008 o índice IBOV estava em 35 mil pontos, oito anos depois o índice voltava para a casa dos 39 mil pontos, o gráfico acima deixa claro que a Bolsa andou bem de lado de 2008 a 2017 mais ou menos.

O meu caso prático! Comecei a poupar em 2014 e até 2016 só tomei fumo, ou seja, aportava todo mês e via meu patrimônio caindo, mas como eu gostaria de ter começado antes, se eu tivesse começado lá em 2010 e tivesse a paciência necessária para aportar todos os meses e suportar as rentabilidades negativas de 2010 a 2017, nesse momento de 'bull market' eu estaria vendo meu patrimônio superar a barreira dos 1MM fácil.

Reforçando que resultados passados não são garantia de resultados futuros, eu acredito que sempre é um excelente momento para começar a poupar na bolsa de valores, por mais que possamos estar em um momento de pico histórico, aportar todos os meses, valores que não prejudiquem enormemente sua qualidade de vida, é muito benéfico, pois o quanto antes começarmos a poupar mais o tempo estará a nosso favor.

Cada dia eu percebo que a maior qualidade é ter paciência, o tempo é a principal variável para nos ajudar a acumular patrimônio, e seguir um planejamento de aportes mensais, por 15 ou 20 anos, vai fazer que a gente passe por uns 3 ou 4 períodos de crise, então o negócio é comprar todos os meses e ter paciência.

Lógico que existem alguns conceitos básicos que precisam permear esses aportes mensais, abaixo vou deixar os principais pontos, eles são assim bem simples mesmo.

1 - Escolher boas empresas, conservadoramente financiadas, com bom histórico de lucros e sem rolos aparentes. Eu olho a evolução dos lucros durante os anos, olho o nível de endividamento e dou umas pesquisada se a empresa não tem nenhum rolo, simples assim.

2 - Diversificar o patrimônio, eu tenho umas 13 ações e uns 11 FIIs, portanto nenhum ativo possui uma representatividade superior a 8% do meu patrimônio, portanto se alguma empresa ou FII morrer, o impacto não será tão devastador.

3 - Avaliar anualmente se as empresas ainda continuam boas, as empresas não quebram do dia para a noite, elas começam a dar alguns sinais, aumentam o nível de endividamento ou diminuem a lucratividade, então dá para ir saindo aos poucos e caso a empresa se recupere reavaliar se realmente é vantajoso sair. Outro exemplo prático, as minhas ações da Cemig estão em quarentena, não faço mais nenhum aporte nelas, mas ainda também não vendi nenhuma ação, estou esperando calmamente a 2 anos para ver se a situação continua a piorar ou apresenta alguma melhora.

Enfim esses 3 pontos podem ser pesquisados mais a fundo, mas eles são realmente simples, não tente complicar, o foco deve ser no seu trabalho e na capacidade de poupança, quanto mais tempo você conseguir poupar mais as probabilidades ficarão favoráveis para o objetivo de acumular patrimônio.

Respondendo a pergunta do título do post, não, não está tarde para começar a poupar na bolsa o tempo é nosso maior aliado na caminhado da tranquilidade financeira, portanto o quanto antes você começar melhor será para você.
Ibovespa chega a 117 mil pontos. Você está atrasado? Ibovespa chega a 117 mil pontos. Você está atrasado? Reviewed by Surfista Calhorda on 12:00 PM Rating: 5

22 comentários:

  1. Oi Surfista! Sigo exatamente estes 3 pontos. E ainda não passei por nenhuma crise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas sempre vem, eu também julgo que eu não passei por nenhuma crise realmente aguda, a minha de vir logo após esse Bull market.

      Excluir
  2. Uma frase muito top é : O melhor dia pra se plantar uma árvore foi há 20 anos atrás, o segundo melhor dia pra plantar uma árvore é hoje. Ou seja, nunca é tarde pra começar. E sempre vão ter os da geração mimimi, falando que "perderam" o timing e que vão esperar crise... tenso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dividendos. A Frase é bacana e inspiradora. Porém, se o melhor dia para plantar uma árvore foi há 20 anos, o segundo melhor dia para plantar uma árvore foi necessariamente há 19 anos e 364 dias atrás. Na verdade, o 7.300 melhor dia para plantar uma árvore (se a premissa que o melhor dia para plantar uma árvore foi há 20 anos é correta) é hoje.
      Abs

      Excluir
    2. Dividendos UFRJ boa frase, precisamos colocar nossos planos em prática hoje, mas chega uma hora que vc percebe o peso do tempo, principalmente nos esportes kkkk
      Outra coisa legal, não conhecia o lado piadista com alto nível de erudição do Soul Surfer, o UFRJ tem um formação boa hein, logo logo ele aparece com um racional para embasar os períodos de tempo do comentário dele.

      Excluir
  3. Eu comecei a aportar em 2008. Aportava pouco. Daí consegui manter aportes até cerca de 2012. Apesar de saber que tinha que continuar aportando, arreguei. Nessa época a renda fixa estava tão top que deixei o que tinha aportado na renda variável quieto e passei a aportar pesado na renda fixa.

    Só voltei a portar pesado na renda variável quando a bolsa só tinha voltado pros 70 mil pontos.

    Por um lado é um arrependimento danado de não ter mantido os aportes na bolsa com ela baixa. Por outro, renda fixa tava tão top pagando 7% + IPCA rs..

    É foda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diversificação sempre, não foi de todo ruim seu movimento. Eu fiz algo parecido, buscando diversificação, e deixei uma parte do patrimônio para negociar imóveis baratos.

      Excluir
  4. Precisa ter um desapego grande pra aguentar essas baixas. Se voltar pra 2016, toda semana tinha um escândalo e tudo estava sombrio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa confiar no tempo também, focar no trabalho e na capacidade de poupança. Se ficar lendo notícia a chance do emocional abalar fica maior.

      Excluir
  5. Nunca saberemos quando está alto ou baixa, por isso sigo aportando e com foco na renda passiva. Desejo um feliz ano novo surfista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso Beto, podemos estar no começo de um longo período de alta, ou podemos estar no final de um curto período de alta, o negócio é aportar todos meses, subindo ou caindo, e dar tempo ao tempo.

      Excluir
  6. Para quem ainda não começou a investir o melhor momento é hoje.

    Estudando antes, indo aos poucos, fazendo aportes mensais em renda variável, que no longo prazo dá certo.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em gênero, número e grau. Não é difícil, só precisa controlar a ansiedade de ganhar dinheiro rápido e fácil.

      Excluir
  7. Esse ano favoreceu quem estava exposto. Fechei com 65%. Feliz 2020.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belo desempenho, digno de um Super Sayajin!
      Nós últimos 6 anos, esse já é meu segundo ano com as ações apresentando um resultado anual incrível.

      Excluir
  8. Olá surfista, parabéns pela trajetórias não vou negar que a valorização das ações brasileiras foi muito boa nos últimos anos.

    Porém também invisto no exterior e comparando a minha carteira brasileira em dólar ainda está no negativo. Visto que o ibov solarizada está bem abaixo do que já foi um dia...

    Como você vê os investimentos nós exterior ?
    https://br.tradingview.com/symbols/spread/BMFBOVESPA%3AIBOV/FX_IDC%3AUSDBRL/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz 2020 tudo de bom, bons investimentos...

      Excluir
    2. Anderson entendo que a desvalorização da moeda local é um ponto muito importante, mas ainda não cheguei ao ponto de diversificar meu patrimônio em alguma moeda forte. De verdade, cheguei a cogitar isso para 2020, mas vai acabar ficando para 2021, possivelmente vou começar a aportar nas bolsas dos EUA e pretendo seguir o mesma estratégia que adotei aqui no Brasil. E respondendo a sua pergunta, eu vou no simples, o investimento no exterior é mais uma importante diversificação, eu tenho lido que o C6 Bank vai lançar uma plataforma para possibilitar a aquisição de ações das bolsas estrangerias com custos mais aceitáveis, se esse recurso do C6 Bank sair ainda em 2020, quem sabe eu já não começo a fazer meus primeiros investimentos no exterior.

      Excluir
  9. Boa tarde a todos, qual a estratégia melhor na visão de vcs, é aportar todos os meses independente do preço da ação ter subido, ou poupar mensalmente e deixar na RF com liquidez diária para poder aproveitar oportunidades e comprar ações com desconto maior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anom eu utilizo um método que preconiza o aporte mensal, esse aporte mensal precisa ser um valor que não prejudique sua qualidade de vida e mantendo a consistência por anos o resultado com toda certeza será um bom preço médio sem ter nenhuma preocupação com 'timing', ou seja dá para deixar de lado a preocupação de comprar no topo.

      Excluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.