Lançamento coberto de opções, vale a pena?

William Persch REMUNERAÇÃO DE AÇÕES COM LANÇAMENTO COBERTO DE OPÇÕES

Lançamento coberto, venda coberta ou financiamento com opções de compra, existem diversas maneiras para se referir a estratégia que vou abordar neste post.

Se você não sabe o que são opções, certamente vai ficar meio difícil para entender o post, porém a boa notícia é que existem diversos portais, canais do YoutTube que ensinam os conceitos básicos das famigeradas Calls e Puts.

Lá no passado eu fiz alguns lançamentos cobertos, que até me renderam algum lucro, precisamente R$ 1455,00, porém ao ser exercido com opções de compra do Banco do Brasil e a trabalheira que deu apurar imposto de renda e depois recomprar as ações (mesmo com um preço um pouco mais baixo) eu comecei a me questionar se fazia sentido eu continuar fazendo o lançamento coberto de calls.

Depois da experiência de ser exercido, veio uma mudança operacional da Bolsa que permitia que eu fosse exercido mesmo fazendo a compra para zerar minha posição vendida, antes da mudança eu lançava/vendia opções de compra e quando eu fizesse a compra de opções de compra a posição era revertida no mesmo dia, impossibilitando assim que eu fosse exercido. Após a mudança a reversão só é formalizada em D+1.

Vamos tentar exemplificar.
Em 01/02/2021 em lanço/vendo opções de compra, 1000 opções do Banco do Brasil.
No dia 10/02/2021 a ação subiu muito e eu decidi zerar minha posição, comprando 1000 opções do Banco do Brasil, com mesmo vencimento e strike das opções lançadas.
Porém a reversão da operação só vai ser formalizada pela B3, no dia 11/02/2021, então se a pessoa que está com o direito de comprar minhas ações decidir exercer seu direito em 10/01/2021 eu serei exercido mesmo com a tentativa de zerar minha posição.

O exemplo acima vale para opções americanas, as europeias só podem ser exercidas na data do vencimento. As datas são fictícias e foram utilizadas somente para dar uma dimensão de tempo.

Realmente o assunto não é tão simples, mas com um pouco de entendimento dos conceitos básicos a explicação acima pode ser entendida, pelo menos eu espero 😃.

Voltando ao objetivo do post, após eu ser exercido e a bolsa mudar o seu modelo de operação eu deixei de lado a estratégia de lançamento coberto de opções de compra.

Agora vamos a reviravolta, como meu patrimônio cresceu e a quantidade de ações na minha carteira também aumentou bastante eu estou começando a repensar senão vale a pena voltar a fazer o lançamento coberto.

Estou analisando senão é interessante voltar a fazer o lançamento coberto com apenas uma parte da minha posição, assim em caso de ser exercido a dor será menor.

A minha visão de trabalho para apurar imposto e recomprar as ações mudou um pouco, hoje já não parece que dá tanto trabalho assim.

Eu tenho quase 1600 ações da COGN3, então eu pretendo lançar apenas umas 300 opções fora do dinheiro e se vier a ser exercido eu utilizo a grana que vai entrar para ajustar minha alocação de ativos. Cheiro de rolo? Será? Lançando fora do dinheiro, ainda existe a possibilidade de recomprar com um valor menor após ser exercido. Sim tem cheiro de rolo, casino e jogo de azar!!!!

Lógico que a estratégia só irá funcionar se eu for exercido pouquíssimas vezes, então o lançamento tem que ser bem fora do dinheiro e em quantidades pequenas, mitigando o risco de ser exercido.

Ser exercido implica em pagar imposto de renda se tiver lucro, mesmo que a venda seja inferior a 20 mil reais no mês e a corretora também vai cobrar algumas taxas de você por causa do exercício.

Bons tempos em que o Troll e o Dimarcinho apareceriam por aqui para dar suas brilhantes contribuições sobre o tema.

Alguém ainda faz lançamento coberto de opções? Se você faz comente sua experiência aqui neste post.
Lançamento coberto de opções, vale a pena? Lançamento coberto de opções, vale a pena? Reviewed by Surfista Calhorda on 6:00 AM Rating: 5

15 comentários:

  1. Surfista, eu acho uma boa estratégia e em alguns casos você consegue 1% ao mês nesses lançamentos. Eu gosto de lançar com uma margem de 10 a 15%. O que faço no caso de ser exercido é colocar a grana no Tesouro Direto Selic em garantia e passo a vender PUT coberta, até ser exercido novamente para pegar as ações de volta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filipe eu já estou começando a pensar em utilizar uma puts para fazer financiamento na compra. Ao invés de comprar diretamente o ativo objeto, vendo put no dinheiro, coberta é lógico. E com uma parte da grana que entrar faço um segurinho comprando put fora do dinheiro com vencimento no próximo mês.

      Excluir
  2. Olá Surfista,

    Eu fazia venda coberta até o final do ano passado. Antes de dizer meu motivo em parar, para quem quer adotar essa estratégia, precisa se informar na corretora sobre os custos do exercício. Se não me engano, se a corretora cobrar taxa bovespa se prepare em deixar todo seu lucro para a bolsa.

    É uma facada!!!

    Bom, agora vamos ao meu motivo. Eu parei com as vendas cobertas pois no curso de opções que faço atualmente, tem muitas estratégias melhores.

    Vou assistir novamente a aula que diz respeito a isso e acredito que poste lá no blog. Acho que não terei problemas.

    Em resumo, a venda coberta funciona para ativos que não se mexem muito quando seu mercado de opções apresenta pouca liquidez. No caso da Petrobras, onde tem liquidez em quase qualquer strike, é tranquilo fazer venda coberta e rolar (rolar = recomprar a opção vendida e vender outra opção)

    Já no caso das outras opções, se o ativo se mexer 5% pra cima ou pra baixo, já complicado desmontar a operação ou mesmo rolar. Você vai no book e passa a não ver mais ofertas de compra e venda.

    No mais eu gostava muito. Só não continuo fazendo pois achei coisa melhor pra fazer com opções.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Investidor, o curso é online? Me passa a indicação?
      elenaosurfanada@gmail.com

      Excluir
  3. Esquece isso! Fiz mensalmente por 2 anos, defendi a operação, comprei briga com membros da Blogosfera, mas no final saí no zero a zero. Só perda de tempo e dor de cabeça. Até o Bastter, que foi o responsável por propagar essa operação voltou atrás e não fala mais disso, pois 100% das pessoas que seguiram as dicas dele levaram ferro grande, inclusive o saudoso Zé Mobral.

    Amigo, mantenha seu plano e mantenha tudo simples: trabalhar, poupar e reaplicar dividendos. Não inventa e nem tenta ser mais esperto que o mercado.

    El Rei (com preguiça de logar)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. El Rei, mas dá para fazer algumas coisas legais com opções, lógico que eu preciso dar uma estudada. Tem o seguro, o financiamento com venda de put.
      Vou fazer umas experiências, sempre com pouco dinheiro e risco controlado.

      Excluir
    2. Ficar com tempo sobrando pode fazer mal.

      Excluir
  4. Fazer essa operação com pouco dinheiro nem pensar mas com algo entre 200 e 300 mil com estratégia de dividir o capital é possível ganhar mais do que em FIIs e com risco muito menor que em FIIs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Painel, estou estudando para entender os riscos e fazer umas experiências práticas, quero chegar nessas operações.

      Excluir
  5. Olá Surfista interessante, antigamente fazia venda coberta, mas ultimamente estou vendendo put Descoberto com a intenção de comprar, da mais rentabilidade, a unica coisa que tem que deixar uma grana liquidada, mas ate então pra mim não tem problema, e faco por semana.

    Mas estou operando no mercado americano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anom, cheguei neste ponto, gostei dessa ideia. Mas eu estou fazendo sem me alavancar, sempre deixo o dinheiro de um possível exercício na agulha para sair comprando. Tô fazendo com ABEV3. Esse mês aí invés de comprar o ativo preocupado, eu vendi put no dinheiro. Mas foi um teste pequeno, quero ver como evolui.
      Valeu pelo comentário.

      Excluir
  6. Eu tenho feito venda coberta pra financiar outras operações. Mas as vendas que faço são bem ITM, pois o prêmio é gordo, então dá pra comprar put com strike maior que a call vendida e comprar call pra caso o preço dispare, e ainda sobra um residual. Vale a pena estudar essa estratégia.

    ResponderExcluir
  7. Uma dúvida,
    No mês de julho comprei 1000 ações bbdc4 , paguei 22,75 resolvi vender a opção e recebi um prêmio,,,,dez dias depois a ação foi a 25,00 se eu tivesse segurado a ação e vendido dez dias depois teria ganho 2250,00 o que o prêmio é 1/5 deste valor,,,,no dia do exercício a ação estava 21,...e alguma coisa.....ou seja (não fui exercido), acabei travando a minha ação e agora juntando o prêmio que recebi e o valor que a ação está, não chega no investimento que fiz inicial,,,,, pergunta: muitos dizem que isto é proteção de capital,,,,no meu caso foi ou não foi? Pois não estou vendo lógica nisto....

    ResponderExcluir
  8. Uma dúvida,
    No mês de julho comprei 1000 ações bbdc4 , paguei 22,75 resolvi vender a opção e recebi um prêmio,,,,dez dias depois a ação foi a 25,00 se eu tivesse segurado a ação e vendido dez dias depois teria ganho 2250,00 o que o prêmio é 1/5 deste valor,,,,no dia do exercício a ação estava 21,...e alguma coisa.....ou seja (não fui exercido), acabei travando a minha ação e agora juntando o prêmio que recebi e o valor que a ação está, não chega no investimento que fiz inicial,,,,, pergunta: muitos dizem que isto é proteção de capital,,,,no meu caso foi ou não foi? Pois não estou vendo lógica nisto....

    ResponderExcluir
  9. Não consigo entender como a maioria dos investidores não utilizam as opções para maximizar os seus ganhos com as suas ações! A venda coberta de calls é uma das operações mais simples no mundo das opções. Olhando o gráfico de pay off vemos que teoricamente a operação não tem defesa na queda, porém, essa perda "infinita" está ligada a suposta possibilidade da ação chegar a zero ou quase isso. Um exemplo catastrófico é o da OGX. Podemos falar de Telemar ou até mesmo de Petrobras na época da Dilma, quando a ação chegou a valer menos de 5 reais. Mas vamos combinar que isso não acontece todos os dias.

    Eu uso um bom capital para fazer vendas cobertas. Opero com umas 10 ações. Tento, na medida do possível, iniciar a operação quando o preço está tocando na banda inferior do Bollinger ou do Canal de Keltner (indicadores de desvio padrão). Isso ajuda um pouco pois a venda coberta é uma operação bullish, ou seja, quando o preço sobe (sem exagero) você obtém o seu lucro máximo.
    No gráfico eu traço três linhas, uma amarela com o strike, uma verde com o preço de compra original da ação e uma vermelha com o preço médio descontando todos os resultados obtidos com o lançamento e as rolagens posteriores. Ou seja, o preço da linha vermelha é o preço da ação mais o prêmio da call vendida e menos o valor pago para recomprar a call. A diferença entre a linha verde e a linha vermelha é a gordura que você tem na operação.
    Se o preço atual da ação está acima da linha vermelha significa que, se você encerrar a operação, você ficará com algum resultado positivo. Se o preço do ativo estiver abaixo da linha vermelha e você decidir encerrar a operação, você terá um prejuízo. Controlar isso nas quedas fortes tem efeito psicológico muito positivo.
    Nos últimos dias, algumas ações caíram muito e estão muito distantes da linha vermelha! Além disso, o seu valor extrínseco vale centavos não fazendo mais sentido ficar com essas opções. É necessário rolar!
    Quais são as alternativas nesse caso?
    Alternativas mantendo o strike no mesmo nível da compra do ativo
    1 - Se o prêmio de uma call da mesma série ainda valer a pena (acima de R$ 0,15) e ainda faltam pelo menos 12 dias uteis, vale a pena rolar, pois você vai conseguir melhorar o teu valor médio da linha vermelha e se por acaso for exercido (improvável), será no mesmo valor da compra do ativo.
    2 – Rolar para a série seguinte (mantendo o valor da compra original da ação). Isso vai te dar mais dinheiro pois as calls mais distantes pagam mais prêmio.
    Nas ações com menos liquidez (todas menos Vale e Petro), você vai correr o risco de não conseguir book para o nível de preço que você precisa. Nesse caso você tem a opção de vender uma call abaixo do valor original da compra do papel.
    Essa decisão vai dar um calor, pois você vai ter que controlar dois riscos. O primeiro risco é do preço rasgar pra cima e superar o strike dessa nova call. Você seria exercido no vencimento em um valor inferior ao que você pagou na ação. O outro risco é de você ser exercido antes do vencimento. Nos últimos 4 meses eu fui exercido 4 vezes em calls americanas. Se o teu risco for muito alto, ou seja, a diferença entre o preço da ação e o strike for muito grande, talvez valha a pena considerar o lançamento de uma opção européia. Lembrando que existem papeis (como COGN3) que não possui opções européias.
    Depois de tudo isso a ação vai ter que ajudar e começar a subir! Se a ação for uma nova OGX babau! Não tem jeito!

    É isso aí pessoal! Abraços!



    ResponderExcluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.