Investimento em Startups

Estou bem interessado em investir grana e o meu tempo em alguma startup, alguma ideia...

Eu abri minha empresa no ano passado, tive um bom primeiro ano e agora estou pensando em trabalhar outros modelos de negócio, hoje basicamente eu sou autônomo, vendo o meu bom senso e minha experiência para alguns clientes.

Não conheço muito sobre o mundo de startups, mas tendo em vista os custos para desenvolver aplicações, acredito que aportes entre R$ 50k e R$ 100k já podem ajudar uma boa ideia a se tornar realidade.

Tenho alguma experiência com 'valuation', que dependendo da maturidade da startup não vai servir para nada, já fui consultor em alguns processos de M&A e também já fiz uma infinidade de Business Cases! 

Além de algum dinheiro, também tenho meu tempo para colocar no negócio, alias acho que o meu tempo deve ser o mais valioso.

O que me gerou esse interesse?

Fiz um projeto recente para repensar o modelo de negócios de um cliente, utilizei o Business Model Canvas e o Value Proposition Design... O resultado foi excelente, o cliente está feliz da vida com o novo modelo de negócio que pensamos e colocamos para rodar e está sendo muito rentável... Se eu consigo fazer isso para os outros, por qual motivo não posso tentar aplicar meu bom senso e minha experiência para ter um benefício mais direto?

Este post é uma tentativa de conseguir sugestões e informações de como se aproximar dos polos de inovação, se alguém que passa por esse blog quiser compartilhar alguma informação fico muito grato!

Update: Recebi a indicação de dois excelentes sites que viabilizam o Equity Crowdfunding, são eles:
Investimento em Startups Investimento em Startups Reviewed by Surfista Calhorda on 6:53 PM Rating: 5

11 comentários:

  1. Fala Surfista , pq você não abre um instagram, e começa a fazer videos no youtube.
    Tem bastante gente ganhando dinheiro com esse tipo de conteúdo. Faz na pegada de Surfista, falando de investimentos... acho que vai ter um bom publica.
    Transfere esse seu historico de investimento para lá.

    Alguns perfil para vc buscar referencias: Primo Rico, Me Poupe... entre outros.

    Coloca essa vontade que você tem aqui no ele não surfa nada... que você vai dar show.

    Eu tenho uma Startup... que desenvolve soluções para SAP, conhece? Também invisto a uns 5 anos, surfo e sempre dou uma olhada no seu Blog... acredito que seu conteúdo aqui do blog é único e vai dar engajamento..

    ... vamos lá.... não perca tempo.

    Valew.





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já sofri implantando SAP algumas vezes kkkk Trabalhei com desenvolvimento de software por uns 8 anos e depois fui para Management Consulting.
      O lance do YouTube é interessante, mas preciso quebrar umas barreiras pessoais para colocar um projeto deste para rodar.
      Muito obrigado pelo comentário.

      Excluir
  2. Fala Surfista!
    Boa noite.
    Cara eu invisto em ações e no início do ano passado separei 7.000 reais pra investir em 2 startaps. Gostei muito dos sites eqseed.com e o kria.vc
    São sites que captam possíveis startups promissoras e captam a grana.

    Acabei investindo em duas, uma através de cada site.
    Investi 5.000 reais na PROSUMIR e 2.000 reais na BDROPS. Se você pesquisar na internet pode saber mais dessas startups, infelizmente a captação já foi finalizada.

    Recebo a cada trimestre os relatórios dessas empresas e é bem legal. O COVID chegou e segurou um pouco as duas, mas elas estavam preparada.

    Veja esses dois sites que te passei. É bem interessante. Coisa pra longo prazo!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente! Vou olhar agora os sites... Esse post já me ajudou bastante!!! Muito obrigado.

      Excluir
    2. Que legal esses sites, vou olhar também!

      E, excelente texto, Surfista! Vamos procurar boas novas nesse meio também, volatilidade é vida haha

      Excluir
    3. One eu até atualizei o post com os links dos sites que o Anon indicou.
      Novamente obrigado Anon.

      Excluir
    4. Show SC, nos próximos meses assim que aparecer dinheiro para aportar vou analisar esses sites e se vier a fazer faço um post também sobre...

      Excluir
  3. No caso não seria investimento pelo que eu entendi e sim entrar pra ser sócio, pra melhorar o modelo de negócio não é (é uma forma de investimento mas muito mais ativa né). Acho válido esse tipo de aventura haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escola para Investidores, neste momento estou analisando todas as possibilidades, ainda não tomei a decisão do que eu quero fazer.

      Excluir
  4. Surfista,
    Tem um programa chamado Shark Tank. Muito interessante! Como se fosse o The Voice dos empreendimentos. As startups apresentam seus negócios para grandes investidores. O que acho legal, é que vez ou outra aparecem ideias que ainda não imaginava. É apresentado vários modelos de negócios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse programa é muito bom! Uma variação de ideias, simplesmente, sensacionais a até umas loucuras que aparecem!

      Excluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.