O motivo do melhor método de investimento não ser aplicado em larga escala!


Percebi que nos últimos posts de fechamento mensal eu não coloquei a imagem atualizada do meu Dashboard e com a baixa atratividade do blog, o erro passou despercebido.

Eu intitulei este post de maneira bem enviesada, afinal estou utilizando a régua que serve para mim e classificando o método de investimento que coloco em prática como sendo o melhor. 

De verdade eu acredito que ele seja o melhor para a grande maioria das pessoas.

Com o objetivo de reforçar para mim as qualidades do meu método, revisitei os principais motivos que me fizeram adotar essa estratégia e depois também vou comentar os principais motivos que levam as pessoas a não conseguirem seguir esse método.

Principais motivadores:

Pouco esforço e foco na principal fonte de renda.

O primeiro e principal motivador é que eu preciso dedicar pouco esforço para acompanhar meus investimentos em renda variável, o que consequentemente me deixa livre para ter foco no meu trabalho que é a minha principal fonte de renda.

Diversificação e controle do nível de risco.

O segundo é que a diversificação me ajuda a mitigar os riscos, atualmente eu sou sócio de 14 empresas e também tenho 12 FIIs, o que atenua de maneira significativa o impacto dos ativos ruins na carteira e infelizmente também reduz o impacto das excelentes empresas no ganho geral da carteira, mas é um trade off muito válido, pois mitigar o risco para o meu método é muito mais importante do que ganhar muito ou ter resultados acima do mercado.

Automação do processo.

O terceiro motivo é que eu consegui atingir um nível de automação no meu processo de investimento que ajuda e minimizar as questões emocionais, apesar da escorregada que eu dei fazendo um aporte fora do comum durante a queda causada pela pandemia, em 98% do tempo eu apenas abro a minha planilha e compro o ativo que está mais longe do % planejado de alocação.

Facilidade para escolher boas empresas.

O quarto e último motivo, que está muito ligado com o primeiro, é que é muito fácil escolher boas empresas utilizando critérios muitos simples, novamente, neste ponto é necessário se despir do ego de ter resultados acima do mercado, pois o principal foco é mitigar o risco e priorizar a atividade que mais gera renda, fortalecendo a capacidade de aportes. Então você vai escolher aquelas empresas que tem lucros consistentes, são conservadoramente financiadas, são reconhecidas como líderes no seu seguimento de atuação e que não tem nenhum rolo aparente, o que culmina em uma baixa volatilidade e pouca emoção.

Os motivadores são simples e descrever no meio desses motivadores que eu escolho segurança em detrimento de altas rentabilidades com toda certeza já exclui a estratégia dos objetivos de muitas pessoas. 

Enfim, se você já descartou a ideia pois os motivadores não fazem sentido para você, nem precisa continuar a ler o post.

Vamos agora falar um pouco das principais causas que fazem as pessoas abandonarem esse método.

Principais causas para o abandono:

Sedução pelo consumo.

A primeira e principal causa de abandono da estratégia é a sedução pelo consumo, isso mesmo, pense na situação hipotética:

Um amigo comprou um carro bacana na casa dos 100 mil reais, e naquele habitual churrasco ele se torna o assunto central, as pessoas comentando que ele está bem de vida e enaltecendo o novo bem material que ele possui... 
Após presenciar o quanto o seu circulo de relacionamento ficou encantado com o novo carro do amigo, você pobre poupador, que demorou 4 anos para juntar 100 mil reais, decide que você também é merecedor desse reconhecimento no seu circulo de relacionamento, vai até a concessionária e compra o seu 'possante'... 

Pronto é o início do fim, gastou todo o patrimônio acumulado, vai pagar mais caro no seguro, mais caro no IPVA e mais caro na manutenção consequentemente vai diminuir sua capacidade de aporte.

Extrapole a situação para outras situações, comprar casa na praia, comprar casa no campo, fazer aquela festona de renovação de votos de casamento, fazer aquela festa nababesca para o aniversário de 15 anos da sua filha, comprar aquele imóvel de padrão mais elevado em um bairro nobre... Enfim enquadre aqui tudo aquilo que você pode fazer com todo o seu patrimônio acumulado e que não é extremamente necessário naquele momento. A recompensa tardia compensa! Bela frase hein.

Falta de paciência.

A segunda causa é a falta de paciência, ou seja, a baixa capacidade de aceitar uma recompensa tardia. 

Os mais novos dizem que não podem esperar 15 anos para começar a ver bons resultados, os mais velhos dizem que estão velhos e não podem esperar 15 anos para começar a ver bons resultados e assim eles não saem do lugar e mantém a sua posição honrada na corrida dos ratos.

Eu reconheço o método que eu sigo é muito monótono e sem graça, eu até tive um pouco de emoção no começo, pois vivenciei os primeiros anos no negativo e tive um pouco agora com a queda abrupta do mercado causado pela Covid-19... Mas a tendência é que o meu método fique cada vez mais monótono e isso é bom pra mim pelo menos.

Falta de direcionadores e estratégia.

A terceira e última causa de desistência é a falta de direcionadores e estratégia o que reduz a capacidade de seguir o planejamento e te deixa ainda mais suscetível aos rompantes da instabilidade emocional.

Você está firme e forte aportando religiosamente todos os meses durante os 3 primeiros anos, tem uma rentabilidade histórica de 30% e de uma hora para outra Covid-19... 

Sua rentabilidade cai para -10%. 

Os mais conscientes vão olhar e dizer, tenho mais 12 anos para recuperar essa rentabilidade, vou me preocupar com os aportes. 

Os mais ou menos conscientes vão fazer igual eu, aportar acima do normal para tentar aproveitar uma promoção, mas se continuar a cair mais e mais, vão ficar se lamentando de não terem mantido a estratégia de aportes mensais e de não terem mantido o foco no trabalho que é a principal fonte renda. 

Os pouco conscientes vão ser mão de alface mesmo, vão vender no prejuízo e vão desistir do plano de investimento a longo prazo.

Finalizando o post eu realmente enxergo que está cada vez mais difícil seguir um planejamento de investimentos a longo prazo, é só olhar como a sociedade está organizada. 

CEOs olhando sempre para o resultado do ano para garantir o seu bônus.

O consumismo imediato, mesmo sem dinheiro, utilizando o já habitual parcelamento a perder de vista.

O excesso de informação superficial que faz a gente achar que sabe de tudo e no fundo não conseguimos ter nenhuma discussão com algum nível de profundidade.

Eu vou continuar apostando no longo prazo com meus investimentos, tenho a plena consciência de que resultados passados não são garantia de resultados futuros, e que todo o sistema financeiro pode mudar drasticamente nos próximos anos.

Em linha com uma estratégia geral já estou me organizando para ter outras fontes de renda, além do trabalho, da negociação de imóveis e do mercado financeiro. Mitigar os riscos sempre.

E você já parou para pensar de maneira mais detida onde quer chegar com a sua estratégia de investimentos?

Um abraço!
The Surfer.
O motivo do melhor método de investimento não ser aplicado em larga escala! O motivo do melhor método de investimento não ser aplicado em larga escala! Reviewed by Surfista Calhorda on 1:58 PM Rating: 5

23 comentários:

  1. Com certeza, o principal é ter um plano e segui-lo.

    A maioria nem plano tem... ai fica difícil de resistir as "emoções do mercado"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tentei ajudar algumas pessoas, e alguma com uma boa capacidade de aporte, mas elas não resistem a sedução do consumo, estão sempre reiniciando o processo de acumular patrimônio para comprar um carro novo, uma casa maior, fazer uma viagem de 30 dias se hospedando nos melhores hotéis... Realmente manter a consistência é para poucos e sem um plano definido é quase impossível.
      Eu já fiz alguns ajustes no meu plano, reduzi o volume de aportes, mas sempre tenho um plano para seguir, nos momentos de crise ele ajuda a não fazer tanta cagada.

      Excluir
  2. Muito bom surfista, o ideal não é só ter um plano como entender o próprio plano (tem gente que segue algo mas em sabe oq é) e também seguir claro. Gostei do post, talvez faça um igual mais pra frente.

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu escola para Investidores... A consistência é uma chave para muitas coisas, para adquirir novos conhecimentos, para ser bem sucedido com empreendedorismo... Devagar e sempre.

      Excluir
  3. Surfista, poderias comentar um pouco mais sobre como você estuda as empresas? Se utiliza alguma outra ferramenta, como Bastter ou Fundamentei, para buscar as informações e como você seleciona as boas empresas?

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anom, desculpe a demora na resposta.
      Eu basicamente utilizo o site do Bastter e olhos pontos bem simples, são eles:
      1 - Consistência do lucro;
      2 - Endividamento conservador;
      3 - Se a empresa é líder, ou está entre as melhores empresas do setor;
      4 - Senão existe alguma cheiro de coisa errada.

      Para fazer essa análise simples é bem fácil com as informações do site do Bastter.com

      Excluir
  4. Fala Surfista.
    Do ano passado pra cá a bolsa ganhou muitos novos investidores. Eu iniciei na bolsa em outubro de 2019, portanto ainda me considero um iniciante nesse mundo.
    Tive acertos, mas também erros que me custaram caro e pra ser bem sincero estou no momento cansado desse mundo das ações, porém ainda estou presente em uma ação que considero boa: EZTC3.
    Continuo porque tenho a expectativa de diminuir meus prejuízos e porque não vejo muitas outras opções interessantes de investimento hoje em dia.
    Mesmo assim considero a hipótese de se der tudo certo e eu conseguir meu objetivo com essa ação, sair da bolsa e passar um tempo fora desse ambiente.

    Cometi erros não nego. Mas acompanhando mais de perto a RV percebi o quão especulativa ela é. Sei que a especlação faz parte, mas achei que no caso da bolsa em vários momentos a lógica, fundamentos e tendências são ignorados e o que prevalece acaba sendo a especulação (sem generalizar).
    Bolsa não e pra qualquer um, tem que ter tempo e perfil emocional pra ter sucesso ali, além de conhecimento é claro. Embora como disse mesmo buscando informação e escolhendo em tese ações de boas empresa, os resultados muitas vezes são decepcionantes.
    Pra quem vem da Renda Fixa muitas vezes isso é desanimador.
    Acho que tem muita gente quebrando a cara e outros tantos ainda qubrarão na Renda Variável, o que lamento um pouco é falata de opções para quem não tem perfil pra RV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que o ponto seja o perfil imediatista dos resultados. Tente acompanhar menos as cotações e olhar os fundamentos das empresas. Se estes se mantiverem bons, gerando lucros constantes, o ganho a longo prazo será certo. Agora, olhar diariamente/semanalmente/mensalmente os seus ganhos/prejuízos, com certeza vai aparentar que estais perdendo ou no máximo andando de lado, o que não é o caso.

      Excluir
    2. Sou o anon 11:51 e sim anon você está correto, sai no momento errado de algumas ações que poderiam ter me trazido melhores resultados.
      Pelo que já ví o momento de entrar e sair da uma ação é algo que mesmo investidores experientes erram. Até fevereiro desse ano a bolsa teve uma tendência de alta com menor volatidade na maioria das ações, o que faz com que fique mais fácil entender o que está acontecendo e "prever" cenários futuros.
      Porém desde o inicio da Pandemia o mercado ficou altamente especulativo e volátil, tornand-se mais difícil especiamente para os menos experientes, mas impacientes ou mesmo os que não tem perfil para RV e suas surpresas, como empresas que adiaram suas demonstrações de balanços por exemplo.
      Se tornou um cenário melhor para traders, (que não é/era meu foco).
      Não sou daytrader, mas também não era minha ideia casar com ações, penso em adquirir e vender ações no curto prazo almejando ganhos de 5 a 10%.

      Tenho que me policiar mais no sentido de ter mais paciência, mas tenho a expectativa de até o fim de 2020, chegar o mas próximo possível do patamar que estava em fevereiro.

      Excluir
    3. Acredito que se você trata de swing trade, você acaba sendo especulador também, o que torna a bolsa de valores um cassino.

      O espetacular do B&H não é se casar com uma empresa, mas focar naquilo que temos controle: Acompanhar os fundamentos da empresa e esquecer os movimentos de curto prazo.

      Se você estuda uma empresa e entende o negocio da mesma, acompnha os lucros, dividas etc. A cotação cair e seu patrimonio desabar vai ser um mero detalhe, pois você sabe que a empresa continua boa e o movimento do mercado não faz sentido nenhum, te trazendo tranquilidade. Acredito que fazendo esta distinção, você consegue manter o foco a "médio" prazo pelo menos, que seria entre a liberação de um balanço e outro, pelo menos. Qualquer coisa fora disso, torna-se especulativo, e com maiores riscos de erro. Tenha em mente uma coisa: "O desempenho da empresa impacta na cotação, mas a cotação não impacta no desempenho da empresa". Dito isso, tanto faz subir ou descer o preço, o que importa é o valor que a empresa dá ao seu acionista, que normalmente a gente ve pelo lucro etc.

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir
    4. Anom 11:15 no curto prazo tudo é 'muito' imprevisível... No longo prazo as coisas são somente imprevisíveis (retirei o muito da afirmação)...
      Tenha uma carteira diversificada, para o mitigar o impacto das empresas que podem ficar ruins e aporte mensalmente... Mantenha a consistência, pense em um valor que não vai fazer você abdicar do presente e faça aportes durante muitos anos.
      Não tem como garantir nenhum resultado, mas acredito que esse seja o melhor modelo para quem não é especialista do mercado financeiro.

      Excluir
  5. Fala Surfista! Muito bom o post. Ja escrevi la no meu blog sobre "As tentações no meio do caminho" Justamento aquela tentação pelo consumo, em mudar de carro, trocar de casa e etc... Mas o que vejo hoje é que isso atrabalha justamente quem esta começando e não ve o patrimonio render como gostaria, culpa da falta de paciência e imediatismo. Sobre o método. Até agora ainda não consegui chegar no meu. Estou em fazes de ajustes, depois de 4 anos investindo hehehe. Acho que estou quase la. Um abraço meu amigo e muito sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As tentações do meio do caminho são fortes sim viu Grafista Fiel, eu digo por experiência própria, eu tive em algumas ocasiões que me esforçar para me manter longe da sedução do consumo, investi boas horas em reflexões para não comprar um carro melhor, uma casa na praia (eu adoro surfar)... Mas é uma batalha diária, hoje eu já me sinto muito mais forte para resistir as tentações e acredito que um pouco dessa força vem da visão que em breve vou poder me dar alguns itens de conforto sem abandonar minhas independência financeira.
      Eu tenho um método que vou divulgar em breve, que me ajudou bastante a não colocar a carroça na frente dos bois. Será meu próximo post.

      Excluir
  6. Olá, Surfista.

    Essa estrategia eu uso também. É monótoma, mas acredito que é a melhor. Se eu quiser emoções procuro um esporte radical.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Montar touros bravos é bem radical!!!! Eu surfo, recentemente peguei um mar de 8 pés e saciei minha vontade de adrenalina e emoção.

      Excluir
  7. Fala meu amigo de longa data (Afinal já tem um ano que venho lhe acompanhando não é mesmo), você expressou com muita propriedade este mundo dos investimentos de longo prazo, são monótonos, não são para qualquer um, precisa de paciência e cautela. E o mais importante de tudo, a estrategia que da certo para mim, pode não dar certo para meu amigo, e vice versa. Ano passado, não estava operando muito por causa do meu trabalho, hoje como estou desempregado, tenho mais tempo para poder acompanhar e me dedicar mais e estou conseguindo valorizações bem maiores, porem sei que isso não vai durar para sempre. E estou cada dia gostando mais de seguir vários blogs com ideais diferentes, isso te faz questionar você mesmo várias vezes se a sua estrategia pode ser melhorada, além de fazer novas amizades. Valeu abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa MJ! Na semana passada eu recebi a ligação de um amigo perguntando sobre trade... Minha resposta foi categórica, a maioria perde dinheiro, mas os bem preparados ganham e eu não sei o que significa ser bem preparado para realizar trades.
      Não ajudei meu amigo com dicas infalíveis, mas alertei ele que para ganhar dinheiro com isso você precisa ser profissional e não é um curso de YouTuber que vai fazer você vencedor, são horas e horas de voo para realmente ter propriedade de qualquer tema.
      Enfim existem várias jeitos certos de fazer a coisa certa, as estratégias mais elaboradas tem maior risco e maior potencial de retorno, porém demandam muito, mas muito mais conhecimento...

      Excluir
  8. Olá Surfista, que relato sensacional hein! Pois é, é tudo escolha e renuncia... Como dito no seu relato, uma máquina de 100k para pegar a estrada é dahora? é dahora demais, Porém 100k numa empresa, FII, negócio próprio, o que for, gerando renda é dahora? é esplendido haha

    Bom, cada um pensa de uma maneira não é mesmo, vamos seguir nosso plano!

    Aliás, teu texto me lembrou uma frase que diz mais ou menos isso; "...precisamos de pouco para sermos felizes, mas precisamos de muito para perceber isso."

    Abraços, até!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da frase... Já entrou pro meu book de frases prontas e excelentes!

      Excluir
  9. Mais uma ótima postagem Surfista! Esse método Buy and Hold é onde encontrei o melhor método para manter e rentabilizar o patrimônio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Beto... O negócio pra mim é focar na fonte principal de renda e o método simples do Buy and Hold permitiu isso plenamente.
      Eu até perdi aquele impeto de acelerar a IF, achei um ponto de equilíbrio com o trabalho que agora vou trabalhar até quando não aguentar mais, porém o trabalho não vai me privar de fazer as coisas que eu gosto... Estou gastando a grana que entra do trabalho com algumas experiências sem tanta dor na consciência no meu atual momento.

      Excluir
  10. Oi Surfista. parabéns pela postagem... já acompanho o seu trabalho desde o ano passado e sua planilha de controle me ajudou muito a montar a minha tambem.

    vc menciona sobre o seu método no post, com os motivadores e causas de desistência.
    Existe algum outro post seu onde você detalha melhor sua metodologia atual?

    Abraço

    ResponderExcluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.