Patrimônio Financeiro Novembro/2020 (R$ 624.313,60) ou + 3,19%

O ano já está chegando no final, pelo visto existe grande possibilidade de fechar o ano com o patrimônio andando de lado, o que é um grande resultado diante do desafio que enfrentamos.

Fiz um aporte mais pesado num momento que a bolsa estava bem lá embaixo, o que ajudou a recuperar o mesmo patamar de patrimônio mesmo sem a bolsa voltar para o mesmo patamar.

Para 2021 vou continuar sem aportar muito e a tendência é que o patrimônio continue andando de lado, agora o negócio é ter paciência e deixar o tempo me ajudar, devagar e sempre.

Em 2021 o que pode impulsionar um pouco a carteira são os negócios imobiliários, tenho dois negócios em andamento, o lucro do primeiro será utilizado para finalizar um item de conforto que dei de presente para minha família e o lucro do segundo imóvel entrará para o patrimônio, então ainda está bem vivo o sonho de chegar a 800k de patrimônio no ano que vem.

Enfim estou sem assunto para falar no blog, cada dia o meu método fica mais simples e mais fácil de pilotar e eu já percebi que isso não chama atenção de ninguém, de verdade, ninguém com quem eu falei achou um bom negócio aportar todos os meses e esperar uns 20 anos para ver o resultado... Engraçado as pessoas acreditam mais nas coisas complexas e que elas não conseguem entender direito.

Segue a planilha de cotas, cada dia ficando maior.



 

Patrimônio Financeiro Novembro/2020 (R$ 624.313,60) ou + 3,19% Patrimônio Financeiro Novembro/2020 (R$ 624.313,60) ou + 3,19% Reviewed by Surfista Calhorda on 6:53 PM Rating: 5

24 comentários:

  1. Boa, Surfista!

    Sua estratégia é interessante. Você chegou rápido nesse patamar, dá pra ver que seus aportes eram bem fartos lá atrás, digamos assim, hehe!

    Abraço!
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engenheiro quando eu comecei a meta era chegar na IF o mais rápido possível, mas percebi no meio do caminho que não vale o sacrifício, perder muito tempo na juventude atrás de dinheiro e deixar de viver experiências não é tão vantajoso assim. Então estou buscando o equilíbrio desde então.
      Mas mesmo num ritmo mais lento acho que a IF vem até nos 40 anos.

      Excluir
  2. Que nada! Vc aportou forte em 2020. Aproveitou a oportunidade. Logo colherá essas sementes plantadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa CP, cara quando eu olho a rentabilidade história em mais de 100% eu já sei que estou colhendo os frutos, nada nada já tive um retorno se mais de 300 mil reais.
      A próxima dobrada do patrimônio vai ser amanhã ainda melhor!

      Excluir
  3. > Engraçado as pessoas acreditam mais nas coisas complexas e que elas não conseguem entender direito.


    Exatamente isso. Tenho um grupo de amigos de wpp que é sempre assim "Tá na hora de comprar?", "Viu o que o primo rico falou?", "Estou mexendo agora com operações estruturadas do mestre dos dividendos". Eu só fico vendo as conversas, pois na prática minha metodologia é devagar e sempre, aporta todo mês e só.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anom, eu sou a prova viva que ir devagar e sempre, escolhendo empresas razoavelmente saudáveis da resultado. Eu vou fazer um post para comentar um pouco sobre o meu resultado. Ter uma rentabilidade histórica na casa de 100% é um baita resultado, se levar em conta que eu não tinha os 300k que eu aporte no d+0 da criação do meu patrimônio, eu fui aportando mês a mês.
      O negócio é colocar energia na sua profissão e ir guardando aos poucos.

      Excluir
  4. Fala Surfista eu sempre acompanho o seu blog, gostei de quando vc falava sobre imoveis principalmente os leiloes, volte a falar mais sobre o assunto, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuo fazendo as meus negócios com imóveis, os dois últimos foram negócios fora dos leilões, mas com preços tão atrativos quanto os leilões.
      O que eu precisava fazer é ampliar meu escopo geográfico de atuação, esta difícil encontrar oportunidades com abundância na região que eu conheço.
      Qualquer dia faço um post, prestando conta dos negócios imobiliários.

      Excluir
  5. Boa Surfista! Tmb tava afim de parar com o blog por não tem muito assunto ou achar que não está mais agregando muita coisa, mas seguimos, teu blog é sempre uma inspiração. Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grafista eu acho que na caminhada eu aceitei que não tenho domínio de todas as variáveis e ter o conhecimento necessário para fazer bons investimentos demandaria muito, muito tempo de estudo. Então coloquei no piloto automático, olha o básico do básico e tenho o foco na minha principal fonte de renda... Por enquanto está dando certo e espero que continue a dar certo nos próximos anos.
      Ano que vem eu acho que vou fazer apenas fechamentos trimestrais, ou até mesmo sem uma periodicidade definida, já estou completando 7 anos de caminhada.

      Excluir
  6. Ninguém "imita" o maior investidor do mundo porque ficar rico devagar é sem graça =|

    ResponderExcluir
  7. fala Surfista,parabéns pelo blog... não pare por favor, rsrs
    comente um.pouco mais sobre a casa na praia, estou pensando no mesmo, atrasar um pouco a IF para realizar o sonho da casa na praia (tb surfo) enquanto jovem !
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Casa na praia não fecha um business case, matematicamente a conta não fecha nunca, mas tem sido algo muito bom pra mim por outros motivos que não o financeiro.
      1 - Compre num lugar que seja perto, a minha fica 1h30m e 99km de distância da minha residência principal.
      2 - Não tenha dó de contratar gente para limpar o quintal, piscina e a casa.
      3 - Tente comprar num bairro com potencial de valorização e alguma liquidez, caso não de certo dá para vender com um prejuízo controlado.

      No mais é tomar risco.


      Excluir
  8. Surfista, poderias comentar sobre a tua renda passiva, durante a caminhada? Faz tempo que vocês não toca nesse assunto. Quanto tem recebido, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha renda passiva é bem ruim, meu patrimônio em ações é de cerca 200 mil e FIIs 50 mil, vou fechar esse ano em uns 12k.
      Mas de verdade eu perdi esse apego aos dividendos, não mata ninguém vender um pouco da carteira para completar o saque anual de 5%... No fim do ano a valorização dos ativos é muito melhor que os dividendos.

      Excluir
  9. Quero ver os 800k em 2021 em vou cobrar! heheh boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma possibilidade. Meu problema é que estou aportando pouco, mas se não tivermos um ano negativo as chances são reais.

      Excluir
  10. Olá,
    Parabéns pelo crescimento do PL da sua carteira.
    Veja como o aporte é fundamental na consistência e crescimento da rentabilidade.
    Comparando com fundos de investimento, verificou como está o desempenho de sua carteira ?
    E quando houve o coronacrash de março/20 voce defendeu bem sua carteira com recuo de -15%, quando poderia ter corrigido -50% como vários fundos do mercado. Qual estratégia usou para defender ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown diversificação e paciência.
      Eu fui mão de alface e comprei um monte de coisa em março, não foi um movimento ruim para o desempenho da carteira, mas foi um momento de instabilidade emocional... Meu negócio é manter a velocidade de cruzeiro agora, e só olhar a carteira para reinvestir os dividendos e de vez em quando fazer um aporte ou outro.

      Excluir
    2. kkk o pessoal tem a mente muito ativa em relação à RV, é muito comum acharem que se usa uma tática/estratégia/operação para defender a carteira e fazer um malabarismo que a maioria não fez, doce ilusão , oque realmente "defende" a carteira são preços médios de qualidade construídos ao longo do tempo e diversificados também, como o Surfista falou

      Excluir
    3. Unknown belo texto, se eu tivesse um pouco mais de habilidade para escrever teria transmitido uma mensagem parecida, não tem um estratégia super elaborada.
      Aportes, ativos com valor e paciência.

      Excluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.