Avaliação 2021 e metas para 2022

 


Faltou motivação para escrever o post de avaliação de metas, mas sempre precisamos revisitar nossas escolhas para adequar a direção que estamos caminhando.

Uma retrospectiva rápida, no final de 2019, eu estava muito acima das metas que eu havia estabelecido no início da jornada e decidi revisar, para cima, as metas. Aí enfrentamos uma pandemia e os anos de 2020 e 2021 foram difíceis, e eu completei dois anos bem longe das metas estabelecidas.

Acho que o exemplo acima, da pandemia, é muito claro para demonstrar uma coisa, podemos fazer uma análise muito detida, levantar dados históricos, utilizar de uma dose elevada de moderação para planejar, mesmo assim, tudo pode sair fora do prumo e o que nos resta é voltar para prancheta e tentar ajustar a rota continuamente.

Não quero diminuir a importância de ter metas de longo prazo, longe disso, eu comprovo que elas são muito importantes, sem elas ficamos ainda mais sem rumo para traçar um plano de ação sempre que as coisas saírem do prumo, então o negócio é ter os objetivos de longo prazo e quebrar esse objetivo em pedaços menores para ter mais condições de medir e ajustar as coisas com mais agilidade... Enfim já está ficando complexa a minha explicação, as metas de longo prazo são muito importantes, mas tenha metas com um escopo de tempo menor para conseguir ajustar a rota quando precisar.

Vamos as metas qualitativas de 2021:

Viagens: Não fiz nenhuma viagem, estamos num momento com muitas restrições impostas pela pandemia, e eu no geral segui as orientações de manter um bom nível de isolamento social e estou com meu plano vacinal em dia.

Saúde: Uma merda, engordei, deixei de fazer exercícios, mas preciso me retratar, estar vivo é algo que precisamos valorizar... Agora com a dose de reforço, vou voltar para as artes marciais e para musculação.

Imóveis: Nenhuma venda, nos últimos 2 anos... Continuo com uma propriedade com documentação enrolada e estou gastando muito mais do que eu previa na obra da casa de veraneio da família.

Trabalho: Minha experiência como autônomo não foi ruim, consegui manter o mesmo nível de remuneração do meu antigo emprego, mas com a nosso atual book de ofertas não vejo muitas possibilidades de escalar o negócio, já estou me movimentando para voltar ao mercado de trabalho como CLT esse ano.

Quantitativas (Metas Financeiras):

  • Aporte Orçado R$ 12k / Aporte Realizado R$ 8,8k
  • Patrimônio Orçado R$ 796k / Patrimônio Realizado R$ 616k
  • Rentabilidade Orçada 22% / Rentabilidade Realizada -5,39%
  • Proventos e Afins Orçado R$ 18k / Proventos e Afins Realizado R$ 17k

No ano passado eu ainda fui bem nos aportes, esse ano vermelho geral.

Quem quiser dar uma conferida no postagem de metas do ano passado segue o link: http://elenaosurfanada.blogspot.com/2021/01/avaliacao-2020-e-metas-para-2021.html

Sobre 2022

As metas qualitativas passam por me exercitar mais (surf, artes marciais e musculação), sem viagens como meta para 2022 e arrumar um novo trabalho em um segmento diferente.

As metas financeiras serão as seguintes:

  • Aporte Orçado R$ 50k
  • Patrimônio Orçado R$ 850k
  • Rentabilidade Orçada 27%
  • Proventos e Afins Orçado R$ 20k

Esse ano vou tentar voltar a ter regularidade nos aportes e vou tentar chegar na barreira dos R$ 850k de patrimônio, espero chegar nesse patamar de patrimônio com a venda de um imóvel, que espero ter 200k de lucro líquido e com os 50k de aportes.

Notem que na meta de patrimônio não estou contando com nenhuma rentabilidade dos ativos financeiros, esses 27% devem ser atingidos somente com a venda do imóvel e mantendo os ativos financeiros com rentabilidade próxima a 0%. Se tiver um ano muito negativo novamente, vai ficar difícil.

Espero ser mais assertivo nas metas de 2022 e reverter os péssimos resultados dos últimos dois anos.

Segue o jogo.

Avaliação 2021 e metas para 2022 Avaliação 2021 e metas para 2022 Reviewed by Surfista Calhorda on 2:08 PM Rating: 5

9 comentários:

  1. Surfista, sempre acompanho seu blog. Parabéns pela mentalidade e resultados. Sempre podemos melhorar, mas cuidar da família e da vida real é mais importante e o real motivo dos nossos planejamentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Anom, eu sou desses, gosto de curtir a viagem, vou um pouco mais devagar e enriqueço todas a jornada.

      Excluir
  2. boa sorte!

    https://www.hipertrofia.org/forum/topic/248179-ideias-b%C3%A1sicas-para-iniciantes/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da sugestão Scant... Especialmente das indicações de alongamentos, depois vou dar uma lida com mais cuidado. Valeu!

      Excluir
  3. Por enquanto estou fazendo um treino A-B... A - todos os músculos superiores, B - Pernas, abdômen e lombar, acredito que é um treino de adaptação.

    ResponderExcluir
  4. Surfista, vamos torcer pra 2022 ser um ano melhor para todos nós.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Torcida da minha parte não está faltando, agora preciso fazer uns suportes também.. hahaha

      Excluir
  5. Mais atenção com a saúde meu amigo, a coisa mais valiosa é nosso bem estar para cuidarmos da família e finanças.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, preciso organizar a alimentação urgente, assim como a rotina de exercícios.

      Excluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.