Patrimônio Financeiro Dezembro/2021 (R$ 616.731,15) ou +0,99%

 

Fechamento de dezembro positivo, porém mais um ano no negativo.

O gráfico de evolução do patrimônio ano x ano, dentro do painel gerencial acima, exemplifica muito bem como os resultados de 2020 e 2021 foram bem ruins.

Até 2019 eu estava muito acima da minha meta, então decidi aumentar o sarrafo, sai de uma previsão de patrimônio de R$ 350k em 2019 para R$ 701k em 2020, algo bem justificável com base no patrimônio realizado de R$ 619k em 2019.

Enfim chegamos ao final de 2021 e após dois anos meu patrimônio saiu de R$ 619k para ~R$ 617k, eu tentei justificar o desempenho ruim pela falta de aportes, porém apesar dos aportes terem sido irregulares, nos últimos 2 anos eu aportei o total de R$ 52.435,66, no final das contas não é um aporte ruim, uma média acima de R$ 2k por mês.

Apesar de 2022 não inspirar muitas expectativas, eu estou confiante que vou conseguir fechar um negócio imobiliário, que está encalhando desde o início de 2020, e vou tentar retomar a regularidade nos aportes a partir de junho ou julho/2022.

Já são dois anos seguidos enfrentando um mar bem bagunçado, mas estou seguindo firme e espero o melhor que 2022 possa proporcionar.

Abaixo a linda planilha de cotas do ADP, com 96 meses ou 8 anos completos:

Se vocês souberem de outro blog que tem compartilhado o histórico durante um período maior que 6 anos, por favor, podem me indicar a url para eu dar uma olhada.




Patrimônio Financeiro Dezembro/2021 (R$ 616.731,15) ou +0,99% Patrimônio Financeiro Dezembro/2021 (R$ 616.731,15) ou +0,99% Reviewed by Surfista Calhorda on 9:19 AM Rating: 5

10 comentários:

  1. E aí, Surfista!

    É, 2021 não foi fácil pra ninguém. Sendo bem sincero não espero nada muito melhor em 2022, mas o importante é ter isso aí que você tem: a persistência.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engenheiro Tardio, concordo com o lance da persistência... Ainda tenho esperança de chegar ao décimo ano de investimentos com um bom percentual de valorização... Olhando no meu histórico só preciso repetir o feito de 2017, onde eu fechei o ano com mais de 53% de valorização... Em 2022 vai ser difícil, mas quem sabe em 2023.
      Avaliando com cuidado 2022 também pode ser um ano bem acima da média por causa dos imóveis, espero fazer ao menos 40% do meu patrimônio na próxima transação imobiliária, com a tempestade perfeita posso ter um 2022 excelente com imóveis e um 2023 excelente com ações.

      Excluir
  2. Olá Surfista,

    Apesar de não ter saído do lugar nesse tempo todo, o importante você conseguiu manter: a mentalidade de se preocupar com os investimentos.

    Conheço uma galera fora da blogosfera que entra na modinha dos investimentos e no primeiro sinal de estagnação já resgate e torra tudo.

    Vamos firme para 2022! Um ótimo ano para todos nós!

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contei com a sorte também, em um certo momento me deu vontade de comprar uma moto, aí os preços decolaram e isso me ajudou a desistir... Mas é isso, manter a mentalidade e o padrão. As vezes eu penso, já se vão 8 anos não tem como eu cair nas armadilhas do consumista, mas vez ou outra eu pego pensando numas besteiras, precisamos ser vigilantes sempre.

      Excluir
  3. Respostas
    1. De verdade, acho que minha renda era maior em 2014 do que hoje, meu poder de compra caiu bastante. Eu até comecei a investir em ativos precificados em dólar também, mas ainda estou tímido.

      Excluir
  4. Fala Surfista.

    Se pudesse, seria legal ouvir de vocês sobre os negocios imob e suas experiências / aprendizados.
    Gosto muito do assunto e gostaria de saber mais sobre quem esta pensando em começar (meu caso).

    por aqui sigo firme tb nos investimentos, seguindo a logica barbel em ir rebalanceando nos novos aportes e nas oscilações grandes de mercado.


    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, eu tenho dois em andamento.
      Um eu comprei um terreno e construí uma casa e outro é só a venda de um terreno mesmo.
      Nos dois casos tive problemas com a burocracia, um aprovação de projeto e o outro regularização da documentação. Espero em breve me desvencilhar desses problemas.
      Estou me inspirando para fazer um post mais detalhado das duas experiências.

      Excluir
  5. Salve surfista, parabéns pelos 96 meses de planilha, sei como é trabalhoso manter um histórico.
    Uma sugestão para verificar se seu patrimônio está realmente crescendo é dolarizando, depois da inflação deste ano de 2021 estou 95% em dólar. Se prepare para as eleições.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes é melhor não fazer conta no detalhe, em real o patrimônio não está crescendo se dolarizar a situação fica ainda pior...
      Tô me preparando para as eleições, organizando o orçamento para voltar a aportar com regularidade, acho que é única coisa que realmente eu consigo influenciar.

      Excluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.