Patrimônio Financeiro Maio/2024 (R$ 953.827,28)

 

Quando chegar no milhão o patrimônio dispara! Nem sempre...

No final do ano passado, pensei ter destravado essa importante marca, mas de lá para cá foi só de cá para lá, mas bem para lá atrás. 

Trocadilhos a parte, sai da marca de R$ 1,026MM para R$0,953MM.

São exatos R$ 72.229,31 de desvio para baixo e estou preparado para piorar mais, apertem os cintos.

Se alguma coisa puder dar errado ela vai dar.

Mas sigo observando persistente... Qualquer 10% de alta, já pode me ajudar :)

Segue planilha de cotas:

Obs: O mês de junho já está aparecendo, pois virei o mês na planilha.



Patrimônio Financeiro Maio/2024 (R$ 953.827,28) Patrimônio Financeiro Maio/2024 (R$ 953.827,28) Reviewed by Surfista Calhorda on 9:19 PM Rating: 5

18 comentários:

  1. Você tem um histórico de rentabilidade muito bom, mas infelizmente nesse momento o Brasil está patinando, a bolsa está patinando, então tem que ter paciência.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No ponto que eu estou não tenho alternativa, só me resta ter paciência mesmo. A verdade é que se eu realmente for chegar em algum lugar, estou bem melhor agora do que estava anos atrás

      Excluir
  2. ENSF
    É assim mesmo! Todos nós estamos no mesmo barco. Tivemos umas altas expressivas no final do ano passado. Agora a bolsa está dando uma correção.
    Tive esse mesmo pensamento seu. Que meus investimentos estão demorando de rolar a bola de neve.
    Não lembro de vc ter dito o motivo que reduziu os aportes. Vejo que tem vários meses sem aportar.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reduzi, praticamente parei, os aportes para colocar dinheiro nas viagens, pranchas de surf e na construção de uma casa.
      Confesso que não tenho muita vontade de aportar mais, sempre que sobra um qualquer eu viajo.
      Acho que faz sentido, pois já me empenhei bastante no lance de poupar, o patrimônio precisa começar a crescer só com o reinvestimento dos proventos.

      Excluir
    2. Verdade, chega um hora que já não deve fazer mais tanto sentido o aportar por aporte. Um dia chego lá também. Paciência que o 1MM volta

      Excluir
    3. Disciplinado, no passado eu já ouvi falar que se o aporte começa a ficar menor que 0,5% da carteira, o impacto dele acaba sendo baixo, como a minha média de aportes é abaixo dos 3 mil reais eu acabei seguindo essa informação... É digno de nota que eu nunca fiz nenhuma simulação, nunca fiz nenhum calculo para ratificar a informação.

      Excluir
  3. Faz um ano que estou estagnado. A bolsa sobe e desce entre 120 e 130.000 pontos e nisso ficamos encaixotados nessa faixa. Hoje estou na parte baixa e confesso que essa morosidade as vezes cansa, fora as infindáveis especulações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anom é preciso ter paciência e tempo... Paciência eu tenho de sobra, mas o tempo já está vindo contra, até por isso segurei os aportes nos últimos tempos, para aproveitar com outras coisas que eu acho importantes e não podem ser feitas com qualidade mais para o futuro, a idade pesa.

      Excluir
  4. Fala Surfista!

    Estou com 5 anos de bolsa, ano passado terminei com 10% de rentabilidade e esse começo de 2024, ja estou praticamente no 0x0.

    Sempre investindo em empresas boas, que não deem muita emoção e pagam dividendos constantes, mas sempre parece que as quais eu não invisto é que se destacam kkkk

    Dada sua maior experiencia, e olhando pro retrovisor, sua carteira acabou batendo a renda fixa?

    Que com esse risco brasil que quando é direita é ruim, quando é esquerda é péssimo, pensando em parar de lutar contra o sistema e facilitar os aportes indo pra renda fixa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon!

      Minha situação atual na bolsa está bastante parecida com a sua, considerando o que você escreveu.

      No mês passado, acabei optando por investir em renda fixa. Não foi nada radical ou drástico na minha carteira, apenas decidi direcionar uma parte dos novos aportes para renda fixa.

      Sempre fico fascinada com a rentabilidade histórica do Surfista, o que me faz refletir sobre onde posso ter cometido erros, rs...

      Abraço

      Excluir
    2. Anom 15:40 estamos num período bem ruim mesmo e vai precisar de mais paciência com a renda variável. Eu li um artigo esses dias que a bolsa do Japão ficou muitos anos sem dar retorno então eu reprogramei minhas expectativas e coloquei mais 5 anos para os juros compostos começarem a fazer efeito.
      Eu estou numa situação confortável, minha rentabilidade não é fantástica, mas eu bati a inflação e o CDI desde 2014, e o crédito disso vem de algumas transações imobiliárias bem sucedidas que eu fiz.

      Excluir
    3. Boa tarde Sou Poupadora!

      Minha preocupação na mudança é o dogma de comprar na alta e vender na baixa kkk será que não é apenas uma fase? O complicado é o psicologico de falar isso diariamente por 5 anos e o "tio do terreno" dando risada do tanto que ganha sem fazer nada kkkkk uma hora parece que o motivo de pouca gente investir em renda fixa não é por falta de conhecimento, e sim a inteligencia de aceitar que é mais facil e rentavel haha

      Excluir
    4. Poupadora minha rentabilidade tá boa por causa das operações tipo 'tio do terreno', mas o que você falou é um fato, se olhar para o retrovisor (isso é perigoso) quando muita gente começa a reclamar e desistir da bolsa ela decola... Falei que olhar para o retrovisor é perigoso, pois vai que dá errado bem na nossa vez.
      Em relação a continuar a aportar, eu só estou reinvestindo os proventos, pois já estou bem comprado em Bolsa, então já estou bem posicionado para uma alta forte (mas não tenho mais fôlego de colocar mais dinheiro e ver uma queda forte), quem ainda não está tão bem posicionado deveria manter a toada de aportar todos os meses e torcer para não dar errado bem na nossa vez.

      Excluir
    5. Anom | 17:12

      Acredito que a melhor opção para evitar comprar na alta e vender na baixa é direcionar uma parte dos novos aportes para a renda fixa. Foi o caminho que escolhi, embora a maior parte da minha carteira ainda esteja em renda variável.

      Eu tinha um certo “medo” de perder a oportunidade de comprar ações a preços “baratos” em momentos como o atual. No entanto, cheguei à conclusão de que, no Brasil, a bolsa sempre parece estar “barata”.

      Como fazemos aportes mensais, acredito que sempre teremos a chance de comprar empresas subvalorizadas pelo mercado, seja porque estão passando por um momento difícil ou por ceticismo do mercado.

      Excluir
    6. Surfista | 17:19

      Penso da mesma forma, Surfista. Parece que a bolsa sempre decola quando as pessoas já desistiram de comprar. Foi assim no final de 2023, quando a bolsa subiu bastante nos dois últimos meses do ano.

      O importante é estar comprado e se manter firme nos momentos mais difíceis, pois, como você comentou: "não podemos correr o risco de deixar dar errado bem na nossa vez."

      Eu continuo investindo em ações, apenas destinei uma parte do aporte mensal para a renda fixa, mais especificamente em títulos do tesouro IPCA. Mas, com toda certeza, meu foco principal continua sendo a renda variável.

      Excluir
  5. Surfista,

    Você está ansioso para ver seu patrimônio crescer após alcançar o primeiro milhão, enquanto eu estou esperando ansiosamente para atingir os 500 mil. Estamos passando por tempos difíceis, rs...

    O Mendigo Investidor mencionou um ponto interessante: sua rentabilidade histórica está acima da média, o que indica que você fez boas escolhas de investimento. Isso sugere que, com um pouco mais de tempo, seu patrimônio financeiro deve começar a crescer substancialmente.

    Em contraste, minha carteira parece estar estagnada há quase 7 anos, sem apresentar crescimento significativo.

    Dizem que paciência e persistência são a combinação ideal para obter bons resultados, independentemente das crises. Tenho me apegado a essa frase para manter minha motivação e disciplina ao longo desses anos.

    Desejo bons investimentos e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poupadora, minha rentabilidade considerando somente ativos financeiros só ganha da inflação e perde do CDI. Essa minha rentabilidade tem uma bela ajuda das negociações com imóveis, não estou com o número exato agora, mas acho que a inflação acumulada, desde jan/2014, deve estar na casa dos 80% e o CDI acumulado deve estar na casa dos 150%, minha rentabilidade somente com ativos financeiros fica na casa dos 110%.
      Uma máxima que eu já escutei algumas vezes, quando muita gente começa a reclamar e sair da bolsa e a hora de comprar, no meu caso eu já estou comprado a muitos anos hahah só estou esperando o foguete decolar, tomará que não de errado bem na minha vez...

      Excluir
    2. Você ainda conseguiu superar a inflação, algo que muitos, inclusive eu, não conseguiram. Rs...

      Se não calculei errado, sua rentabilidade anualizada dos ativos financeiros (110%) em 10 anos e meio é aproximadamente 7,3%. Quando consideramos todo o seu patrimônio financeiro, essa rentabilidade anualizada sobe para 10,8%.

      Isso demonstra que diversificar a carteira, pelo menos com duas classes de ativos, pode ser muito vantajoso.

      Sobre perder para o CDI, acredito que isso se deva ao período em que você começou, justamente quando o Brasil estava passando por uma turbulência política e os juros estavam nas alturas.

      Eu penso igual a você, Surfista. Estar posicionado na bolsa, mesmo nos momentos mais complicados, é a melhor estratégia para aproveitar aqueles períodos de alta que ocorrem no mercado.

      E essa ideia de "dar errado na nossa vez", rs... Parece que é sempre assim. Vai entender, né!

      Excluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.