Patrimônio Financeiro Maio/2023 (R$ 915.840,83) ou +42,15%

 

Mais duas transações imobiliárias para conta, se eu não me engano, os dois imóveis estavam encalhados desde meados de 2020, um pouco mais de 3 anos para fechar o ciclo de venda.

Um dos imóveis eu já tinha uma expectativa baixa, pois sabia que não era uma região com liquidez tão boa e o outro a expectativa já era alta demais, minha previsão era fechar a venda em 3 meses. 

Enfim, sobre o primeiro imóvel não vale muito a pena falar pois foi um negócio que talvez vá perder para renda fixa, já o segundo que teve uma lucratividade superior a 100% vale a pena comentar.

Primeiro o fato de eu ter a expectativa de vendê-lo em 3 meses, que foi brutalmente soterrada e no fim demorou mais de 3 anos, e o principal problema foi a pandemia, cartórios e tribunais de justiça fecharam, então tudo demorou muito, mas muito mais para ser resolvido, algo que geralmente seria resolvido em 60 dias, demorou mais de 2,5 anos.

Em segundo, após a documentação estar acertada, foram mais uns 7 meses para conseguir arrumar um comprador e concretizar a venda, cabe ressaltar que eu jurava, que com a documentação acertada, eu iria vender em menos de um mês, pois na minha cabeça a propriedade era boa demais.

Como vocês podem ver, se eu tivesse gastado por conta da expectativa dessa propriedade, teria me colocado em maus lençóis, então sempre que algo puder dar arredo, dará errado, nunca conte com a sorte.

Com esse breve e fraco relato, as duas negociações geraram um lucro líquido de 350 mil reais, se eu computasse todo esse lucro teria atingido a casa do 1MM de patrimônio ainda em maio de 2023.

Porém eu só computei 250 mil de lucro no patrimônio, dinheiro esse que foi para renda fixa, junto com o restante do patrimônio alocado para negociações imobiliárias, para aguardar a próxima oportunidade. 

Os outros 100 mil do lucro, vou gastar para fazer duas viagens, fazer mais alguns ajustes na casa, comprar uma prancha nova e uma roupa de borracha nova.

Em relação ao dia a dia com renda variável, foi um bom mês, bom não, excelente! Aporte dentro do esperado e ações subindo bastante.

A meta é fazer alguns aportes, modestos, para atingir a quantia de 1MM até junho/2024, se a bolsa der só uma empurradinha eu chego lá antes. 

Concluindo o fechamento do mês, segue a planilha de cotas.



Patrimônio Financeiro Maio/2023 (R$ 915.840,83) ou +42,15% Patrimônio Financeiro Maio/2023 (R$ 915.840,83) ou +42,15% Reviewed by Surfista Calhorda on 8:19 AM Rating: 5

8 comentários:

  1. Esses imóveis negociados, foram adquiridos de leilão e se foi da CAIXA, vc ainda acha interessante compra e re-venda de imóveis em leilão e quais cuidados é bom ter nesse tipo de negócio? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rbo, o imóvel com a lucratividade baixa foi da CEF sim, acabei comprando pois ele estava na venda direta e desocupado, não foi um negócio ruim, mas também não foi um negócio bom, ele entra para conta da diversificação. A outra propriedade foi uma aquisição fora do leilão, propriedade com documentação enrolada e antigo proprietário precisando de grana.
      De verdade nos últimos anos os leilões estão bem concorridos, as pessoas estão arrematando com um diferencial muito pequeno para o potencial valor de mercado, confesso que tenho encontrado dificuldades para arrematar imóveis dentro dos valores que eu considero aceitável.
      Sobre os cuidados no leilão, são vários, olhar débitos IPTU, condomínio, ações na justiça, a dor de cabeça para desocupar o estado de conservação do imóvel... Você acaba sendo mais descuidado com um ponto ou outro se a 'potencial' margem de lucro for maior, mas eu acho que ainda vale a pena sim, apesar de estar mais difícil arrematar com bons preços, sempre aparece algo bom.
      Vou até fazer um post comentando sobre o que tem impulsionado mais meu patrimônio, acho que é um reflexão válida pra mim.

      Excluir
  2. Que top surfista, que baita resultado!

    Se não fosse curtir a vida já batia 1M, mas você está certo, temos que aproveitar a viagem.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bilionário confesso que analisei com cuidado o benefício no curto prazo de já bater a meta de 1MM agora ou curtir um pouco a liberdade que o dinheiro proporciona, então decidi usar um pouco para curtir, sempre acho que o equilíbrio é o melhor caminho, diminuí a probabilidade de arrependimentos mais severos.

      Excluir
  3. Surfista, excelente notícia essa sua, e a meta do 1M agora já está logo ali. Parabéns!

    Seria bem interessante você fazer um post sobre essa questão de imóveis. Eu já ouvi muitas histórias sobre isso e me parece que tem gente que, de fato, consegue impulsionar de maneira incrível o patrimônio negociando imóveis.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engenheiro, o lance dos imóveis é interessante pois o risco é um pouco mais controlado no meu ponto de vista, mas a análise do que é melhor ou pior é complexa e no fim eu acho que o lance da diversificação é o melhor incentivo para também fazer negociações imobiliárias.
      Esses dias me perguntaram se era mais vantajoso imóveis ou ações, e a resposta é depende hahah.
      O primeiro ponto, eu tenho umas 4 ações na minha carteira que tem um puta rentabilidade, vou dar o exemplo da CMIG, ela está com 1800% de rentabilidade, então ela é melhor que qualquer imóvel, só que eu nunca teria coragem de colocar 300 mil reais diretamente na CMIG3, porém eu tenho coragem de colocar mais de 300 mil reais um imóvel.
      Então o que acontece é que eu coloco 300 mil reais em um imóvel e tenho um lucro de 110% (esse é o exemplo da melhor negociação que eu fiz, geralmente meu lucro fica entre 30% e 40%), e isso dá uma baita impressão que o negócio é muito bom, pois o montante de dinheiro é grande.
      Eu dei uma olhada na minha carteira, eu tenho mais de 7 ações com % de rentabilidade histórico superior a 160% (lógico tem as maças podres que puxam para baixo a média).
      Então se eu desse a sorte de colocar 300 mil em CMIG, isso teria virado 5,4MM, mas o risco de colocar 300 mil em CMIG é muito maior do que colocar 300 mil em um imóvel.
      No final das contas você consegue dar saltos maiores no curto prazo com os imóveis e a estratégia é sempre aportar um parte do lucro dos imoveis em ações, pois no longo prazo as ações ao meu ver são imbatíveis... Lembrando claro que em tudo na vida tem risco, mas uma carteira de ações bem diversificada reduz bastante esse risco.
      Eu quero fazer um post sobre isso, mas em resumo a minha reflexão está aí, com algum nível de confusão, mas acho que dá para pegar os principais pontos.

      Excluir
  4. Surfista,

    Pela realização de lucros.

    Parece que foi ontem mesmo que eu estava lendo o começo dessa jornada com esse imóveis aqui no blog, é bom saber que finalmente isso terminou de uma forma satisfatória.

    Muito interessante seu relato sobre o assunto.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poupador, eu tenho tido contato com pessoas que construíram o patrimônio apenas com imóveis, o que é impressionante é que eles não fazem a conta do % de lucro, ou comparam com a renda fixa ou outro tipo de investimento. Os caras não gostam de deixar dinheiro no banco e fazem negociações que as vezes dão menos de 10% de lucro, só que o montante de dinheiro é grande... Um exemplo, o cara compra uma propriedade de 5 milhões, e depois vende por ~5,7 milhões, o lucro líquido do cara as vezes é de 5%, que percentualmente é baixo, porém ele lucra um valor absoluto de 250 mil reais.
      250 mil reais é muito dinheiro e geralmente esses caras tem um custo de vida baixo, então um negócio 'RUIM' desses por ano já banca todo o padrão de conforto por um ano inteiro e ainda sobra.
      No comentário eu dei um exemplo de um negócio 'RUIM', que já é suficiente para bancar um padrão de vida mais comedido, imagina quando eles dão a tacada certa e tem lucro na casa do milhão, é dinheiro para bancar 10 anos de gastos.
      Cada vez mais eu me convenço que o lance de tranquilidade financeira é para quem tem um custo de vida controlado... E pela análise da minha bolha, todo cara muito especializado em investimentos, que consegue fazer as melhores operações, acaba sendo seduzido a aumentar o padrão de vida conforme vai conquistando vitórias e então sempre precisa de mais para continuar a bancar o padrão de vida.

      Excluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.