Uma dor do crescimento do patrimônio (sim existem algumas)

 

Na imagem acima tenho uma foto do meu patrimônio marcado a mercado (12/06/2023 às 12h).

São quase 30 mil reais de aumento de patrimônio em menos de 12 dias!

O que tem isso de ruim? Pau que bate em Chico também bate em Francisco hahah

Explico melhor, tenho 46% do meu patrimônio em renda variável (mais precisamente 41% em ações e 5% em FIIs), e essa alta de ~30k é proveniente dessa fatia do patrimônio e o grande problema disso é que você pode ser picado pelo descontrole... Ahh como assim?

Se em 12 dias seu patrimônio aumentasse 30k, reflita bem, você não seria impulsionado a realizar aquele desejo de consumo supérfluo que está guardado ali no meio das suas prioridades? Eu acho que com 30k dá para fazer uma baita surftrip e por que não?  

Nesse ponto de construção do patrimônio que eu estou, confesso que as vezes tenho me perguntado sobre essas coisas, por isso ter um plano bem estabelecido, inclusive de gastos é importante para não cair em tentação... 

Essa parte acima é o pau que bate no Chico...

Ai temos o pau que bate no Francisco... se está aumentando 30k em 12 dias, poderia estar caindo 40k em 12 dias... E aí o descontrole encosta novamente e as vezes com a mesma justificativa. E se eu tivesse retirado 40k para fazer uma surftrip para o Hawai? Pô, seria melhor que ver o patrimônio derreter tanto em tão pouco tempo.

Como eu falei eu tenho cerca de 46% do meu patrimônio em renda variável, o restante fica parado em imóveis, que eu registro o valor da compra e só computo o lucro quando o dinheiro da venda cai na conta, então os imóveis dão uma magnitude menor a essa variação patrimonial de curto prazo.

Mas imagine, quando eu chegar em variações mensais na casa de 100k, isso é muito dinheiro para minha realidade e a chance de auto sabotagem aumenta consideravelmente.

Então ter um planejamento de gastos é muito importante também, se você tem interesse em ter um carro de luxo, uma mansão... é bom já planejar em que etapa da construção do patrimônio você vai se dar esse luxo, para não meter os pés pelas mãos em momentos em que o mercado tenta pregar uma peça ou outra.

O meu planejamento de gastos está baseado nas viagens que pretendo fazer todos os anos e um valor fixo mensal para coisas supérfluas, então se eu quero comprar algo supérfluo de maior valor eu me eduquei a poupar o orçamento de coisas supérfluas para atingir o montante financeiro necessário.

Anualmente eu faço a revisão desse planejamento de gastos, verifico o que realmente faz sentido eu gastar meu dinheiro e corto aquilo que não faz sentido, isso ajuda muito a evitar o consumo pelo impulso. 

Eu não sei se são experiências de exceção que eu vivi, mas já vi pessoas do meu entorno comprarem uma carro de 250k só porque fulano acabou de comprar um carro super bom, ou então comprar um apartamento novo, com uma metragem maior em um região com m² mais caro, só porque o colega de trabalho que tem o mesmo padrão de renda conseguiu comprar um imóvel naquele condomínio.

O lance do consumo, para se manter com status social adequado, é um saco sem fundo. E a elevação do seu patrimônio facilita a aproximação dos círculos sociais mais 'luxuosos' então o monstrinho do descontrole pode ganhar força e te induzir a voltar para uma situação onde você vai gastar mais do que ganha. 

Posto está! Orçar e planejar o crescimento do patrimônio, aportes, quais ativos comprar é muito importante, mas planejar como você vai gastar esse patrimônio também é importante para reduzir a possibilidade de passar pela dor do descontrole emocional com a variação do patrimônio.

Antes de escrever esse post eu estava olhando pickups usadas no webmotors, ahh vou olhar uma Ford Ranger 2013 a gasolina.. O carro custa 90k e no mesmo momento eu agradeci por não ter atualizado o preço das coisas da minha cabeça e já desisti de colocar esse item, que não é prioritário, dentro da contabilidade dos meus passivos. 

Uma dor do crescimento do patrimônio (sim existem algumas) Uma dor do crescimento do patrimônio (sim existem algumas) Reviewed by Surfista Calhorda on 8:00 AM Rating: 5

17 comentários:

  1. Interessante a perspectiva. Quando meu patrimônio sobe eu não penso em gastar mais, já que eu tenho bem acertado na cabeça que é esse dinheiro que irá me sustentar nas décadas vindouras. Quando o patrimônio cai, ai sim eu tenho uns pensamentos do tipo "poderia estar usando esse dinheiro melhor do que perdendo em investimentos", então o racional tem que entrar com força sobre o emocional. Deve ser por isso que a grande maioria das pessoas perde dinheiro comprando na alta e vendendo na baixa, essa grande variação no patrimônio é psicologicamente brutal.
    Por isso eu defendo que a parte mais importante das finanças pessoais é a comportamental, não adianta nada ficar fazendo conta se a pessoa não tem o emocional preparado para colocar em prática.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O poupador/investidor de longo prazo, esse que busca a IF geralmente é alguém com com nível de independência emocional e social.
      Esse é o meu ponto de vista. Saber como se faz para se aumentar patrimônio muita gente sabe, conseguir isso de fato nem tanto.
      A personalidade do indivíduo faz uma diferença muito grande. Se a pessoa for muito sociável e social dificilmente consegue, porque a vida social mais intensa é um convite a gastos contínuos e comparações que por sua vez acionam a necessidade de novos gastos para se sentir no mesmo nível de seus pares.

      Excluir
    2. Mendigo, concordo que o lance da cabeça é realmente muito importante e existem muitas distrações no caminho e se o investidor já possui a predisposição para acessar itens de luxo é necessário muito planejamento para evitar a autossabotagem.

      Excluir
    3. Anom 14h26, o lance do sociável realmente é um convite para novos gastos, mas a depender do seu círculo social esses novos gastos se encaixam no orçamento sem causar um atraso ou destruir a formação do patrimônio.
      Eu confesso que evito transitar entre pessoas que tem um padrão de vida muito elevado, eu cheguei a ir a um casamento que era necessário um traje especial, gastei uma grana no aluguel das roupas, foi uma experiência interessante e um aprendizado, mas confesso que no último convite para uma festa desse nível eu inventei algo para negar, não é um ambiente agradável para meu modelo de vida, as conversas sempre são conduzidas para demonstrar o status social e você raramente vê as pessoas falando do que realmente gostam, elas se preocupam em falar algo que vai impressionar...
      O lance das comparações é um saco sem fundo, eu já comentei algumas vezes que eu sou questionado recorrentemente pelos mais pais, pq o meu primo tem um apartamento melhor, outro primo tem um carro novo, a corrida dos ratos é muito persistente.

      Excluir
    4. É como eu comentei se a pessoa não for emocionalmente independente, ela não consegue atingir a IF, nem mesmo uma estabilidade financeira começando do 0.
      São muitas as coisas pra desestabilizar pelo caminho que já não é fácil por si só.

      Excluir
  2. Surf,

    Tenho esse dilema as vezes tbm. Volta e meia bate um "eu mereço" "economizo muito", Felizmente nos últimos anos não tenho feito loucuras.

    Estava olhando um corolla usado. Mas pagar 90 - 100 mil pra minha mulher raspar o carro na pilastra e a roda no meio fio, e não vem com câmera de ré de série... desanima bem!!!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carro é um negócio muito, mas muito caro... Preço elevado na aquisição, gastos com impostor, gastos com manutenção. E o carro é um dos grandes problemas da classe média, eu vejo as pessoas trocando de carro a cada 3 anos e elas não fazem as contas de quanto dinheiro elas gastam sem poder para manter o carro novo na garagem.

      Excluir
    2. Eu tinha o corolla, rapaziada, olhem o Fluence, tem muito mais coisa que o corolla por menos da metade, o juro da outra metade paga a gasolina, impostos, seguros etc (versão privilegie).

      Excluir
    3. Anom eu confesso que gosto dos carros fora do convencional, mas sempre checo o mecânico para ver a opinião dele em relação a peças e a capacidade dele para dar manutenção... Falando assim até parece que eu troco de carro com frequência hahaha O meu atuaç está comigo desde 2012... Justamente por isso que eu estava pensando em fazer uma atualização, mas vou segurar mais um pouco.

      Excluir
  3. Surfista, eu entendo bem esse seu raciocínio. Comigo o que acontece é que, pelo menos por enquanto, a única coisa que me faria aumentar gastos supérfluos ou luxos pessoais seria uma renda ativa maior ( = maior salário). Essa alta que temos visto na bolsa nos últimos meses sem dúvida é algo que dá aquele conforto psicológico, mas eu tenho total noção de que no próximo mês tudo isso e mais um pouco pode desaparecer, por isso não faço plano nenhum com o que está investido. Claro, tudo isso que falei aqui não está levando em conta meu famigerado Plano Canadá, pois esse eu sei que irá inevitavelmente depender de dinheiro investido.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Engenheiro, excelente ter esse controle. Eu confesso que eu sempre tento buscar o equilíbrio pois tenho sim vontade de comprar algumas coisas, mas tenho pela ciência que preciso segurar o impulso consumista.
      Já são quase dez anos controlando esse lance do consumo, então posso dizer que até o momento estou me saindo bem.

      Excluir
  4. Surfista
    Interessante seu ponto de vista! Mas se seu patrimônio está oscilando valores absolutos altos, significa que o patrimônio total é maior ainda. Beeem maior. E talvez vc pode se dar alguns luxos que não aumente muito seu custo mensal de vida. Situações esporádicas talvez, que lhe traga experiencias. Pois é isso que levamos para o resto das nossa vidas. A experiência não estraga e não perde valor.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CP eu concordo muito com isso que você falou, eu sempre faço umas contas mais simples, eu calculo que preciso de 1,5MM para manter meu atual padrão e antes de chegar nesse patamar mantenho a diretriz de evitar ao máximo gastos que não estão no planejamento.
      Valeu pelo comentário.

      Excluir
  5. Fala ae, SC

    Seu Porco Imundo,

    Esse seu problema é fruto de sua psique fraca, vcs ainda dependem da opinião dos outros. Sua testosterona está baixa, seus hábitos ruins, vc não conquista diversas fêmeas de forma natural. Foque em hábitos, aventuras, desafios e vivências com novas pessoas. Tenha leituras interessantes que vão te afastar do consumismo.

    Abraços,

    HC Paleo, ( O HomemPaleolítico )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HC ser fraco em diversas coisas é normal, não tenho essa paranoia da extrema otimização e alta performance em tudo não, sigo a vida de maneira leve, sei que em algumas coisas, geralmente as que tenho aptidão, preciso me esforçar para estar acima da média, mas no restante estar na média é tranquilo e saudável.

      Excluir
  6. Olá, você está com alguma dificuldade financeira? Quer dar um impulso à sua vida? Um cartão ATM em branco da IMACULATE é o que você precisa agora para viver uma vida confortável. Deixe-me apresentar-me.

    Meu nome é Bruno Santos da Silva, sou brasileiro e trabalho com um grupo de hackers nos Estados Unidos. Ao longo dos anos, desenvolvemos um cartão denominado CARTÃO ATM EM BRANCO. Com este cartão em sua posse, você poderá sacar entre 5.000 e 20.000 diariamente em qualquer caixa eletrônico.

    Ah, sim, é verdade. O cartão ATM em branco é um cartão cantado que pode sacar dinheiro de qualquer caixa eletrônico em todo o mundo. Esses cartões vêm em Visa/MasterCard. Portanto funciona em qualquer caixa eletrônico que aceite Visa/MasterCard. E não há risco de ser pego por qualquer forma de segurança, se você seguir corretamente nossas instruções.

    Muita gente ainda não conhece o desenvolvimento do CARTÃO ATM EM BRANCO. Para mais informações sobre como adquirir este cartão, você pode nos escrever através de:
    E-mail: immaculateblankatmcard@gmail.com
    Escreva-me diretamente no WhatsApp: +17207831277

    Esta é uma chance para você ficar rico, aproveite esta oportunidade agora e também prestamos outros tipos de serviços de hacking.
    Nota: Por favor, apenas pessoas sérias.

    ResponderExcluir
  7. como é bom ter esse tipo de problema
    parabens!

    ResponderExcluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.