Patrimônio Financeiro Agosto/2023 (R$ 959.753,06) ou -1,81%

 

Momentos finais das atualizações no blog chegando, não vou conseguir aportar um valor relevante nos próximos meses, então não consigo chegar na marca de 1MM na força bruta, o negócio vai ser ficar na torcida para o 'mercado' dar uma forcinha. É verdade que tenho um imóvel no gatilho e outro em processo de regularização da documentação, se fechar negócio em algum deles passo a marca do 1MM com folga, eu acho.

A partir do ano que vem a carteira vai entrar no modo aporte zero e retirada zero, vou fortalecer o colchão de segurança, provisionando 12 meses de despesas e vida que segue.

A renda auferida pelo trabalho será 100% utilizada para prover experiencias para minha família, viagens, pranchas novas, manutenção de bicicletas, manutenção da casa e estudos dos filhos.

Esses dias, em um comentário, fui questionado se valeu a pena guardar a grana depois de tanto tempo... E a resposta é sim, sim valeu a pena pois durante este período eu vivi bem a vida e consegui manter um certo equilíbrio e hoje já colho os frutos, mesmo o meu patrimônio não garantindo a independência financeira plena... Quais são esses frutos?

Escolho onde quero trabalhar, virei autônomo a uns 4 anos e tenho escolhido os clientes e deixado os chatos de lado.

Tenho feito uma surftrip por ano, só não viajei durante o período severo da pandemia.

Faço uma viagem com a família por ano também.

Em resumo a liberdade é a melhor coisa que o dinheiro pode comprar... Além de manter as bicicletas e proporcionar novas pranchas de surf.

Segue a planilha de cotas:



Patrimônio Financeiro Agosto/2023 (R$ 959.753,06) ou -1,81% Patrimônio Financeiro Agosto/2023 (R$ 959.753,06) ou -1,81% Reviewed by Surfista Calhorda on 7:20 AM Rating: 5

14 comentários:

  1. Desculpa perguntar qual é sua area de atuação, estou querendo sair da CLT e ser autonomo também.. Tb curto praia, poderia dar algumas indicação de lugares para surftrip? Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anom eu trabalho com tecnologia, então tenho uma boa liquidez no mercado de trabalho e existem muitas oportunidades para trabalho remoto.
      Surftrip para indicar é complexo, tem muitas variáveis... Surfa de pranchinha, de longboard, prefere onda mais vertical ou ondas mais cheias, vai viajar com a família ou somente com os camaradas.
      E uma surftrip depende do fator sorte também, mesmo indo na temporada de ondas você corre o risco de não pegar uma ondulação consistente...
      Após esse disclaimer não vou me negar a compartilhar os lugares que deram mais certo, lugar bom e casado com boa ondulação... São eles:
      - El Salvador
      - Panamá
      - Florianópolis

      Essas foram as 3 surftrips com as ondas da vida.
      Por exemplo eu fui para Costa Rica e não deu bom o surf, lugar muito bonito e bom para ir com a família, porém não dei sorte com a ondulação o mesmo aconteceu em Chicama... Inclusive quero muito voltar para Chicama, mas vou deixar para comprar a passagem e hospedagem junto com a previsão de ondulação boa.

      Excluir
    2. Obrigado Surfista pelo retorno.Estou querendo migrar de area e tenho bastante interesse na area de TI alguma sugestão de curso e por onde começar? valeu

      Excluir
    3. Rbo TI tem uma gama muito grande de sub-áreas.
      Basicamente, temos 3 'grandes' sub-áreas, são elas:
      Negócio (Sei lá, onde trabalho o analista de processos);
      Hardware
      Software
      Aí você tem que ver onde você se encaixa, mas buscar algo dentro dessas 3 grandes áreas.
      O negócio é parecido com MMA, você precisa ter alguma noção das outras áreas, mas precisar se especializar em alguma coisa.
      Novamente essas são as 3 grandes sub-áreas... Dentro delas tem muito coisa que você pode fazer.

      Excluir
  2. Com certeza que vale a pena poupar e ter uma bela reserva financeira, que pergunta! kkk

    O pior é que é bem capaz que algumas pessoas acreditarem que é melhor gastar tudo hoje, conheço algumas pessoas com essa filosofia de vida "despreocupada", mas vivem em perrengue e pegando empréstimos.... reserva de emergência dessas pessoas é o cheque especial/saldo cartão de crédito.

    Parabéns pela perseverança, já pode descansar um pouco a mente dos investimentos, acho uma boa tirar um tempo pra relaxar e deixar a carteira no piloto automático.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bilionário eu já escutei algumas vezes que é muito mais arriscado não poupar... E é verdade. Eu fico triste pois é muito difícil convencer as pessoas a separarem 10% dos rendimentos todo o mês e aportar pensando em resultados após 20 anos... Nesse modelo é muito difícil a pessoa seguir em frente dizendo que não aproveitou a vida, pois teve que fazer poupança...
      Gosto sempre de frisar que esse exemplo é aplicável apenas a uma parte pequena da população, pois temos muitas pessoas que os rendimentos mensais não custeiam nem as necessidades mais básicas então não existe espaço para falar sobre poupar.

      Excluir
  3. Parabéns pela visão de vida Surfista! Poucos teriam essa sabedoria!Aproveite bastante! O número R$1MM não significa nada...uma hora ele chega naturalmente. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VVI concordo que o número de 1MM não vai mudar muita coisa no dia a dia, mas é um marco importante de um planejamento que começou a 10 anos atrás... E vou te falar que vou comemorar ele quando eu alcançar.
      A verdade é que agora eu posso me concentrar em manter meu custo de vida controlado e deixar o tempo fazer a parte dele com o crescimento do patrimônio.
      Valeu pelo comentário.

      Excluir
  4. Onde eu consigo essa planilha, vou começar esse mês. Tenho 41 e tb trabalho com tecnologia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilo, nos posts antigos do blog você vai achar.
      Eu já compartilhei ela e também já escrevi até um post com instrução de como utilizar.

      Excluir
  5. O segredo na verdade nem é segredo: temos que buscar o famigerado equilíbrio. Eu considero que estou um pouco desviado do equilíbrio pro lado de poupar, pois tenho buscado poupar o máximo possível e talvez eu esteja deixando algumas experiências de lado. Só o tempo vai me dizer se essa escolha foi boa ou não.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engenheiro, que em um determinado momento é bom dar uma esticada na capacidade de poupança, pois o tempo é nosso amigo nesse caso, porém não pode perder de vista que estamos disputando um Iron Man e é importante chegar no final.
      Você vai perceber que em um certo momento o aporte não muda tanto o ponteiro do velocímetro e o lance de manter um padrão de consumo consciente e um custo de vida controlado passam a fazer mais diferença.
      Na minha jornada o segredo tem sido manter um custo de vida baixo, ai sempre sobra alguma coisa para aportes.

      Excluir
  6. Surfista parabéns pela marca e principalmente pela consistência. Começei em 2013 e ao longo deste tempo todo acompanhei seu blog e infelizmente alguns outros que desapareceram no caminho. A partir de agora eh focar mais na renda passiva gerada pela carteira e curtir os resultados de seu esforço. Desejo sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rollex obrigado pela mensagem.
      O negócio é entrar no piloto automático mesmo, cuidar para não precisar consumir o patrimônio e viver só com a renda do trabalho mais alguns anos para ter uma margem de segurança maior.

      Excluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.