Patrimônio Financeiro Setembro/2023 (R$ 952.553,76) ou -0,75%

 

A partir desse fechamento entro na contagem regressiva para finalizar a divulgação mensal, o blog certamente não será extinto, mas a não vou ter mais o compromisso de fazer os fechamentos mensais.
Vou completar 10 anos sem falhar um único mês.

Estou bem próximo da meta planejada lá em 2014, e olhando para trás o meu grande erro foi alterar o ritmo de aportes após 2019, por estar muito acima da meta de patrimônio, naquele momento eu estava muito bem e tinha 'certeza' que era possível diminuir o comprometimento com os aportes.


Olhem o que eu fiz a partir de 2019 com o planejamento, reduzi bastante o aporte... Tentei recuperar o fôlego em 2020, mas já tinha direcionado energia para outras coisas e perdi o foco.

Certamente se eu tivesse mantido a consistência dos aportes já estaria dentro da meta de patrimônio, seriam mais de 100k de aportes adicionais.

Cabe aqui uma consideração, é um erro do ponto de vista da construção do patrimônio nesses 10 anos, mas fica a dúvida no ar, será que eu conseguiria ter preservado meu patrimônio sem ter promovido essa flexibilidade e ter condições de ocupar a cabeça com 'confortos' que eu não havia degustado antes dessa época? Será que eu conseguiria manter a caminhada durante a pandemia se ainda estivesse 100% focado em aportes? São dúvidas que vão ficar sem resposta, pois eu segui outro caminho que no final das contas pode ter feito mais bem do que mal para a caminhada.

Abaixo compartilho o planejamento de 2016 para alcançar o 1MM. (É verdade que tive alguns ajustes /replanejamentos desde o começo, pois os primeiros anos foram bem ruins)



Interessante que eu olho para trás com algum saudosismo e com a certeza que eu complicava demais as coisas.

Vamos ao fechamento do mês:

Aporte comedido, patrimônio em queda e entrei em um rolo com imóveis, primeira experiência com leilões judiciais.
Mês com excelentes ondas, tive muitas sessões de surf em condições excelentes.

Para finalizar a planilha de cotas, que acredito ser a mais completa da blogosfera.




Patrimônio Financeiro Setembro/2023 (R$ 952.553,76) ou -0,75% Patrimônio Financeiro Setembro/2023 (R$ 952.553,76) ou -0,75% Reviewed by Surfista Calhorda on 7:42 AM Rating: 5

6 comentários:

  1. Bom dia Surfista! Realmente não vale a pena se perder no "E se...". Nossa tendência natural é sempre supervalorizar o que poderíamos ter feito e subvalorizar o que fizemos...Incrível como você conseguiu seguir tão perto o planejamento. Normalmente o que vejo é sermos muito otimistas ou pessimistas com o planejamento de forma a errar bem ele (a não ser que façamos replanejamentos anuais). Realmente seu histórico é riquíssimo. Parabéns pelo foco de manter o blog por tanto tempo assim! Não é pra qualquer um. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VVI o 'E se...' é bem complexo de analisar, eventos que não são claramente correlacionados sempre podem passar despercebidos e o 'E se...' poderia ser pior do que a realidade.
      Hoje eu enxergo que não é tão difícil fazer um planejamento de longo prazo, acho que 0,8% (real) ao mês é um meio termo bem possível de alcançar e de verdade após alguns anos fica até fácil superar.
      Eu sempre gosto de me iludir, pensando que desde de 2014 eu nunca peguei nenhum excelente momento da bolsa e o dia que ele chegar...
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  2. Histórico de respeito, Surfista. Parabéns.

    O meu maior ”..e se?” é eu não ter ouvido o Daniel Fraga, hahaha! Eu acompanhava os vídeos desse cara em 2012 e o maluco já falava muito de bitcoin. Qualquer 1000 reais que eu tivesse colocado nisso hoje teria feito uma diferença relevante no meu patrimônio.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engenheiro e cheguei a comprar 5 bitcoins lá no começo, mas fui mão de alface e me desfiz na primeira alta... Mas foi uma grana que veio em excelente hora, na época me ajudou a dar entrada para comprar meu primeiro apartamento.

      Excluir
  3. Surfista,

    Não podemos mudar o passado, sem dúvidas se você tivesse feito escolhas diferentes poderia ter R$ 100 milhões de patrimônio hoje em dia, mas a questão é que você não sabia o que ia acontecer, não tinha o conhecimento e experiência de vida que possui hoje e o que sobrou foi fazer a melhor escolha com base naquilo que tinha de informações e experiências naquela época.

    Daqui 10 anos você olhará para 2023 e certamente dirá que teria tomado caminhos diferentes, mas como saber o caminho certo hoje?

    A verdade é que nesses 10 anos você perseverou em uma batalha que quase ninguém se quer à combate.

    Celebre!

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poupador, eu vou te falar que a gente as vezes complica demais e geralmente é isso que faz a gente perder a direção...
      Os 'E se?' tem que ser avaliados como lições aprendidas, mas evitar repetir os mesmos erros.
      Eu tenho uma certeza, que daqui a 10 anos eu vou olhar para trás e ser grato por ter me privado de certos luxos e também ter aproveitado para investir meu tempo e dinheiro naquilo que eu gosto de fazer.
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.