Após 1 ano de disciplina e esforço para criação da minha carteira de ações, vou compartilhar a atual rentabilidade de cada uma das 6 escolhidas em 2014 para iniciarem minha carteira. Nem todas elas já
fizeram o aniversário de 1 ano na carteira, um exemplo é a última aquisição da lista, as ações BBAS3 entraram na carteira apenas no dia 10/dez/2014, porém eu acompanhei as empresas durante todo ano, então vamos aos resultados.
BBAS3 +6,9%
A novata da carteira está no positivo, mas tem um volatilidade gigantesca, muitos comentam de pontos de compra e venda já manjados, porém eu espero utiliza-la para suportar uma estratégia mais constante com o lançamento de opções.
EZTC3 -24,4%
É a melhor do setor, porém sofreu muito no último ano eu vi a cotação cair de um patamar de 27 para 16 o que é um belo tombo, já notei que devido aos atuais preços alguns colegas da Blogosfera fizeram aportes nos últimos meses, provavelmente vai ser minha escolha de aporte para Março/15.
VALE5 -20,1%
É a ação que tem mais participação na minha carteira de ações, atualmente está com 37% de alocação. Nessa eu acabei me dando muito mal nesse primeiro ano, pois tinha o objetivo de realizar operações de venda coberta com ela e devido ao gap em relação ao meu preço médio acabei ficando travado. Continuo gostando da empresa quando ela atingir o patamar de alocação das outras ações da carteira devo retomar os aportes.
ABEV3 +19,8%
Essa ação funciona como relógio suíço, não teve grandes oscilações no período que está na minha carteira e mesmo com um cenário adverso apresenta um excelente resultado, vai receber pelo menos mais uns 10k de aportes em 2015.
GRND3 +15,9%
Mais um belo resultado, a Grendene deu uma escorregada no começo do ano, abrindo uma ótima oportunidade de compra e já se recuperou voltando a ficar positiva na carteira, situação que se manteve em pelo menos 90% do tempo que esteve na carteira.
CMIG3 -9,9%
As ações da Cemig também apresentaram grande volatilidade durante o período, cheguei a ter +40% de rentabilidade, mas não fiz nenhum tipo de 'gestão ativa', é algo que vou repensar para esse papel em 2015, talvez ela seja uma boa cobaia para correr um risco maior.
Minha atual alocação da carteira de ações:
Conclusão:
Observando o resultado de 1 ano de carteira, vou manter a estratégia para Eztec, Vale, Grendene e Ambev e vou ficar atento com as cotações de Banco do Brasil e Cemig, para altas superiores a 30% vou correr o risco de vender para tentar recomprar em valores inferiores.
Desempenho Individual das Ações
Reviewed by Surfista Calhorda
on
10:53 AM
Rating:
Bem legal o post, Surfista! Eu vendi BBAS esse mês, resolvi investir em outras ações mais rentáveis. Entrei na CMIG também.
ResponderExcluirAbraço!
Micro Investidor Nerd
A Cemig está com muitos riscos já precificados, vamos torcer para que as ações de mitigação da empresa sejam eficientes, assim a tendência natural é uma recuperação.
ExcluirValeu pela visita.
Não vi que o seu blog não estava no meu blogroll, está add.
ExcluirAbraço
Valeu!
ExcluirUmas pra ca outras pra la, é assim mesmo...
ResponderExcluir3 x 3 empate, se a diversificação estivesse correta eu estava no lucro, pois o Tesouro Direto e os FIIs estão positivos.
ExcluirSurfista, é assim mesmo, eu me preocuparia um pouco com a baixa diversificação.
ResponderExcluirVale e Eztec são boas, mas estão ciclando. Ambev e Grendene nem preciso dizer. Essas 2 empresas de governo em um total de 6 é que para mim é complicado. Tome cuidado!
Abraços
Eu pretendo adicionar apenas mais uma ação para a carteira e ainda estou analisando muitas opções. Também vou adicionar mais dois FIIs, hoje só tenho RNGO.
ExcluirSurfista, a AMBEV é incrível! Parabéns sócio!
ResponderExcluirEla e a Grendene são as ações que mais me orgulham.
ExcluirQue beleza a ambev....eu tb tenho
ResponderExcluirBelezura de qualidade!
ExcluirQue beleza a ambev....eu tb tenho
ResponderExcluir