Desempenho Individual das Ações


Após 1 ano de disciplina e esforço para criação da minha carteira de ações, vou compartilhar a atual rentabilidade de cada uma das 6 escolhidas em 2014 para iniciarem minha carteira. Nem todas elas já
fizeram o aniversário de 1 ano na carteira, um exemplo é a última aquisição da lista, as ações BBAS3 entraram na carteira apenas no dia 10/dez/2014, porém eu acompanhei as empresas durante todo ano, então vamos aos resultados.

BBAS3 +6,9%
A novata da carteira está no positivo, mas tem um volatilidade gigantesca, muitos comentam de pontos de compra e venda já manjados, porém eu espero utiliza-la para suportar uma estratégia mais constante com o lançamento de opções.

EZTC3 -24,4%
É a melhor do setor, porém sofreu muito no último ano eu vi a cotação cair de um patamar de 27 para 16 o que é um belo tombo,  já notei que devido aos atuais preços alguns colegas da Blogosfera fizeram aportes nos últimos meses, provavelmente vai ser minha escolha de aporte para Março/15.

VALE5 -20,1%
É a ação que tem mais participação na minha carteira de ações, atualmente está com 37% de alocação. Nessa eu acabei me dando muito mal nesse primeiro ano, pois tinha o objetivo de realizar operações de venda coberta com ela e devido ao gap em relação ao meu preço médio acabei ficando travado. Continuo gostando da empresa quando ela atingir o patamar de alocação das outras ações da carteira devo retomar os aportes.

ABEV3 +19,8%
Essa ação funciona como relógio suíço, não teve grandes oscilações no período que está na minha carteira e mesmo com um cenário adverso apresenta um excelente resultado, vai receber pelo menos mais uns 10k de aportes em 2015.

GRND3 +15,9%
Mais um belo resultado, a Grendene deu uma escorregada no começo do ano, abrindo uma ótima oportunidade de compra e já se recuperou voltando a ficar positiva na carteira, situação que se manteve em pelo menos 90% do tempo que esteve na carteira.

CMIG3 -9,9%
As ações da Cemig também apresentaram grande volatilidade durante o período, cheguei a ter +40% de rentabilidade, mas não fiz nenhum tipo de 'gestão ativa', é algo que vou repensar para esse papel em 2015, talvez ela seja uma boa cobaia para correr um risco maior.

Minha atual alocação da carteira de ações:

Conclusão:
Observando o resultado de 1 ano de carteira, vou manter a estratégia para Eztec, Vale, Grendene e Ambev e vou ficar atento com as cotações de Banco do Brasil e Cemig, para altas superiores a 30% vou correr o risco de vender para tentar recomprar em valores inferiores.
Desempenho Individual das Ações Desempenho Individual das Ações Reviewed by Surfista Calhorda on 10:53 AM Rating: 5

13 comentários:

  1. Bem legal o post, Surfista! Eu vendi BBAS esse mês, resolvi investir em outras ações mais rentáveis. Entrei na CMIG também.

    Abraço!

    Micro Investidor Nerd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Cemig está com muitos riscos já precificados, vamos torcer para que as ações de mitigação da empresa sejam eficientes, assim a tendência natural é uma recuperação.
      Valeu pela visita.

      Excluir
    2. Não vi que o seu blog não estava no meu blogroll, está add.

      Abraço

      Excluir
  2. Umas pra ca outras pra la, é assim mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 3 x 3 empate, se a diversificação estivesse correta eu estava no lucro, pois o Tesouro Direto e os FIIs estão positivos.

      Excluir
  3. Surfista, é assim mesmo, eu me preocuparia um pouco com a baixa diversificação.

    Vale e Eztec são boas, mas estão ciclando. Ambev e Grendene nem preciso dizer. Essas 2 empresas de governo em um total de 6 é que para mim é complicado. Tome cuidado!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pretendo adicionar apenas mais uma ação para a carteira e ainda estou analisando muitas opções. Também vou adicionar mais dois FIIs, hoje só tenho RNGO.

      Excluir
  4. Surfista, a AMBEV é incrível! Parabéns sócio!

    ResponderExcluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.