Chegou tarde e já vai embora?

Me lembro da época que o Rubinho era campeão dos memes na internet, então ele será a inspiração para essa postagem, já pensou o Rubinho operando trades? Sempre atrasado para comprar, sempre atrasado para vender, será que ele conseguiria seguir a máxima de comprar na baixa e vender na alta?

Transcrição da conversa com um amigo, eu começo minhas falas sempre falando o nome dele, meu amigo ‘Tião’, somente para facilitar a identificação das personas no diálogo. Essa conversa foi real e hoje o Tião já deve ter montado uma nova posição com a esperança de realizar o trade de sucesso do ano, quiça do século.

Numa pausa para tomar um café, durante o expediente, fui indagado com a seguinte pergunta:

- Não consigo entender a bolsa a valores, analisei os dados dos últimos meses e a tendência de alta estava consolidada, investi uma boa grana para fazer um trade rápido, você viu o que aconteceu surfista?

- Tião, eu abri minha planilha no meio do mês e a ação que estava mais distante do planejado era a Ambev, eu tenho planejado 10% de alocação para ela e só tinha 8%, fui lá e comprei, não olhei mais nada...

- Como você compra e nem olha o preço?

- Tião, a Ambev eu realmente acompanho bem pouco, no final do ano eu dou uma olhada no resultado, vejo só o lucro e o nível de endividamento, se estiver tudo normal, sempre que ela estiver abaixo do % planejado de alocação, compro a ação sem nenhum tipo de restrição.

- Você faz isso com todas as suas ações?

- Tião, meu objetivo é fazer isso com todas as minhas ações, ter esse objetivo realizado é uma evidência que minha carteira é composta só por boas empresas. Porém eu defini alguns gatilhos baseado no múltiplo P/L para tentar identificar os extremos do mercado.

- Tá vendo, você tá procurando os extremos do mercado para tentar fazer um trade, esse seu discurso de investimento passivo não fica de pé.


- Tião, já ouviu falar no livro ‘O Investidor Inteligente’?

- Sim já ouvi falar, mas não tive paciência para ler, surfista esse lance de livro não muda a vida de ninguém!

- Tião, eu acredito sim que livros tem poder para mudar a vida das pessoas, de quem lê e também de quem escreve, tem alguns caras que ficaram muito ricos com livros, mas esse não é o foco da nossa conversa. Recomendo a leitura e uma análise minuciosa dos métodos relatados no livro, mas vamos lá, vou tentar sintetizar o que eu assimilei do conteúdo do livro em relação aos extremos do mercado.
- Tião, analisando o recente momento de alta do IBOV nenhuma das minhas ações ultrapassou a casa dos 30x no múltiplo P/L, como eu havia definido o gatilho na casa dos 35x para investir tempo e entender o que estava acontecendo eu mantive a estratégia automática e não fiz nenhum tipo de alteração na minha política de aportes... Aliás eu fiz sim uma alteração, eu subi o gatilho de P/L > 35x para P/L > 40x, afinal de contas essa ‘altinha’ recente não chegou nem a fazer tanta diferença assim.
 
- Mas com esse gatilho do P/L nesse patamar, você vai precisar esperar 5, 6 ou quem sabe 10 anos para ter alguma situação que te indique a venda de algum ativo, você acha isso viável? Quando vai conseguir realizar o lucro?

- Tião, você acabou de descobrir o segredo da mágica, veja o que aconteceu com você. (Alguns segundos para a reflexão...) Chegou atrasado na festa e foi embora antes do final, eu explico, você decidiu comprar ações com a bolsa na casa dos 60 mil pontos, portanto chegou a atrasado, e agora com essa recente queda decidiu realizar os prejuízos, portanto foi embora antes do final da festa e nem cumprimentou os organizadores.
- Tião, eu não preciso vender para ter lucro, eu posso fazer muitas coisas com os proventos, enfim não preciso me preocupar em ganhar rápido ou fácil, eu realmente escolhi o caminho que parece ser mais difícil.

- Mas não é assim que se ganha dinheiro na bolsa! Você vai ficar aí aportando todo mês para daqui a uns 20 anos conseguir ter um patrimônio relevante que gere renda passiva pra você? Ninguém faz isso, o lance é acertar algumas vezes as ações certas e levantar uma boa grana, esse não foi o meu ano, mas assim que tiver uma nova oportunidade, vou me posicionar para fazer alguns trades, só preciso acertar a mão.

- Tião, vou ir direto ao ponto, eu ganho dinheiro com meu trabalho, portanto vou investir tempo estudando e me tornando um profissional melhor e minha estratégia é realmente essa, aportar todo mês durante muito, mas muito tempo mesmo. O que você acabou de me dizer é que na próxima festa, você vai chegar atrasado novamente e vai sair antes do final, como bom festeiro que eu sou, vou tentar evitar ao máximo esse tipo de situação, quero aproveitar a festa inteira.

- Chegar atrasado e sair mais cedo, para com essa filosofia de buteco. Diz aí qual é a sua rentabilidade?

- Tião, eu sei da minha evolução patrimonial, sei lá qual é a rentabilidade de minha carteira (mentira básica).

- Você está por fora, surfista, a bolsa voltou a cair eu vou me posicionar novamente e vou fazer uns trades bem sucedidos.

- Tião, daqui uns dois meses você me conta do resultado? Eu sei que você só acredita vendo, prometo parar uns minutos para te mostrar os resultados da minha estratégia, quem sabe assim eu te convenço a investir seu tempo no lugar certo e demovo você dessa ideia que é fácil ganhar dinheiro na bolsa.

Ferido, Tião tenta achar justificativas para continuar!
- Tudo bem, acho que você pode até estar certo, eu vou tentar ler esse livro do Benjamin Graham, mas antes vou tentar uma última vez fazer alguns trades bem sucedidos, não viu o cara da novela que ficou rico com a bolsa?

- Tião eu espero que você não sofra da síndrome da operação errada que dá certo, assim essa será sua última tentativa de ganhar dinheiro fácil na bolsa. Sobre seu xará da novela, acorda pra vida (risos), o cara dessa novela certamente deve ter empreendido e montado uma corretora e ficou rico ganhando corretagem de pessoas que investem igual você... Cara esse cafezinho tá muito demorado, vamos voltar ao trabalho, não quero perder minha principal alavanca de riqueza!

Essa é minha transcrição do bate papo com o Tião, é bem verdade que eu puxei a sardinha pro meu lado da discussão, talvez se o Tião tivesse escrito esse post ele teria puxado a sardinha em prol da sua estratégia de trades, mas a verdade seja dita, Tião já acumula um prejuízo relevante e continua atrás de um sequência mágica de trades para reverter esse prejuízo!
Chegou tarde e já vai embora? Chegou tarde e já vai embora? Reviewed by Surfista Calhorda on 6:00 AM Rating: 5

24 comentários:

  1. Ótima narrativa, Surfista!

    Trade não é investimento, é jogo. Infelizmente, muitos que decidem jogar perdem mais vezes que ganham, no final, campeonato perdido.

    É por isso que essas pessoas precisam, primeiro, ler "O Homem mais Rico da Babilônia", "Pai Rico, Pai Pobre", "O Milionário Mora ao Lado" e outros livros básicos de finanças, pois precisam entender e apreender uma mente de investidor, os comportamentos de investidor, antes de meterem a cara a jogatinas para ter a rentabilidade do século.

    Nada contra a modalidade Trade, mas ela não é um investimento no sentido tradicional do termo - investir em algo de valor que lhe trará retorno.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, acertou o coração da questão, educação financeira! Eu não cheguei a tocar nesse ponto na conversa com o Tião, mas com toda certeza ele é um cara que não tem educação financeira, gosta de ter carro do ano, os últimos lançamentos tecnológicos e não perde tempo em empenhar seu salário, que é alto, para satisfazer seu ímpeto pelo consumo.
      Talvez seja a falta de educação financeira que impede que ele tenha uma visão mais racional das operações que ele faz no mercado.
      Obrigado pela contribuição.

      Excluir
  2. Excelente historia!
    Faça mais deste modelo, mesmo que falsa. Historias cativam.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário Acumular Ativos. Fico feliz de conseguir produzir conteúdo interessante.
      Se tiver mais inspirações, vou escrever com toda a certeza.

      Excluir
  3. Isso acontece mesmo,

    Lá no trabalho um colega veio me perguntar: "Qual ação eu tinha comprado? Qual era o melhor investimento?"
    Eu perguntei algumas coisas e ele nem sabia o valor da custódia e nem da corretagem que estava pagando...
    Eu indiquei alguns livros e alguns blogs pra ele investir no seu conhecimento primeiro.

    Ótimo post, abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aportador, acho que essa é uma grande contribuição que podemos dar para sociedade.
      Não vejo sentido de um médico gastar mais tempo analisando investimentos do que com a medicina, ele deveria estar preocupado em se tornar um médico excelente para ganhar mais dinheiro e aportar mais com uma estratégia simples que não o obrigasse a abandonar a medicina.
      É claro que se o médico quiser se tornar um profissional do mercado financeiro e deixar de ser médico não temos problemas, o grande problema é ele continuar a ser um médico medíocre porque gasta muito tempo se aventurando no mercado financeiro.

      Excluir
  4. Ótimo texto!!

    Com certeza, de vez em quando, sempre temos um amigo como Tião em nossas vidas questionando o nosso jeito de investir e achando que a Bolsa é um local fácil de estar!

    Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que acho que a maioria pensa assim, e isso não acontece tão de vez em quando quanto eu gostaria.
      Escolhemos ir devagar e sempre.
      Valeu pelo comentário.

      Excluir
  5. Bom texto Surfista. A maioria das pessoas que entram na bolsa entram com essa ilusão de ganho fácil e enriquecimento rápido, afinal, isso é emocionante, é adrenalina pura... Aportar por 20-30 anos e ir reinvestindo dividendo? Isso é pacato demais, não vende filme... Já pensou um filme de Warren Bufett? Será que faria o sucesso do Lobo de Wall Street? Dúvido muito...

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente comentário Living, com toda certeza vou utilizar essa comparação como argumento nas próximas discussões.
      Eu prefiro conseguir adrenalina em outros lugares... Quem sabe no mar, em um dia com uma excelente ondulação!
      Muito obrigado pelo comentário.

      Excluir
  6. Muito bom!
    Agora, o cara falar de novela é foda hein!!
    Pessoal fica vendo TV e lendo em sites sobre matérias como "o trade da gerdau", blá blá bla, não le e não estuda e acha que a vida é simples como um clique de mouse de computador.
    Já tinha imaginado que depois do ano da renda fixa (ano passado) muita gente iria querer se aventurar na bolsa quando ela disparasse. E saiba que esse movimento só está começando.... A manada será beeem maior.
    Abraco surfista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é as pessoas se deixam enganar por ganhos fáceis, isso explica gente caindo no golpe do bilhete premiado até hoje.

      Excluir
  7. Muito bom Surfista! Eu até faço uns trades de vez em quando, mas foco mesmo é no B&H. Em ações, esse mês comprei WEGE3 e EGIE3 - não lembro quanto paguei e não sei quanto tá a cotação - kkkk.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu dei uma exagerada na conversa com o Tião, pois eu acompanho a rentabilidade da minha carteira e sempre antes de comprar dou uma olhada para ver se o preço não tá muito alto... Mas estou cada vez mais no piloto automático.

      Excluir
  8. Pois é Surfista... Mas pra eles faz todo sentido pagar uma fortuna todos os meses para talvez se aposentarem com uma merreca por mês, sem saber ao certo se vão mesmo se aposentar e sem poder dispor do valor todo... Coisa q na minha cabeça não fecha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depender do governo para me aposentar tô fora.. sou abrigado a acumular meu FGTS e pagar INSS, caso contrário o governo não ia ver a cor do meu dinheiro.

      Excluir
  9. Surfista,

    Eu acho que é uma questão de perfil ... o problema é que 99% das pessoas não tem perfil pra trader... a maioria se diz trader... mas ... 90% dos caras que eu conheço só são traders quando estão no lucro .. lucro realizam .. preju não ... realizar 10% de lucro .. e ficar olhando as ações irem a 50% de preju... realmente a conta não vai fechar ...

    Pela experiencia que tenho ...e vc tem uma boa metodologia ... tranquilo .. se vc nao tem metodologia nenhuma ... só vai descobrir qd for tarde demais ... trade quanto mais curto mais difícil é ....

    A vida do pequeno investidor não tem glamour .. é poupar um pouco todo mes .. e esperar ... é demorado .. é chato ... nao é glamuroso como dizer .. eu sou trader.. ganhei 10% essa semana ...

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é só perfil é conhecimento também. As pessoas não sabem o que estão fazendo, olham o cara que ganhou 1MM com a Gerdau e querem fazer igual.
      Não vejo problemas quando alguém com conhecimento de causa faz trades, o problema é quando alguém sem conhecimento acha que vai ganhar dinheiro fácil com trades.

      Excluir
  10. "Não consigo entender a bolsa a valores"

    Nem eu, rs. Nem quero entender e tenho raiva de quem entende.

    Off-topic: novas notícias do minério lá na página de minério do Abacus.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas coisas dá para entender Uó, tem uma banda que sempre ganha. Vou conferir as novidades. Você vai alterar o layout do seu blog novamente?

      Excluir
  11. Olá Surfista!

    Preciso mostrar esse texto a um amigo! Todo dia o cara me manda mensagem (tá ele deu uma parada, não é mais todo dia) dizendo que hoje as ações dele sobem 1000%. E o cara ainda tem argumentos! ahahuahua

    Se puder passe la no meu blog!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais fantástico é quando o cara começa acertando, já vi alguns com plano de dobrar o capital toda semana fazendo operações com opções.
      Valeu pelo comentário.

      Excluir
  12. Ainda bem que eu tinha pouco dinheiro quando aprendi a mexer na bolsa e quis ser o Tião dos trades.
    Agora são anos de prazo nos meus trades.

    Foda é quando um bendito desses acerta um trade depois de errar um monte e vem se gabar ainda hahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é VLI, a operação errada que dá certo é a que mais causa estragos.
      Fico feliz pelo custo do seu aprendizado ter sido pequeno, eu já tomei uns tombos com venda coberta de opções, mas não também não gastei muito para aprender.
      Valeu pelo comentário.

      Excluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.