Excel - Download de Cotações e Preços de Títulos do Tesouro Direto

Como ficar rico? Eu sinceramente gostaria que uma simples planilha financeira pudesse ser a solução para essa pergunta, mas já adianto que não é. Estou trabalhando na nova planilha financeira, o nome dela vai ser Gestão do Portfólio de Investimentos. Minha ideia é deixar ela mais fácil de utilizar e também vou fazer algumas melhorias técnicas.

Acabei de finalizar a otimização do código VBA da nova planilha para fazer download de informação da internet, é possível atualizar a cotação de ações, e fundos imobiliários e também preços de títulos do tesouro direto. Vou apresentar o que eu consegui fazer até agora.

NOVA FUNÇÃO "SHAREPRICE".

Consegui codificar, com a ajuda do sábio Google, uma função para puxar a última cotação automaticamente, o nome dela é SHAREPRICE, então se você digitar a função na planilha e passar o código da ação ela retornará a última cotação. Isso mesmo uma simples função que trás o valor atual da cotação de uma ação, essa função tem o mesmo funcionamento de qualquer outra função do Excel, como PROCV, SOMA, CONTAR.
Eu não cheguei a fazer um teste de stress completo dessa função, então se você utilizar ela, para consultar a cotação de mais de 100 ações na planilha, existe o risco da planilha começar a ficar lenta
O Yahoo Finance que é a fonte da informação, também pode bloquear o acesso de um IP, caso identifique um volume muito grande de consultas, eles fazem isso quando tem alguma suspeita de que a informação disponibilizada gratuitamente, pode estar sendo utilizada para fins comerciais. Vocês podem olhar na imagem como é a sintaxe da função:
Importante os códigos da ação devem possuir .SA no final. 


 

DOWNLOAD DO PREÇO ATUAL DO TÍTULOS DO TESOURO DIRETO

Pesquisei muito, mas por enquanto não encontrei nenhum método confiável para realizar o download dos preços do TD. A aba atual faz uma conexão com o site do Tesouro Direto e puxa as informações para uma tabela, o grande problema deste tipo de consulta é que qualquer alteração no layout do site do Tesouro pode ocasionar problemas no download das informações.

     

DOWNLOAD DE COTAÇÕES HISTÓRICAS DE UMA AÇÃO.

Por enquanto ainda não pensei o que fazer com essa informação, talvez algum leitor do blog possa me ajudar com ideias, mas o fato é que a planilha vai contar com uma função para fazer download de uma série histórica de cotações de uma ação.

 

  

DOWNLOAD DA ÚLTIMA COTAÇÃO DE UMA LISTA DE AÇÕES

Essa funcionalidade já existe na planilha antiga a novidade é uma otimização que eu fiz no código VBA que realiza o download das informações e a consulta está trazendo uma quantidade maior de dados. Os novos dados podem ser visualizadas na tabela abaixo.

 

CONTROLE DAS TRANSAÇÕES DO TESOURO DIRETO

A planilha anterior recebeu algumas criticas por causa da aba para registrar as transações do tesouro direto, adequei as colunas para garantir que todas as informações necessárias estão disponíveis na consulta que é realizada no site do CEI. Acredito que o preenchimento ficou simples, sempre que fizer uma aquisição de um novo título, será necessário cadastrar o tipo do título, a data da compra, a quantidade de títulos adquiridos, o preço unitário no momento da compra e taxa pactuada (se existir), todos as demais colunas serão calculadas automaticamente na versão final da planilha.

 

CONTROLE DAS TRANSAÇÕES COM AÇÕES E FII'S

Essa aba é a que mais tenho orgulho, com algumas formulas simples, eu consigo calcular o preço médio das ações e o lucro/perda toda vez que é realizada alguma venda. Essa aba não mudou nada, caso alguém tenha alguma sugestão de melhoria e quiser compartilhar fique à vontade.

Essas são as abas que já estão prontas, estou avaliando a possibilidade de disponibilizar essa versão para download, acredito que toda a lógica para buscar informação automaticamente de cotações e preços pode ajudar os leitores a preparem seus próprios controles.

Na versão final, que espero concluir até o fim de dezembro, quero ter um dashboard reestilizado, um controle de cotas aprimorado e uma aba para apurar I.R, sim eu consegui montar uma calculadora de Imposto de Renda para as transações realizadas com ações e FIIs.

Um amigo me alertou sobre questões jurídicas desagradáveis, caso algum espertalhão queria imputar algum prejuízo, causado por erros na planilha, ao responsável pela distribuição. Confio que por ser uma planilha financeira gratuita esse tipo de processo é descabido, mas vou refletir se realmente disponibilizo a aba de cálculo do I.R. para que seja utilizada por conta e risco dos usuários que optarem por fazer o download da planilha financeira.

Por favor, caso tenham sugestões de melhoria compartilhem comigo.

[Atualização] - Os links para download das planilhas, já estão habilitados no menu do Blog. Acesse aqui

Excel - Download de Cotações e Preços de Títulos do Tesouro Direto Excel - Download de Cotações e Preços de Títulos do Tesouro Direto Reviewed by Surfista Calhorda on 8:00 AM Rating: 5

42 comentários:

  1. Excelente contribuição Surfista!
    Dá pra fazer muita coisa legal quem curte e sabe dos paranauê do excel hehehe
    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade o Excel é uma ferramenta muito flexível, mas acho que num futuro próximo vamos ter algo parecido com o Guia Bolso para os investimentos, aí vamos ficar menos dependentes do Excel. Valeu pelo comentário FPI.

      Excluir
    2. FPI o link está criado, se quiser conferir as planilhas pode utilizar a barra de menu do blog.
      O link da página para download é http://elenaosurfanada.blogspot.com/p/planilhas-financeiras.html

      Excluir
  2. Parabéns pelo trabalho, a planilha vai ficar show. Não esqueça de botar um link de doação pra quem se interessar. É uma forma de quem gostou agradecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua sugestão para o link de doação é interessante, vou pesquisar como posso fazer isso. Senão for muito complicado, vou colocar sim um link para doação, muito obrigado pelo comentário.

      Excluir
  3. Excelente iniciativa, surfista! Você conhece o site http://www.tesourotransparente.gov.br/?
    Lá existem arquivos com as taxas do tesouro direto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa, tava precisando mesmo disto.

      Excluir
    2. Muito bom Lux Textum, eu não conhecia esse site. Pelo que vi eles tem o download de CSV, isso é perfeito para deixar o download de informações mais robusto. Vou pesquisar com mais detalhe o site.

      Excluir
  4. Boas,

    ahhhh Surfista pensei que já estava disponível para download a planilha. =( hahaha

    Me mata do coraçaumm

    Eu uso a aba "CONTROLE DAS TRANSAÇÕES COM AÇÕES E FII'S" para opções tbm. Ela já calcula o lucro ou prejuízo igual. Tocando nesse assunto, será que tem espaço para uma aba especifica para opções? acho que não né? São parecidas com as ações nesse caso de controle.

    Maravilhosa esse comando SHAREPRICE, nunca tinha visto.

    Quero ver como vai ficar os gráficos *-*

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu IM, vou pensar sim na questão da aba, mas não é minha prioridade.
      Eu já preparei a página para disponibilizar as planilhas para Download, vou tentar colocar o link para doação conforme o anon acima recomendou.

      Excluir
  5. Sensacional!
    você parece estar bem familiarizado com o tema. Abusando um pouco da sua boa vontade, quando tiver com tempo livre pode adicionar a funcionalidade de puxar as posições compradas e vendidas em índice futuro pelos gringos? É um importante indicado de tendência de mercado.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uó preciso primeiro entender o que isso, esse tipo de coisa já é nível expert. Onde você consulta essa informações hoje? Vou dar uma pesquisada sim, pode deixar.

      Excluir
    2. Uó já habilitei o link da barra de menu do blog para o download das planilhas.

      Excluir
  6. Eu tenho usado o Power Query para atualizar as cotações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou pesquisar essa ferramenta, confesso que não conhecia. Valeu pela indicação.

      Excluir
  7. Fala Surfista!

    Que negócio bacana hein?

    Já pensei logo no comercial, mas li que bloqueiam o IP ... Talvez mudar o IP a cada atualização ...

    Já programei muito em VBA.

    Olharei com carinho sua planilha, espero que tenha FIIs também nela rsrs.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é VDC o Yahoo Finance disponibiliza de graça, mas se pegar alguma utilização comercial o espertão pode ter problemas.
      Eu confesso que sou ruizinho com FIIs, estou pensando em disponibilizar versões preliminares da planilha para que o pessoal de dicas de que informação seria importante ter planilha.
      Valeu pelo comentário.

      Excluir
  8. Caramba !!! muito loko, mas infelizmente parei no Procv :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é tão difícil assim, na internet tem muitos exemplos que ajudam a desenvolver algumas coisas bem legais mesmo.
      Valeu pelo comentário SP.

      Excluir
    2. Stifler se quiser baixar as planilhas já habilitei o link para download no menu do blog.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Boa contribuição. Eu utilizo algo parecido só que trabalho diretamente com sub em macro, não crei uma função. Vou ver como fez e talvez melhore ou abandone a minha formula.

    Se possível gostaria de pedir a você e também aos demais que acompanham seu blog para responderem um questionário que criei para meu TCC da pós-graduação em Gestão Financeira. O tema do meu trabalho é "O pequeno investidor brasileiro e os tipos de investimentos realizados" e para obter dados criei um questionário no Google Forms, onde todas as respostas são anônimas.

    Segue o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfoIhX-gYJQ8BM8WFXE7fce_5nS7ruiR3Hgh88pSA11wUQrKg/viewform?usp=send_form

    Se puderem responder e compartilhar para seus contatos e quiçá em seus blogs agradeceria muito.

    Obrigado.

    Carlos Xavier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos fique à vontade para olhar as planilhas e se encontrar algo para melhorar compartilhe comigo.
      Pode deixar que eu vou responder seu questionário sim.

      Excluir
    2. Carlos se quiser escrever um texto para divulgar sua pesquisa me manda que eu publico um post pra você, talvez fique mais fácil do pessoal ver e ajudar.

      Excluir
    3. Surfista,

      Obrigado pela resposta aqui e possivelmente no meu questionário.

      Em relação a sua planilha ainda não tive tempo de parar para analisar e comparar com o que eu faço, mas olhando rapidamente pelos códigos acredito que utilizamos a mesma base inicial para gerar nossas planilhas só que você resolveu criou uma função e eu deixei pra usar como botão o que acaba criando um passo a mais.

      Em relaçao aos preços do TD eu tentei fazer algo semelhante, só que eu utilizava como base o site da Bovespa pq eles colocam tbm a rentabilidade, só que eles resolveram mudar o site e meu código não serve para mais nada. Atualmente faço manualmente mesmo, até pq eu criei uma aba somente para colocar o histórico da minha carteira então acabo não pegando mais todas as informações, só o que tenho em carteira em determinada data.
      Recentemente não tenho tido tempo nem de atualizar meus controles pra falar a verdade. Trabalho, TCC e esposa são difíceis de conciliar rs.

      Quanto a sua proposta de escrever um texto para que você divulgue agradeço imensamente a proposta, porém se eu fosse escrever algo, colocaria do que já escrevi para o meu TCC só que nao sei se seria uma boa idéia. De qualquer forma agradeço novamente e se puder ao menos compartilhar o questionário em seu círculo social e familiar já será de grande ajuda!

      Att,
      Carlos Xavier

      Excluir
  11. Grande Surfista,

    Que organização ... que orgulho ....

    Eu vou montando meus excels .. e cada espaço digito uma coisa .. depois só eu sei as contas que estão sendo feitas ... hahaha preciso aprender um pouco de organização com você ..

    Muito bom cara ..

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o Excel que eu utilizo hoje é bem bagunçado, só eu consigo utilizar ele direito.
      Em breve nossa planilhas devem morrer, já viu o personal finance? Logo logo teremos uma start up assim no Brasil.

      Excluir
  12. Calhorda, não quer participar do ranking de renda passiva criado pelo Living of Dividends?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, gostaria.
      Onde eu posso consultar se já atendo aos critérios de aceitação?

      Excluir
  13. Caro blogueiro,
    Se você investe em FIIs, poderia nos ajudar quanto a questão dos elevados custos das correspondências?
    Fiz um post a respeito do assunto e a sua colaboração será bem vinda!
    http://abacusliquid.com/cvm-regras-de-fiis/
    Abraço
    Uó!

    ResponderExcluir
  14. Ola, estou com duvida na Aba de TD, como devo representar a venda de um título? na aba de Ações eu coloco a quantidade negativa e para TD?

    Att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para TD não vai funcionar.
      EU preciso repensar o controle do tesouro direto. Do jeito que está hoje não funciona.

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Caro amigo Talentoso!
    Tua planilha será usada por mim pelo resto da vida!!! (muito obrigado mesmo)

    1- Como faço se um dia vc atualizar tua planilha com melhorias? (controlC e ContrlV dos dados?)

    2- Percebi que tu não investe em Renda Fixa (CDB, LCA etc....) Onde eu posso colocar estes investimentos na planilha? em qual aba?

    Sou ruim demais no Excel.. por isso estas perguntas de iniciante.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre as atualizações é algo ctrl + C ctrl + V mesmo. O centro de toda a planilha é onde você preenche as operações realizadas, eu geralmente só tenho alterado o entorno.
      Recentemente fiz algumas alterações para ajustar a apuração de imposto de renda para FIIs e também inclui mais algumas classes de ativos, até por que estou comprando um imóvel.
      Sobre o CDB, eu colocaria tudo canto direto inferior da aba Portfólio, não tem muito segredo, utiliza um dos slots da aba de cotas para controlar aporte e valor mês a mês e faz o link lá aba de Portfólio tudo como Renda Fixa.
      Eu ainda sonho em contruir um software gratuito, mas isso vai ficar para quando eu atingir minha IF.

      Excluir
  17. Eu utilizava o Site http://ichart.finance.yahoo.com pra buscar o Histórico de Cotações de Ações na BOVESPA, mas o Yahoo desativou o serviço recentemente.
    Era muito útil. Alguém conhece alguma alternativa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por hora sem alternativas boas e grátis.
      Eu estou pensando em levar a planilha para o Google Sheets, lá conseguimos puxar cotações de maneira muito tranquila.

      Excluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.