Aposentadoria garantida aos 55 anos?

Há aproximadamente 2 anos atrás eu publiquei uma postagem que falava de algumas simulações que indicavam a minha aposentadoria garantida por volta dos 60 anos de idade.

Eu havia feito duas simulações, que basicamente calculavam juros compostos em cima do meu patrimônio naquela época e não consideravam nenhum tipo de aporte de dinheiro novo.

Meu patrimônio era de 71,6k, as duas simulações utilizavam um período de 345 meses e a única diferença dos dados era a rentabilidade média mensal, numa simulação eu utilizei 1,06% a.m. e na outra 1,3% a.m.

O resultado para 1,06% a.m. foi de 2,85 MM e para 1,3% a.m. foi de 6,85 MM, o que na época foi um resultado que ratificou que eu deveria continuar no mesmo caminho.

A postagem original pode ser lida nesse link.

O assunto aposentadoria está bem quente na vida das pessoas com as atuais mudanças de regra propostas pelo governo, o que reforça que precisamos construir nossa aposentadoria com as próprias mãos.

Não estou propondo que a aposentadoria que a maior parte dos brasileiros alcança não seja construída com o suor do trabalho, estou me referindo exatamente a questão financeira, que no caso do brasileiro comum fica nas mãos do governo e da previdência social e isso é um erro, gostaria sinceramente que um número cada vez maior de brasileiros possuíssem educação financeira para enxergar que é possível conquistar a aposentadoria sem depender exclusivamente da bondade disfarçada do governo.

Votando ao tema principal da minha postagem, resolvi refazer os mesmos cálculos com meu atual patrimônio e agora com uma certeza maior sobre a viabilidade dos patamares de rentabilidade utilizados como premissa. Me recordo muito bem que naquela época fiquei numa dúvida muito grande em relação a viabilidade dessa rentabilidade, mas minha atual situação ratifica que os valores são factíveis.

Hoje a minha rentabilidade média é de 1,3% ao mês, o que bate com o melhor cenário simulado a 2 anos atrás. Vale ressaltar que essa rentabilidade auferida não é real, pois não descontei a inflação do período. Sei que aqui existe uma falha notável, que para muitos remove a credibilidade da simulação, mas para os mais céticos fica ao menos a evidência recompensadora da natureza dos juros compostos.

Na simulação atual vou cortar 5 anos de juros compostos e vou puxar a idade de aposentadoria para os 55 anos, ou seja, a quantidade de meses será reduzida.

Simulação 1 (1,06% a.m.)

Com 55 anos atingi os 500 mil de rentabilidade no ano

Patrimônio Atual: R$ 215.565,86
Meses da aplicação: 270
Tx. Média Mensal: 1,06%
Patrimônio: 3,71 milhões
Idade Prevista: 55 anos

Se aposentar com 55 anos não seria nada mal e de verdade é um luxo para grande parte da população. Aqui cabe mais uma ressalva, meu atual nível de conforto pode ser mantido plenamente com uma renda mensal de 6,5 k esse valor com toda certeza irá sofrer uma forte variação dependendo do estilo de vida de cada indivíduo.


Mas a grande pergunta que precisa ser respondia é relacionada a inflação, será que em 2039 o montante de 3,71 milhões ainda será capaz de manter algum nível de conforto e dignidade?
Fazendo uma conta de padaria, acho que esse montante aguenta até uns 350% de inflação no período de 2017 a 2039 (22 anos), caso a voracidade da inflação seja maior será necessária uma rentabilidade mais forte para aguentar o baque!

Simulação 2 (1,30% a.m.)

Com 50 anos já atingi 500 mil por ano de rentabilidade.

Patrimônio Atual: R$ 215.565,86
Meses da aplicação: 270
Tx. Média Mensal: 1,3%
Patrimônio: 7,05 milhões
Idade Prevista: 55 anos

Com essa rentabilidade de 1,3% a.m. a aposentaria aos 55 anos seria bem abastada. E esse montante é forte o suficiente para aguentar uns 650% de inflação no período.

Fica claro que nos resultados que hoje eu já posso me deleitar na tranquilidade de que meu patrimônio já tem tamanho suficiente para se auto alimentar e que só preciso de paciência para ter uma melhor idade com uma aposentadoria digna.

Isso não quer dizer que devo suspender os aportes regulares, já comentei em outro post que manterei em 2017 o nível de aporte atual, mas que em 2018 devo procurar uma nova ocupação com o foco na minha qualidade de vida o que consequentemente deve reduzir minha receita mensal e volume de aporte.

Daqui uns 2 anos vou voltar a fazer essa simulação e se esse ‘bull market’ se manter não se espantem se eu atingir os mesmos patamares de patrimônio já nos 50 anos de idade!
Aposentadoria garantida aos 55 anos? Aposentadoria garantida aos 55 anos? Reviewed by Surfista Calhorda on 6:00 AM Rating: 5

22 comentários:

  1. SC, muito bom fazer essas simulações e ver que nosso futuro é promissor. Parabéns pela conquista e vamos continuar na luta.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sequoia, é preciso ter paciência ainda, não é fácil esperar mais 20 anos... Mas acho que estou fazendo um bom caminho.

      Excluir
  2. Planejar, estimar e controlar: um dos pilares rumo a IF.
    Excelente post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Mestre, depois que você cria o hábito seguir essas regras fica mais trivial.
      Valeu pelo comentário.

      Excluir
  3. Em pensar que a inflação até hoje assola o Brasil, mesmo para quem quer conquistar a IF...

    Será que daqui a duas ou três décadas, conviveremos ainda com os mesmos problemas econômicos dos anos 1980?

    http://www.antipoda.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu torço muito e trabalho bastante para fazer minha parte, mas não consigo ser otimista com o médio prazo do nosso país. Espero que meus sentimentos estejam errados.

      Excluir
  4. Excelente! realmente poucos brasileiros podem contar com esse prazo para aposentadoria, muitas vezes a gente quer acelerar esse processo e acaba fazendo besteira, mas sua disciplina é exemplar! Obrigado por compartilhar! já se tornou inspiração!
    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Turista é isso! Nem sempre acelerar demais é a melhor solução, o quando começamos a investir cedo o tempo joga no nosso time.
      Vou manter o planejado, um dia de cada vez!
      Muito obrigado pelo comentário.

      Excluir
  5. SC,

    Esse é o tipo de post que me motiva cada dia a levantar da cama...

    Foco que o resultado vem...

    Excelente texto!

    Bulls

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Anon, devagar e sempre, deixo as aventuras e a adrenalina para outras atividades da vida.

      Excluir
  6. Pois é !! vale a pena o sacrificio de hoje, para colher os frutos no futuro !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stifler e nem sempre precisa ser um sacrifício tão grande, já li várias histórias de gente que conseguiu poupar pequenas quantias durante muito tempo e que chegaram lá. Eu posso dizer que meu próximo objetivo é atingir o equilíbrio e tentar aproveitar mais o presente sem esquecer do futuro.
      Valeu pelo comentário.

      Excluir
  7. Bem interessante seu post. A inflação é realmente o pior vilão. Na minha infância, uma lata de coca-cola era 1,00 real já hoje...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa anom, hoje dá para comprar a lata nas máquinas de auto atendimento por 2,50, sua referência de 1 real e de qual ano?
      Valeu pelo comentário.

      Excluir
  8. Surfista,

    Posts inteligentes .... indo bem mesmo .... a questão da inflação eu concordo que é um desconto a ser feito .. mas também entendo que não dá pra fazer uma relação de 1 pra 1, pense que o custo de transação pra 10k, não é o mesmo pra 20k, pra 100k.

    Virando um investidor qualificado, também terá acessos a produtos mais rentáveis... etc...

    O que muita gente defende é a partir de um certo patrimonio uma boa parte fique em dolar como forma de proteção desses governos malucos ... e realmente é um caso a se pensar .. veja na Argentina, na Venezuela recentemente ...

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente Oshiro e Surfista ... além disso, dependendo da composição da sua carteira, voce tem a "proteção" contra a inflação.

      Se está investido em Tesouro IPCA, voce tem a rentabilidade paga atraves da variação do IPCA mais uma rentabilidade real (o IR sobre a inflação + rendimento distorce um pouco essa conta e em periodos de inflação na estratosfera, voce pode ter rentabilidade real negativa).

      Se investe em FII´s, a maioria dos contratos considera reajuste conforme IGPM, então o seu rendimento também é protegido da inflação.

      Se investe em Ações, dependendo da sua carteira, as empresas conseguem ajustar os preços dos produtos conforme inflação (bancos, produtores de alimentos e bebidas, etc...).

      Acho que os calculos sao muito motivadores - se mantiver os aportes, com certeza vai se aposentar antes dos 55 anos de idade.

      Parabens pelos investimentos e pela estrategia.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Senhores muito obrigado pelos comentários.
      @Rodolfo pois é a inflação precisa ser considerada, mas temos outros benefícios para capturar durante o caminho.
      @executivo eu acho que todos meus investimentos tem alguma proteção contra inflação, então a conta nunca vai ser 1 para 1 conforme frisou o Rodolfo no comentário dele.

      Excluir
  9. Surfista,

    Estou de volta!

    É muito bom ver que você está cada vez mais próximo da aposentadoria. As simulações sáo bem animadoras. Continue assim que as surpresas podem ser muito boas, como vc mesmo ressaltou!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Welcome back PR.
      Pois é acredito que consegui me sair bem diante desta grande crise, ter me mantido empregado foi um sucesso!

      Excluir

  10. tenho 64 anos, pretendo parar aos 70 com 9.000,00 mensais. Tenho 50% do valor acumulado necessário para meu objetivo. Estou aportando forte em FII. e é dele que pretendo realizar este intento. tenho atualmente Tesouro Direto, PGBL e Ações. Estimo viver entre 83 e 85 anos como meus pais e avós. Tenho firme convicção, quase certeza que vou conseguir. Não é muita coisa, mas é o que consegui planejar e fazer; diga-se de passagem comecei o planejamento tarde, aos 57 anos e considero que avancei bem. Tem que estudar os ativos, perseverar, ter educação financeira e objetivo. Atualmente 25% de meu montante estão em FII, mas pretendo chegar entre 60% 70%

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relato interessante, eu tenho visto pessoas que tem uma capacidade de aporte elevada, conseguindo em apenas 10 anos criar um patrimônio relevante para ter a tranquilidade de nao depender mais de um emprego.

      Excluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.