Inspirado no post do Beto Fiscal, pode ser lido aqui, resolvi também fazer um raio x da minha carteira, olhar quais ativos entraram e quais ativos saíram.
Pois bem hoje eu tenho 24 ativos de renda variável, distribuídos entre ações e FIIs.
O ativo mais antigo da minha carteira é a Cemig, que foi adquirida em fev/2014 e continua comigo até hoje.
Durante a jornada apenas 3 ativos saíram da carteira, e eles saíram num momento onde eu decidi diversificar meu patrimônio e me aventurar nos leilões de imóveis em 2017. AGCX11 eu não tive muito interesse de colocar novamente na carteira, e o SDIL11 e BPFF11 acabaram não voltando, pois quando olhei para elas, com o objetivo de recomprar, os preços estavam muito elevados e acabei considerando outras opções.
Na representação gráfica acima, também destaquei dois ativos que estão em quarentena, são eles CMIG3 e EDGA11, a Cemig pela dívida elevadíssima e todo rolo com o governo de Minas Gerais e o EDGA11 pela situação que o Rio de Janeiro está passando o que acaba diminuindo a demanda pelo espaço do Edifício Galeria.
A motivo da compra do EDGA11 é um capítulo interessante na minha evolução, comprei por ter lido em um relatório da Suno, que dizia que o Edifício Galeria tinha uma qualidade muito boa e muito valor e logo depois a Suno deixou de recomendar o ativo, baita cagada, mas valeu o aprendizado.
Eu também fiz algumas movimentações para trocar ações preferenciais por ações ordinárias da mesma companhia e como já falei, vendi alguns ativos em 2017 para diversificar com os imóveis.
O computo final é positivo, girei muito pouco a carteira, as vendas estão bem justificadas e agora estou avaliando a possibilidade de incluir mais alguns ativos na carteira, principalmente novos FIIs.
Abaixo a minha atual alocação.
!!Importante Renda Fixa 0%!!
Para finalizar, um gráfico simples que mostra a construção da minha carteira de renda variável através da quantidade de ativos em todos os anos.
Todas as ações que já tive e tenho em carteira X ano
Reviewed by Surfista Calhorda
on
1:41 PM
Rating:
Acho que minha carteira é mesma a uns 3 anos kkk
ResponderExcluirtesouro pra investimento zerei, renda fixa que tenho é um CDB vence em 2022
Só estou investindo no tesouro com objetivo de consumo mesmo por exemplo trocar carro , viajar em tal data, já deixo no bancão mesmo.
Coloquei um pouquinho no empréstimo P2P IOUU pra testar a plataforma.
Essa P2P IOUU eu não conhecia, depois vou dar uma olhada.
ExcluirSoldado do Milhão acho que minha carteira está quase boa, só aumentar minha diversificação em FIIs.
Pena a minha ter um ou dois meses para fazer também, gostei muito desse post do Beto fiscal. Você quase não sai das suas ações, isso sim é um holder
ResponderExcluirE eu só sai desses 3 FIIs, para diversificar o patrimônio. Também gostei bastante do post dele, tanto é que copiei.
ExcluirMuito legal sua tabela de ações.
ResponderExcluirVocê é um grande praticante do Buy and Hold com as ações ficando muitos anos na sua carteira e muito poucas vendas nesse período todo.
Abraço e bons investimentos.
Hoje eu tenho certeza que o que funciona é o básico, não adianta tentar umas estratégias mirabolantes, só de não girar o patrimônio e evitar entrar em rolos já é um grande avanço.
ExcluirLegal surfista. Quase não vendeu ativos. Sinal que escolheu bem na entrada. Edga11 e Cmig3 também tenho em carteira e não compro tem um certo tempo.
ResponderExcluirA Cemig foi minha primeira ação, comprei por causa dos dividendos, acredito que naquela época até poderia ser uma boa e a EDGA11 segui indicações de empresas de relatórios... Segue o jogo, acho que o custo para o meu aprendizado nem foi tão alto.
ExcluirBela carteira. A minha eu estarei divulgando ainda este mês. Começarei a postar também. Sucesso!!!
ResponderExcluirSamurai eu posso te dizer que o blog me ajudou muito para criar o planejamento e conseguir o hábito de realizar meus acompanhamentos mensais e controle de alocação.
ExcluirRapaz, vc é um autêntico holder. Ações entraram e ficaram. Minha carteira já mudou tanto...
ResponderExcluirabc
Nobre Uó, na verdade meu parco conhecimento e minha aversão à risco me ajudam bastante, se bem que eu dei uma ousada com SQIA3.
Excluir