Todas as ações que já tive e tenho em carteira X ano


Inspirado no post do Beto Fiscal, pode ser lido aqui, resolvi também fazer um raio x da minha carteira, olhar quais ativos entraram e quais ativos saíram.

Pois bem hoje eu tenho 24 ativos de renda variável, distribuídos entre ações e FIIs.
O ativo mais antigo da minha carteira é a Cemig, que foi adquirida em fev/2014 e continua comigo até hoje.

Durante a jornada apenas 3 ativos saíram da carteira, e eles saíram num momento onde eu decidi diversificar meu patrimônio e me aventurar nos leilões de imóveis em 2017. AGCX11 eu não tive muito interesse de colocar novamente na carteira, e o SDIL11 e BPFF11 acabaram não voltando, pois quando olhei para elas, com o objetivo de recomprar, os preços estavam muito elevados e acabei considerando outras opções.

Na representação gráfica acima, também destaquei dois ativos que estão em quarentena, são eles CMIG3 e EDGA11, a Cemig pela dívida elevadíssima e todo rolo com o governo de Minas Gerais e o EDGA11 pela situação que o Rio de Janeiro está passando o que acaba diminuindo a demanda pelo espaço do Edifício Galeria.

A motivo da compra do EDGA11 é um capítulo interessante na minha evolução, comprei por ter lido em um relatório da Suno, que dizia que o Edifício Galeria tinha uma qualidade muito boa e muito valor e logo depois a Suno deixou de recomendar o ativo, baita cagada, mas valeu o aprendizado.

Eu também fiz algumas movimentações para trocar ações preferenciais por ações ordinárias da mesma companhia e como já falei, vendi alguns ativos em 2017 para diversificar com os imóveis.

O computo final é positivo, girei muito pouco a carteira, as vendas estão bem justificadas e agora estou avaliando a possibilidade de incluir mais alguns ativos na carteira, principalmente novos FIIs.

Abaixo a minha atual alocação.
!!Importante Renda Fixa 0%!!


Para finalizar, um gráfico simples que mostra a construção da minha carteira de renda variável através da quantidade de ativos em todos os anos.


Todas as ações que já tive e tenho em carteira X ano Todas as ações que já tive e tenho em carteira X ano Reviewed by Surfista Calhorda on 1:41 PM Rating: 5

12 comentários:

  1. Acho que minha carteira é mesma a uns 3 anos kkk
    tesouro pra investimento zerei, renda fixa que tenho é um CDB vence em 2022
    Só estou investindo no tesouro com objetivo de consumo mesmo por exemplo trocar carro , viajar em tal data, já deixo no bancão mesmo.
    Coloquei um pouquinho no empréstimo P2P IOUU pra testar a plataforma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa P2P IOUU eu não conhecia, depois vou dar uma olhada.
      Soldado do Milhão acho que minha carteira está quase boa, só aumentar minha diversificação em FIIs.

      Excluir
  2. Pena a minha ter um ou dois meses para fazer também, gostei muito desse post do Beto fiscal. Você quase não sai das suas ações, isso sim é um holder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu só sai desses 3 FIIs, para diversificar o patrimônio. Também gostei bastante do post dele, tanto é que copiei.

      Excluir
  3. Muito legal sua tabela de ações.

    Você é um grande praticante do Buy and Hold com as ações ficando muitos anos na sua carteira e muito poucas vendas nesse período todo.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje eu tenho certeza que o que funciona é o básico, não adianta tentar umas estratégias mirabolantes, só de não girar o patrimônio e evitar entrar em rolos já é um grande avanço.

      Excluir
  4. Legal surfista. Quase não vendeu ativos. Sinal que escolheu bem na entrada. Edga11 e Cmig3 também tenho em carteira e não compro tem um certo tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Cemig foi minha primeira ação, comprei por causa dos dividendos, acredito que naquela época até poderia ser uma boa e a EDGA11 segui indicações de empresas de relatórios... Segue o jogo, acho que o custo para o meu aprendizado nem foi tão alto.

      Excluir
  5. Bela carteira. A minha eu estarei divulgando ainda este mês. Começarei a postar também. Sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samurai eu posso te dizer que o blog me ajudou muito para criar o planejamento e conseguir o hábito de realizar meus acompanhamentos mensais e controle de alocação.

      Excluir
  6. Rapaz, vc é um autêntico holder. Ações entraram e ficaram. Minha carteira já mudou tanto...
    abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre Uó, na verdade meu parco conhecimento e minha aversão à risco me ajudam bastante, se bem que eu dei uma ousada com SQIA3.

      Excluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.