Cotação automática, alternativas Google Sheets



Senhores post bem rápido.
Muitos tiveram problemas com algumas falhas recentes do Google Finance e existe uma solução simples, mas que acredito que em breve pode deixar de funcionar, pois vai sobrecarregar o site que prove as informações:


A fórmula básica do Google Finance para obter cotações é:

=(GOOGLEFINANCE(A14;"price") - Onde A14 é o Ticket da ação.

Para puxar a cotação do Itaú ficaria assim:

=(GOOGLEFINANCE("ITUB4";"price")

O problema pode ser contornado com uma condicional chamada IFERROR e buscando os dados através de um XML, a fórmula ficará assim:

=IFERROR(GOOGLEFINANCE("ITUB4";"price");ImportXML("https://www.infomoney.com.br/ITUB4";"//div[@class='value']/p"))

A instrução acima verifica se o retorno da função Google Finance não teve nenhum erro, caso o Google Finance retorne a cotação, na sua planilha aparecerá o valor de cotação proveniente do Google Finance.
Caso a função do Google Finance não retorne a cotação, a instrução IFERROR, realiza a tentativa de importar a cotação através da função ImportXML que vai buscar os dados de um site especifico.


Para ajustar a fórmula, basta alterar o código da ação, no exemplo acima é ITUB4.


Para quem tem um pouco de familiaridade com fórmulas de planilha eletrônicas vai ser fácil promover a alteração.


Como eu falei anteriormente, existe um grande risco da importação deste site específico deixar de funcionar com o aumento de volume de acessos, provavelmente o pessoal que desenvolve o site vão fazer alguma alteração para quebrar as planilhas da galera, mas existe outra opção interessante que a instalação de um plugin.


Basta instalar o plugin para o Google Sheets da finbox.com


A fórmula vai continuar bem fácil, conforme segue:

=IFERROR(GOOGLEFINANCE("ITUB4","price");FNBX( "BOVESPA:ITUB4", "asset_price_latest" ))

Note que agora existe a função FNBX.


O plugin permite puxar uma infinidade de dados e muitos são pagos, mas a cotação e a variação do dia não tem custo, vale a pena dar uma conferida.


Enfim precisa ter um pouco de familiaridade para usar as fórmulas acima, mas não é nenhuma ciência para lançar foguete para o espaço.
Cotação automática, alternativas Google Sheets Cotação automática, alternativas Google Sheets Reviewed by Surfista Calhorda on 7:20 PM Rating: 5

18 comentários:

  1. Valeu, ajudou bastante, estava apanhando com ITUB4

    ResponderExcluir
  2. A fórmula do finbox não funcionou, mas a do infomoney sim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa instalar o plugin da https://finbox.com/ para que a função passe a funcionar.
      Mas que bom que o código da ITUB4 já ajudou.

      Excluir
    2. Quando vc abre a planilha do Google Sheets tem um menu de Add-Ons, através deste menu é possível instalar o Finbox.

      Excluir
    3. Na minha planilha eu utilizo referências relativas escrevo o código da ação e a informação que eu quero buscar em células separadas e funciona. Fica mais ou menos assim:
      =FNBX(E19;E20) -- Onde a celula E19 = BOVESPA:ITUB3 e a celular E20 = asset_price_latest

      Realmente com a string no hardcode não funcionou a fórmula, mas com valores relativos está funcionando.

      Excluir
  3. Olá Surfista, bela dica! Não conhecia essa função.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem várias possibilidades, eu vi um pessoal puxando do Guia Invest. Mas acho que o Google vai normalizar como o anom comentou abaixo.

      Excluir
  4. A do Infomoney às vezes dá uma farrapada também. Mas percebi que algumas ações do Google Finance que estavam com problemas (Units e FIIs) já voltaram a funcionar. Creio que devem estar normalizando esse problema em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade anom, eu percebi que algumas voltaram a funcionar mesmo. Eu sempre tento puxar do Google Finance primeiro, senão consigo que estou indo para o Finbox.

      Excluir
  5. Obrigado surfista. Excelente dica. Eu criei no sheets uma planilha so com as cotações, mandei o sheets publicar na web e com o link gerado, coloquei o Excel para obter dados da web. Com isso criei uma aba cotações na planilha. Assim fiz a planilha (estou usando a sua) atualizar as cotações automaticamente de novo. So clicar em atualizar tudo q atualiza as cotações

    ResponderExcluir
  6. Fala Surfer,

    Fiquei refém dos plugins do yahoo, depois google, por último das corretoras e vi uma por uma cortarem os acessos, inclusive o próprio google sheets vem sumindo com algumas cotações históricas de FIIs, a solução que encontrei foi usar o python par gerar um "tabelão" atualizado, que fica pronto em segundos, dai jogo no excel e tenho a foto da carteira histórica atualizada. É simples a extração, existem muitos vídeos no youtube ensinando, não sou da área de TI e gerei facilmente, ferramenta poderosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente Marcelo, já pensei em fazer alguma coisa mais robusta como você fez e atualizar a planilha para galera fazer o download, mas cheguei a conclusão que é melhor incentivar a galera a utilizar algum serviço online que já faz esse tipo de coisa. Logo mais logo menos serão várias plataformas online com custo bem acessível para a galera utilizar.
      Valeu pelo comentário.

      Excluir
    2. Marcelo poderia falar mais desse script em Python? Tem o link da referência?

      Eu recentemente descobri o Finbox como o surfista colocou aqui, eu tinha ficado na dúvida se teria alguma coisa no gratuito (ainda estou dentro dos 10 dias).. Legal saber que sim.
      Estou construindo uma planilha de cotações onde vou ter umas 5 ( ou mais) fontes diferentes para esses dados básicos como cotação.. Assim que estiver pronta eu divulgo no meu canal.

      Eu ia usar o Google para pegar dados históricos para fazer alguns backtesting, mas como esses problemas não sei se vou conseguir..
      Por isso me interessa se puder compartilhar, Marcelo.

      Surfista, obrigado pelo post. Já atualizei o link para infoMoney também.

      Excluir
    3. Legal Felipe, muito obrigado pela mensagem.

      Excluir
    4. fala turma, tudo blza?
      Claro, posso compartilhar sim, esse é o link como passo a passo, https://www.youtube.com/watch?v=HlhbsrJ4_PQ&t=435s . Adaptei ligeiramente o código do vídeo, depois se vc quiser divido o código tb. Abs...

      Excluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.