A difícil caminhada da vida!


A cada dia mudamos, talvez seja difícil perceber as mudanças olhando o horizonte de poucos dias, mas se ampliarmos um pouco essa análise ficará evidente o quanto precisamos nos adaptar as novas situações que as vezes são impostas pelo acaso e as vezes são encontradas pelo nosso empenho em buscar a evolução e as próprias mudanças.

A notícia triste é que nem sempre as mudanças trazem bons ventos, prosperidade, felicidade, não raramente elas vem acompanhadas de sofrimento, indecisão e outras dificuldades.
A notícia alegre é que seja qual for o tipo da mudança, boa ou ruim, ela traz embutida em seus desafios muito aprendizado para os mais atentos.

O grande desafio é enxergar oportunidades em situações desconfortáveis, é ter energia para continuar lutando e ser resiliente para não cair pelo caminho.

Fazendo uma pequena retrospectiva, como foi difícil perder aquela namorada amada durante a adolescência, de verdade, tenho uma percepção que esse tipo de situação deve ser muito comum entre homens e mulheres durante a adolescência e talvez até na fase adulta, me lembro qual foi meu sofrimento, dias escutando Monte Castelo do álbum As Quatro Estações do Legião Urbana, hoje eu lembro dessa fase e dou risada do meu comportamento.

Como era insuportável morar na casa da minha mãe e ter que conviver com meus irmãos mais novos utilizando minhas roupas sem minha permissão, nessa época eu julgava essa atitude absurda, me lembro que eu fazia planos de sair da casa da minha mãe para evitar esse infortúnio descabido, hoje me esforço para manter meus irmãos perto, convido eles para ir surfar e ligo para perguntar como eles estão com bastante frequência.

Como a regressão é engraçada, me lembro que eu adorava jogar fliperama, quando tinha sei lá 13~14 anos, eu ficava na porta do fliperama esperando abrir, me recordo claramente das broncas da minha mãe, como os castigos eram doloridos, como minha mãe podia ser tão cruel de cercear meu direito de jogar fliperama? A mãe dos meus amigos eram bem mais legais, elas deixavam os filhos se divertirem no fliperama... Não tem como não rir da falta de complexidade e irrelevância dos problemas que eu enfrentava no passado e também não tem como descartar que eles foram doloridos durante aquela etapa da vida.

De um jeito ou de outro essas situações me ajudaram a evoluir, a aprender que a vida nos impõe limites e que precisamos ser fortes para sempre levantar depois de um tombo.

Hoje os problemas aumentam em impacto e complexidade, ou eu faço por onde me convencer disso, e por isso continuo tentando a aprender com os famigerados PROBLEMAS.
- A bolsa que cai e cai levando meses ou talvez anos de poupança.
- O mercado de trabalho, que impactado pela crise econômica do BRASIL, dá poucas oportunidades.
- Aquela promoção que poderia ser algo bom, mas traz a galope um ambiente tóxico, onde seus pares não atuam de maneira colaborativa e você se vê diante de uma guerra infinita para se manter vivo na jaula dos leões.
- Aquela promoção (2) que deixa você mais sozinho no ambiente de trabalho, antes os convites para participar dos 'Happy Hours' eram frequentes, agora você precisa organizar e ainda bancar uma parte da conta para ter a presença dos colegas de trabalho.
- Os filhos que não são mais crianças bonitinhas e começam a te desafiar sempre que podem.
- O relacionamento que não é mais tão afinado, os objetivos de vida que começaram a se distanciar.

Enfim os desafios são muitos e tenho certeza que vencidos esses, novos aparecerão e causarão novamente um bom nível de desconforto. Após atingir os objetivos traçados hoje, novos objetivos, novas vontades surgirão e assim a vida vai continuar seu curso até a morte.

Diante dessa situação a única opção é se manter forte e não cair, acredito que daqui dez anos, algumas situações serão tão banais quanto aqueles problemas da longinquá adolescência, que são dignos de risos, olho para os meus problemas e tento ser otimista e visualizar o que eles podem me dar e que conhecimento posso conseguir.

Será que quando eu puder viajar algumas vezes por ano para ir surfar, quando eu puder aproveitar as ondulações do inverno brasileiro mesmo durante a semana, isso não bastará mais para me fazer feliz e a minha inquietação vai me trazer mais problemas para que eu alcance novos objetivos?
Preciso estar vivo e lutando para descobrir!

A difícil caminhada da vida! A difícil caminhada da vida! Reviewed by Surfista Calhorda on 12:40 AM Rating: 5

12 comentários:

  1. Olá, surfista. Gostei do texto. Bem pessoal e reflexivo.
    As dores mais banais, vistas em retrospectos, podem ser as dores mais lancinantes quando presenciadas pessoalmente. Será que um soco na cara e dois dentes quebrados doeria tanto como o fim do seu relacionamento juvenil?
    Quando realmente refletimos sobre isso, creio que isso, além de nos dar força para encarar os desafios presentes (linha mestre do seu texto), também nos possibilita ser mais empáticos com o sofrimento alheio, mesmo que aos nossos olhos a dor do outro não se justifique pelo fato de ser oriunda de um motivo banal em nossa percepção.
    Quanto mais empáticos nos tornamos, mais as nossas próprias vidas vão se tornando mais suportáveis, alegres e significativas.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma honra ter você dedicando alguns minutos por aqui. Sobre os socos na cara, no meu caso, posso garantir que nenhum dos socos que eu ja levei ganhou da namoro que nao deu certo.
      Muito obrigado pelo comentário!

      Excluir
  2. Fala surfista. Realmente não e fácil. Eu mesmo nos ultimos meses me pego pensando no que fazer. Confesso que as vezes nao vejo a tão sonhada luz no fim do túnel. O que ainda me mantém a a minha expectativa ds melhora e a forma otimista de enxergar as coisas, apesar de nem sempre ser possível. Abç e sucesso ai ja caminhada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maromba é importante sempre olhar para frente e ter sonhos, isso mantém o roda girando. Eu tenho alguma metas de curto prazo que me garantem a motivação para enfrentar o ambiente tóxico do meu trabalho e também a vontade de partir para outros desafios profissionais, a situação ruim das oportunidades no nosso país traz uma sensação ainda maior de desconforto, precisamos continuar na luta e se organizando para estar bem durante a virada do ciclo econômico.
      Ontem escutei no rádio uma reportagem que alguns empresários Japoneses estão abrindo lojas no Brasil durante a crise para estarem bem posicionados quando o momento das vacas magras passar. É isso que temos que fazer, invista em educação, se esforço no seu trabalho, isso pode gerar alguma vantagem competitiva quando a situação melhorar!
      Valeu pelo comentário!

      Excluir
  3. Bela reflexão Surfista. Se me permite um conselho, não tente ser "forte" sozinho, uma vez que a essência do ser humano é fraca e tende a depressão diante dos tristes acontecimentos da vida. Procure ter fé em Deus, ou o que quer que você acredite. Não um fé fanática e cega, mas uma que te ajude nos momentos difíceis, que te permita ter um propósito na vida e perceber que tudo na vida é passageiro. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hank eu realmente me apego bem pouco a questão da espiritualidade, no mínimo não dou trabalho para Deus... Não sou Ateu, mas também não sou um adepto claro de alguma religião.
      Concordo completamente com seu comentário, conheço algumas pessoas que encontraram na espiritualidade a força que precisavam para virar ou se manter no jogo da vida.
      Sou muito grato por toda a condição que Deus me deu e sigo me esforçando para aproveitar todas elas!
      Valeu.

      Excluir
  4. Boa reflexão.
    A vida tem muitos altos e baixos, precisamos de sabedoria para lidarmos com tudo o que acontece conosco.

    "A minha inquietação vai me trazer mais problemas para que eu alcance novos objetivos?"
    Muitas vezes, são exatamente os sentimentos desagradáveis que nos levam à mudança.
    Fiz um post sobre isso, se quiser ver:
    https://simplicidadeeharmonia.blogspot.com/2018/06/quando-tristeza-e-necessaria.html


    Um bom final de semana,
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simplicidade muito bom o seu texto!
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  5. Fala Surfista!
    A vida é assim mesmo meu caro. E nos momentos de crise (tanto econômica, quanto emocional) precisamos nos manter centrados. O que importa é que olhando para trás a gente sabe que a vida é feita de ciclos, aquela namorada tão sonhada que te deu um pé na bunda, abre espaço para uma pessoa melhor. Aquela crise financeira que parece que vai levar ao colapso, abre espaço pra novas oportunidades. Enfim... Falando da parte financeira, também to vendo meus anos de poupança sendo sugados na renda variável. Mas dessa vez estou tentando me manter sereno e vendo tudo como oportunidades, novos ciclos de alta virão, e o importante é estar preparado para eles. Abraço meu jovem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grafista sobre os aspectos financeiros já estou bem resiliente, apesar de ter apenas 5 anos nos investimentos já passei muito mais momentos ruins do que bons.
      Sobre o texto é só um dump de memória mesmo, ou seja coloquei algumas coisas que estavam na minha cabeça para fora sem muita pretensão, não tem nenhuma crise. Sou bom nessa arte de me manter motivado.

      Excluir
  6. A vida contem seus mistérios e suas magias nobre confrade. Há boas lembranças que aquecem o coração e outras que fazem doer. Mas é assim mesmo. Vivendo um dia de cada vez chegamos lá, e quando chegarmos... bem, quando chegarmos outros desafios e outras histórias teremos para viver. Viva o presente em plenitude sempre, não importa as dificuldades.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justificou a alcunha de Mestre! Belo comentário.
      Sempre em frente.

      Excluir

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

Tecnologia do Blogger.